Ajuda primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuiSpin

Well-Known Member
Joined
May 18, 2020
Messages
100
Reaction score
51
Location
Sorocaba
Boa Noite pessoal!!

Sabado fiz minha primeira brassagem seguindo uma receita que veio no kit que comprei (uma Vienna Lager 5L). Ate entao segui todos os passos corretamente e estava indo tudo sem problema, com a excecao de que nao tenho uma geladeira com controlador de temperatura entao estava deixando em caixa de isopor com gelo.
Surgiram algumas duvidas durante o processo que, embora nao tenham atrapalhado gostaria de saber as respostas antes da proxima. E uma duvida principal que surgiu somente hoje apos nao ter nenhuma atividade no airlock apos 48h.

1- No momento da fervura, existe uma temperatura que devo tentar manter? Vi alguns lugares o termo "fervura intensa" porem o que seria esperado nesse ponto?
2 - A duvida principal: a receita pede pra fazer a fermentacao em 14º C, porem tambem diz para usar o fermento Nottingham e so percebi depois que o fermento enviado no kit foi o Mangrove US West Coast (M44). Pelo que entendi a temperatura ideal dele começa em 18ºC. O que isso pode causar de problemas e como posso resolver??

Ja tirei do isopor com gelo e a temperatura ja subiu para 18º, porem nao sei o que pode ter acontecido nessas 48h sem aparente fermentaçao.

Ja agradeço toda a ajuda recebida e se fiz algo errado no forum podem me avisar.
 
Boa noite! Sou iniciante como você, mas de cara posso falar que você deveria ter pego uma receita de cerveja ale. Fazer lager sem controle de temperatura, na caixa de isopor com gelo é complicado. E o M44 é uma levedura ale. Começar a fermentação com uma temperatura ali nos 16ºC tá beleza, e depois aumentar pra fermentação secundária. A receita fala em 14°₢ Sei lá, tá meio confuso isso aí. Os mais experientes vão poder te explicar melhor.

Quanto à fervura, também tive essa dúvida no início, mas não tem mistério, fervura é fervura. Não tem que controlar temperatura. A intensidade vai depender do seu equipamento. Se você tiver usando um fogareiro, vai conseguir intensidade baixa, média e intensa. Isso só a prática vai te ensinar. Você viu que começou a ferver, mas tá borbulhando pouco, meio tímida, isso é leve. Se você for aumentando o fogo você vai perceber que o vigor vai aumentar. Pra ter uma ideia olha uns vídeos no YouTube. Mas 5L, até no fogão da cozinha deve dar pra pegar uma fervura legal.
 
Olá Gui,

Deve haver algum problema com seu kit. Nem Nottingham nem Mangrove M44 passam perto de uma Vienna Lager.

Por outro lado, se não tem controle de temperatura, podem até ser melhores escolhas, mas , conceitualmente, vai sair uma Ale. Tente manter a temperatura mais estável que puder.

Se tiver boa sanitização, não há muitos problemas em retardar um pouco o início da fermentação, assim como não há tanto galho em ter começado mais frio, é comum inocular 1/2 graus abaixo da temperatura de fermentação.

Em tempo, falta de bolhas no air lock quase sempre é má vedação.

