Atenuação abaixo do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros, fiz uma Cascade Single Hop Ale, com 5kg de malte pale ale e 250g de Cara Blond, com um pacote de Fermentis S33, com o starter devidamente realizado.

A gravidade original era de 1050 g/cm3 e deveria ter atenuado até 1012 g/cm3. Ficou, no entanto, após a fermentação primária com 1020 g/cm3. No momento estou fazendo repouso diacetílico, subindo a temperatura 1oC por dia até os 25oC. Tenho temperatura controlada de fermentação.

Não fiquei contente com a atenuação e pretendo engarrafar a metade apenas, inoculando mais fermento no restante.

O que acham da idéia?

Abraços,

Mario
 
Tenha paciência, este fermento é devagar quase parando apesar de um começo vigoroso.
 
Quantos dias de fermentação?
Mediu com densímetro ou com refratômetro?

Como o Victor falou, tem que ter paciência.
 
Densidade é g/L, não gramas por cm³.

Imagina 1050 gramas num volume de 1cm³.... nem chumbo é tão pesado. :)

Abraço,
 
É verdade Guenther, é força do hábito, uso diariamente a unidade g/cm3... ;) Não me dei por conta...

Abraço!
 
E ai, como ficou a cerveja? estou com o mesmo problema, usei 34/70, no demais tudo muito parecido.
 
Fala Mario,

Eu tenho feito algumas levas e quase sempre não chego na densidade estimada.
O que tenho feito é verificar a media em porcentagem de atenuação utilizando o mesmo fermento. Com isso eu sei se cheguei ao máximo que com minhas técnicas e equipamento consigo atenuar.

Você mencionou que atenuação estimada é de 76% ([(OG-FG)/(OG-1)] x 100) que eu considero um pouco alta. Você chegou a 60%, realmente está um pouco a baixo do esperado.

Como os amigos falaram, aguardando para verificar se aumentou a atenuação não funcionou, verifique sua técnica de starter está realmente alcançando a quantidade de células necessárias.

Como você pediu opiniões de inocular novamente o fermento, eu nunca fiz isso e pelas duvidas que tirei nos cursos que fiz com o Marcelo Barga da BIO4, ele deixou claro que não é garantido que vai atenuar. O ideal seria inocular mais fermento na fermentação primaria.
 
Caros Marcelo e demais,

Desculpem a demora em postar os comentários. O fermento S-33 se redimiu comigo! Acabei não inoculando mais e apenas esperando, pacientemente. A cerveja atenuou até 1016g/L e ficou excelente!!! Esperava 1012g/L, mas assim mesmo a cerveja ficou muito boa!

Após gelatina e cold crash, ficou bem límpida, com boa espuma, corpo e sabor! O lúpulo Cascade, por outro lado, é um campeão no dry-hop!!! Fiquei muito satisfeito com a receita e vou repetí-la, com o S-33 mesmo!

Outra coisa, fiquei mais tranquilo após ler o data-sheet dos fermentos da fermentis (http://www.fermentis.com/). Lá explica muita coisa de cada um e, em função disso, acabei só esperando mais tempo mesmo. Realmente esse fermento tem uma curva de atenuação ultra rápida no início, indo depois mais devagar...mas funciona!! E ainda dá uma característica floral...Não flocula muito bem, porém a gelatina faz o serviço (vejam os anexos). Emfim, o S-33 se redimiu.

Abraços,

Mario
 

Attachments

  • s-33.jpg
    s-33.jpg
    21.5 KB · Views: 197
  • s-33_floral.jpg
    s-33_floral.jpg
    38.9 KB · Views: 192
Back
Top