Boa sorte. Abs
 
Parece que você foi enganado, assim como eu ao adquirir um "kit" montado... Não foi do "faz tua ceva" não né? Kkk...
Bom, o que a galerinha já comentou é certo, e queria entender o que você trata como "fermentação aparente", descreva como foi sua brassagem pra gente entender melhor ...
- conseguiu manter a temperatura correta na mostura? Quanto tempo e rampas?
- testou iodo? Mediu a densidade antes e depois da fervura para controle?
- resfriou? Quanto e como?
- sanitizou o que, com o que, quando e como?
- botou o fermento a que temperatura? Hidratou? Como?
- que tipo de fermentador tá usando? Airlock?
Sei que algumas perguntas podem ser "irrelevantes" mas é interessante para sabermos porque você chegou até onde você chegou...mas no geral, mantenha fermentação a 18-20. Leve pra cold depois de uns 7-10 dias e sinta o resultado. durante o processo. Experimente o mosto apos 7, 10, 15 dias e anote as diferenças que sentiu de sabor, aroma... Enfim, aprenda com essa experiência, no final de não tiver contaminação sairá cerveja!
E posta os ingredientes e quantidades aqui pra gente ver se realmente veio a receita que vc citou. No meu kit iniciante para primeira brassagem pedi uma receita de Red Ale e recebi ingredientes de uma de Pale Ale com a descrição de Red Ale. Percebi quando a breja ficou clarinha e depois de estudar um pouco sobre ingredientes...
 
Boa Noite pessoal!!

Sabado fiz minha primeira brassagem seguindo uma receita que veio no kit que comprei (uma Vienna Lager 5L). Ate entao segui todos os passos corretamente e estava indo tudo sem problema, com a excecao de que nao tenho uma geladeira com controlador de temperatura entao estava deixando em caixa de isopor com gelo.
Surgiram algumas duvidas durante o processo que, embora nao tenham atrapalhado gostaria de saber as respostas antes da proxima. E uma duvida principal que surgiu somente hoje apos nao ter nenhuma atividade no airlock apos 48h.

1- No momento da fervura, existe uma temperatura que devo tentar manter? Vi alguns lugares o termo "fervura intensa" porem o que seria esperado nesse ponto?
2 - A duvida principal: a receita pede pra fazer a fermentacao em 14º C, porem tambem diz para usar o fermento Nottingham e so percebi depois que o fermento enviado no kit foi o Mangrove US West Coast (M44). Pelo que entendi a temperatura ideal dele começa em 18ºC. O que isso pode causar de problemas e como posso resolver??

Ja tirei do isopor com gelo e a temperatura ja subiu para 18º, porem nao sei o que pode ter acontecido nessas 48h sem aparente fermentaçao.

Ja agradeço toda a ajuda recebida e se fiz algo errado no forum podem me avisar.

Fala GuiSpin, Bem vindo ao mundo cervejeiro !!!

Sobre sua primeira pergunta, o Celso disse tudo, fervura é fervura, ela vai reduzir o DMS, Ajustar sua OG e Sanitizar seu mosto, porém para cervejas mais escuras (como uma viena), voce pode querer intesificar a fervura, com fogo mais alto, daquelas que borbulham alto, isso porque quanto maior a intensidade da fervura, maiores as reacoes de maillard que vc vai ter no mosto, vai caramelar um pouco mais e intensificar os sabores de malte.

Sobre a Levedura M44, Eu tive algumas experiencias estranhas com M44, brassei 2 IPAs recentemente com esse fermento, que tem um perfil sensorial incirvel, mas é muito devagar ... no frio então é um terror, então paciência é importante. Porém como bem resaltado ela é uma levedura ale, com ferementação em temperaturas mais altas, e perfil sensorial completamente diferente de uma lager, mas cara pra primeira nem esquenta, vai ficar boa e bem gostosa, sao não vai ser uma Vienna Lager.

Outro Ponto importante sobre a aparente "não fermentação", é a vedação do seu Fermentador, se estive usando aqueles baldes brancos, as tempas, tem geralmente 2 ou 3 estagios de fechamento, você tem de verificar se você fechou bem até não dar nenhum clique, pois pode até estar fermentando, mas o CO2 vazando por outra saida que não o airlok, então valhe a pena verificar.

Você oxigenou mosto ?? eu não tenho cilindro nem bombinha pra oxigenar, então vai na Chacoalhada mesmo ... mas cuidado, isso só deve ser feito durante o primeiro dia de fermentação, não depois pra não oxidar, caso voce levante a temperatura e tenha certeza que o balde está bem vedado e nada ainda amanhã posta aqui pra gente tem uns caras feras que podem te ajudar a consertar.
 
Fala galera.. obrigado pelas respostas..
Vou responder alguns dos questionamentos abaixo, porem ja adiantando que depois de subir a temperatura para 18 ontem, hoje ja esta borbulhando o airlock (ate demais, considerando que transbordou um pouco) entao acho que o processo esta encaminhando..

Sobre as perguntas:
Comprei o kit no Lamas. Foi mais pelos equipamentos entao nao fazia questao de ser Lager e nem sabia avaliar os insumos. Queria apenas que desse certo essa primeira leva.

Receita e processo (de acordo com o que ta na receita, pode ser que nao seja exatamente isso pq ja veio tudo meio misturado):
- 500g malte pilsen
- 500g malte Vienna
- 80g malte Cara Aroma
40 minutos na mostura a 63º C e depois mais 20 minutos a 68º, com 10 minutos de descanso apos Mash-Out a 76º

- 3g lupulo magnun colocados logo no inicio dos 60 minutos de fervura
- 5g de lupulo tettenang colocados faltando 15 minutos para o fim
Resfriamento em banho de gelo (baixou para 25~30º em menos de 30 minutos e ja adicionei o fermento)

- 5g de fermento M44 (deveria ser o Nottingham pela receita) hidratados a uns 25~30º. Ficou 30 minutos hidratando ate adicionar ao mosto

Fiz o teste de iodo e pelo meu julgamento todo o amido foi convertido.
Nao medi OG pois nao tinha densimento (providenciando para medir FG).

Utilizei Acido Peracetico na sanitizacao e Balde Fermentador branco com airlock de 3 partes.

Acho que consegui responder todas as duvidas, qualquer coisa so deixar uma pergunta ai que eu respondo assim que der.

Valeu!
 
Mano, dei uma bricada aqui no beersmith (se você puder baixa aí a trial dele, e compre posteriormente, me ajudou bastante no início e ajuda mais ainda agora)... cadastrei um perfil de equipamento de acordo com a descrição da Lamas kit para 5L...
Anexos da receita em comparação com os estilos:
- teste 1: Só o ABV ficou dentro do estilo Vienna Lager...
- teste 2: Se aproxima de uma international pale lager, com menor amargor e mais cor
- teste 3: Blond Ale eu diria que é a receita que você recebeu... veja que só a cor passou um pouquinho, mas da bricadeira que fiz aqui foi o que mais se aproximou....
Claro que temos dezenas de variáveis, mas acho que pode considerar ela como uma blond ale... breja fácil de fazer como primeira!

De mais, compre um mini densimetro com uma proveta der vidro se possível (é bem melhor) e sempre capricha na sanitização... lembre que o acido peracitico precisa de uns 10 minutos de contato para ser bem efetivo... recomendo usar alcool 70 já que faz levas pequenas... eu uso até hoje, como único sanitizante desde a brassagem até o envase, e já faço levas de 60L... nunca tive problemas...
 

Attachments

  • teste 1.jpg
    teste 1.jpg
    61.5 KB · Views: 14
  • teste 2.jpg
    teste 2.jpg
    61.1 KB · Views: 15
  • teste 3.jpg
    teste 3.jpg
    54.4 KB · Views: 11
O que importa no final e que seja breja.. E esperar que esteja boa.. hahah
Para as proximas vou prestar mais atençao e tentar ja ter um controlador de temperatura pra ter certeza..

Sobre o densimetro, estou vendo pra comprar.. na duvida ainda se pego o mini ou o normal..
Mas realmente, pretendo tentar economizar nas medicoes e desperdicar o minimo possivel.


Surgiu mais uma duvida, o meu airlock esta transbordando (parece ser 8 ou 80.. ou nao borbulha ou transborda).. Aconteceu duas vezes e eu tirei ele, sanitizei com alcool 70 e coloquei de volta..
Tem algo que eu possa fazer para que isso nao aconteça?? E se nao tiver, eu preciso ficar tirando e limpando toda vez que eu ver sujo dentro??
E o fato de eu ficar tirando o airlock e colocando, pode prejudicar na oxidaçao e contaminaçao?? (estou tirando e ja tampando o buraco do airlock para evitar exposicao mas nao sei ne)..


Valeu pelas respostas!!!
 
Last edited:
É comum em fermentações vigorosas ou com pouco headspace no fermentador. Ou seja, inconveniente porém normal.

Você pode tirar o Airlock e colocar uma mangueira que leve a um recipiente com agua + sanitizante. O nome disso é Blow-off. Eu costumo usar do dia 1 ao 3, depois volto ao airlock. Importante já ter tirado o blow-off na hora do cold crash, evitando o risco de que a compressão causada pela temperatura reduzindo sugue qq coisa do blow-off.

E não esquente em ficar alguns segundos sem airlock. Tem tanta pressão saindo e tanto kräusen que nada vai entrar ali.
 
O que importa no final e que seja breja.. E esperar que esteja boa.. hahah
Para as proximas vou prestar mais atençao e tentar ja ter um controlador de temperatura pra ter certeza..

Sobre o densimetro, estou vendo pra comprar.. na duvida ainda se pego o mini ou o normal..
Mas realmente, pretendo tentar economizar nas medicoes e desperdicar o minimo possivel.


Surgiu mais uma duvida, o meu airlock esta transbordando (parece ser 8 ou 80.. ou nao borbulha ou transborda).. Aconteceu duas vezes e eu tirei ele, sanitizei com alcool 70 e coloquei de volta..
Tem algo que eu possa fazer para que isso nao aconteça?? E se nao tiver, eu preciso ficar tirando e limpando toda vez que eu ver sujo dentro??
E o fato de eu ficar tirando o airlock e colocando, pode prejudicar na oxidaçao e contaminaçao?? (estou tirando e ja tampando o buraco do airlock para evitar exposicao mas nao sei ne)..


Valeu pelas respostas!!!
GuiSpin, quanto a retirar o airlock por um curto período vc não deve ter problema, mas a causa desse vazamento pode ser um problema. O Kräusen é uma formação de espuma vigorosa que ocorre em algumas cervejas e dependendo do seu headspace, aquele que sobra no fermentador além do mosto, pode ser um senhor incomodo! Essa espuma vai acabar secando e se entranhando na tampa e todas as frestas desse fermentador e vai ser difícil de limpar depois. Talvez vc deva pensar em um balde um pouco maior...ou um pote bem fechado já serve. Esse tipo de bo acaba desestimulando o cervejeiro caseiro pelo trabalho excessivo.
Quanto ao densímetro, o mini vc consegue medir com uns 80ml de mosto, o que para quem faz pouco é significativamente menos do que o normal que precisa de uns 230ml......
Em relação a sanitização, iodo, álcool ou ácido peracético funcionam bem, mas cada qual tem a forma correta de aplicar, no caso do álcool ele necessita de ação mecânica para funcionar 100%, ou seja, esfregar. em geral quem faz levas maiores utiliza dois desses sanitizantes, um para as grandes partes e outro, geralmente o álcool paara conexões e coisas menores.

Abraços e boas brejas!
 
Eu acho que o problema foi pouco headspace (ja que o balde tem 5L e foi mais de 4 para a fermentacao).. mas sabendo que nao tem problema, tanto de isso acontecer quanto de tirar pra limpar, melhor..

Agora so esperar ficar pronta.. quando ficar eu posto aqui de novo!! :)
 
Opa.. voltei!!

Hoje tomei a primeira garrafa depois de todo o processo de fermentaçao/carbonataçao.. E preciso dizer que estou bem feliz com o resultado...
Realmente nao ficou muito parecido com uma Viena Lager (nada parecido na verdade) mas ainda assim ficou muito boa... Bem leve, com um sabor de malte bem presente e um amargor suave, e um final um pouco tostado/caramelo..

A unica coisa que nao parece ter ficado tao bom foi a espuma, nao teve muita espuma ao servi e ela dissipou bem rapido.. Nao vou me preocupar muito com isso nesse momento, se nas proximas garrafas e levas continuar assim a gente da uma pesquisada no que pode ter acontecido.

Amanha vou brassar uma Weiss.. vamos ver o que vai dar... :)
Segue uma foto dela para exemplificar a alegria.. hahah

IMG_1157.JPG

E obrigado a todo o pessoal que foi respondendo minhas duvidas, ajudaram muito no sucesso da primeira...
 
Primeiramente também sou novato. Cuidado ao levar minhas considerações... Hehehhe
Utilizo o densímetro diretamente no balde. Dessa forma não tenho a perda da proveta. Ao mesmo tempo, pelo que li, achei melhor comprar o densímetro grande e bom mesmo. Quando vi o pequeno, ele não lia gravidades acima de 1.060, o que te impede de fazer cervejas de alta gravidade(na minha opinião, fica difícil até fazer stouts, porters, red ales... Muitos estilos passam disso). Então gastar um pouco mais numa peça, e talvez depois comprar a proveta pode ser uma ideia. Também li muitas reclamações quanto a precisão desse densímetro pequeno, isso foi muito decisivo na minha opinião. Não gosto de comprar duas vezes a mesma coisa, sabe?

Outra ideia, é ao invés de comprar kits prontos, buscar receitas aqui no fórum ou no brewer's friend. Sai muito mais barato também.

Sobre o airlock, reforçando o que o amigo disse sobre o blow off, eu usei airlock na primeira brassagem e tive inúmeros problemas. O Lamas disse que o tamanho do buraco era o mesmo da torneira e não era, ficou folga. Troquei por uma torneira, com uma mangueira cristal ligada a um copo d'água com álcool 70+água. Talvez se o buraco fosse do tamanho certo não teria problemas, mas os tive e estou feliz com blow off. Só atente no cold crash.

Sobre a sanitização, aconselho o uso do PAC/ácido peracetico para sanitização por submersão, acho que o Palmer diz isso no livro How to brew. Ácido peracetico é muito bom para sanitizar metais.
Para o balde, gosto de utilizar iodophor que é mais barato que álcool 70 então posso deixar uns belos de uns litros de solução, que depois volto num spray e utilizo em outras coisas. Curiosidade é que o Iodophor contém iodo livre, que é eficaz também conta corona vírus. Utilizo o líquido de sobra do fermentador para sanitizar alimentos, sacolas de entrega, e até as mãos. 1 litro de iodophor custa 60 reais e faz quase 450L de solução sanitizante com poder igual ou superior ao álcool 70, dependendo do tempo de ação e concentração. Tem um vídeo no beer School que fala disso e tem todas as fontes, caso deseje confirmar. Enfim, por conta do alto preço, só uso álcool 70 para coisas rápidas como tampas de fermentador, ou de fracos onde coloco slants, starters ou leveduras. Enfim, coisas pequenas e que precisam de efeito imediato.

Acima de tudo, recomendo alimentar sua curiosidade. Procure livros, vasculhe o Fórum. Existe uma ferramenta de busca no Google que é o "site:", que restringe a busca para um site específico. Sempre faço isso aqui no homebrewtalk. Por exemplo colocar na busca do Google:

"Densímetro x refratômetro site:homebrewtalk.com.br"

Abraços
 
Last edited:
Primeiramente também sou novato. Cuidado ao levar minhas considerações... Hehehhe
Utilizo o densímetro diretamente no balde. Dessa forma não tenho a perda da proveta. Ao mesmo tempo, pelo que li, achei melhor comprar o densímetro grande e bom mesmo. Quando vi o pequeno, ele não lia gravidades acima de 1.060, o que te impede de fazer cervejas de alta gravidade(na minha opinião, fica difícil até fazer stouts, porters, red ales... Muitos estilos passam disso). Então gastar um pouco mais numa peça, e talvez depois comprar a proveta pode ser uma ideia. Também li muitas reclamações quanto a precisão desse densímetro pequeno, isso foi muito decisivo na minha opinião. Não gosto de comprar duas vezes a mesma coisa, sabe?

Outra ideia, é ao invés de comprar kits prontos, buscar receitas aqui no fórum ou no brewer's friend. Sai muito mais barato também.

Sobre o airlock, reforçando o que o amigo disse sobre o blow off, eu usei airlock na primeira brassagem e tive inúmeros problemas. O Lamas disse que o tamanho do buraco era o mesmo da torneira e não era, ficou folga. Troquei por uma torneira, com uma mangueira cristal ligada a um copo d'água com álcool 70+água. Talvez se o buraco fosse do tamanho certo não teria problemas, mas os tive e estou feliz com blow off. Só atente no cold crash.

Sobre a sanitização, aconselho o uso do PAC/ácido peracetico para sanitização por submersão, acho que o Palmer diz isso no livro How to brew. Ácido peracetico é muito bom para sanitizar metais.
Para o balde, gosto de utilizar iodophor que é mais barato que álcool 70 então posso deixar uns belos de uns litros de solução, que depois volto num spray e utilizo em outras coisas. Curiosidade é que o Iodophor contém iodo livre, que é eficaz também conta corona vírus. Utilizo o líquido de sobra do fermentador para sanitizar alimentos, sacolas de entrega, e até as mãos. 1 litro de iodophor custa 60 reais e faz quase 450L de solução sanitizante com poder igual ou superior ao álcool 70, dependendo do tempo de ação e concentração. Tem um vídeo no beer School que fala disso e tem todas as fontes, caso deseje confirmar. Enfim, por conta do alto preço, só uso álcool 70 para coisas rápidas como tampas de fermentador, ou de fracos onde coloco slants, starters ou leveduras. Enfim, coisas pequenas e que precisam de efeito imediato.

Acima de tudo, recomendo alimentar sua curiosidade. Procure livros, vasculhe o Fórum. Existe uma ferramenta de busca no Google que é o "site:", que restringe a busca para um site específico. Sempre faço isso aqui no homebrewtalk. Por exemplo colocar na busca do Google:

"Densímetro x refratômetro site:homebrewtalk.com.br"

Abraços
Olá amigão, bem vindo ao maravilhoso mundo da gambiarra kkkk.. Minhas considerações sobre as suas considerações...
- Tem mini densímetro vai até 1100... Já fiz stouts e derivadas com ele sem problemas
- Se desconfiar da precisão basta testar com água fervida.. se marcar zero está certo
- Dependendo da sua leva, creio que o alcool 70% ainda seja mais prático. Mais caro, porém aí vai de cada um! Eu sempre usei aqui, o PAC só uso para limpar barris... Nunca usei iodo
- Lembre-se que os sanitizantes tem um tempo de vida como sanitizante. Então atente-se se é uma boa idéia usá-lo "após o uso" para outras sanitizações... Não lembro bem, mas acho que é algo entre 24 e 48 horas de eficiência garantida...
- O álcool 70% também não tem efeito imediato... Lembro de ter lido isso em várias fontes diferentes...
- Sempre alimentem a curiosidade... Elá é uma coisa boa kkk
 
Olá amigão, bem vindo ao maravilhoso mundo da gambiarra kkkk.. Minhas considerações sobre as suas considerações...
- Tem mini densímetro vai até 1100... Já fiz stouts e derivadas com ele sem problemas
- Se desconfiar da precisão basta testar com água fervida.. se marcar zero está certo
- Dependendo da sua leva, creio que o alcool 70% ainda seja mais prático. Mais caro, porém aí vai de cada um! Eu sempre usei aqui, o PAC só uso para limpar barris... Nunca usei iodo
- Lembre-se que os sanitizantes tem um tempo de vida como sanitizante. Então atente-se se é uma boa idéia usá-lo "após o uso" para outras sanitizações... Não lembro bem, mas acho que é algo entre 24 e 48 horas de eficiência garantida...
- O álcool 70% também não tem efeito imediato... Lembro de ter lido isso em várias fontes diferentes...
- Sempre alimentem a curiosidade... Elá é uma coisa boa kkk

O que quis dizer quanto a precisão não é o zero em si, mas as escalas. Tem um tópico aqui no fórum sobre o mini densímetro contra o normal. Tem muita gente reclamando. Apesar de eu nunca ter usado, fiquei com um pé atrás.

O álcool 70 com certeza é mais prático!! Só fico um pouco receoso de usar ele em fermentador por exemplo, por que ele não evapora por completo. Acredito que ele faça muito mal, enquanto o pac e o iodo servem "para consumo".

Quanto a eficácia, tento sempre prestar atenção na cor da solução. O iodo é bem volátil, e sua coloração muda quando ele perde a eficácia, se não estou enganado. Sou bem fã dele por influência da minha mãe, que é farmacêutica, e sempre me induziu a usá-lo pra tudo. O negócio tem mais utilidades que Bombril hehehe
 
O que quis dizer quanto a precisão não é o zero em si, mas as escalas. Tem um tópico aqui no fórum sobre o mini densímetro contra o normal. Tem muita gente reclamando. Apesar de eu nunca ter usado, fiquei com um pé atrás.

Eu comprei o mini de 1000 a 1060.. escolhi esse por fazer levas de 5L e nao querer perder muita breja nas mediçoes..
Nao estou tendo problemas com a escala dele em relacao a precisao, mas realmente nao da pra fazer nada com mais de 1060 OG... o dia que for chegar nisso provavelmente terei que comprar um novo densimetro..

Sobre as sanitizacoes so utilizo PAC pq foi o que veio no kit.. :D
 
O que quis dizer quanto a precisão não é o zero em si, mas as escalas. Tem um tópico aqui no fórum sobre o mini densímetro contra o normal. Tem muita gente reclamando. Apesar de eu nunca ter usado, fiquei com um pé atrás.

O álcool 70 com certeza é mais prático!! Só fico um pouco receoso de usar ele em fermentador por exemplo, por que ele não evapora por completo. Acredito que ele faça muito mal, enquanto o pac e o iodo servem "para consumo".

Quanto a eficácia, tento sempre prestar atenção na cor da solução. O iodo é bem volátil, e sua coloração muda quando ele perde a eficácia, se não estou enganado. Sou bem fã dele por influência da minha mãe, que é farmacêutica, e sempre me induziu a usá-lo pra tudo. O negócio tem mais utilidades que Bombril hehehe
Show!!
Gente reclamando de alguma coisa é normal! Por isso, costumo sempre testar antes de reclamar ou elogiar com base no que outros dizem.. Como sempre escrevo, o que vale para um talvez não sirva para o outro, mas enfim... No início achava bem chato ler a escala do mini densimetro também, mas depois de um tempo meio que acostumei... É aquela coisa do peão conhecer o cavalo kkkk...
Eu sempre usei o Alcool 70 para tudo, inclusive fermentadores. Costumo assim que esvazio o mesmo, lavar bem, borrifar alcool e guardá-lo lacrado de cabeça para baixo. No dia de usar, tiro a tampa com ele ainda de cabeça pra baixo e escorre a "água" que sobrou, uma nova borrifada, escorro um, pouco e pronto... Pergunte aí pra sua mãe, não posso dizer com certeza mas acho que a parte do alcool que não "evapora" é água pura, não?
Já o Iodo nunca usei, então não sei como funciona. Mas confio na sua mãe também quanto a eficácia kkk! Boas brejas!!
 

Latest posts

Back
Top