Asma decorrente do pó de Malte (DUVIDA)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rômulo Moraes

New Member
Joined
Feb 19, 2019
Messages
1
Reaction score
0
Location
recife
Boa noite pessoal.

Comecei a fazer cerveja artesanal recentemete, apesar de já ter experiencia fermentando hidromel e vinhos de frutas.
Comprei uns equipamentos básicos (Kit Biab 10l), alguns fermentadores e uma geladeira pequena pra fermentar tranquilamente.
Fiz a primeira brassagem, que deu super certo (Fiz uma cream ale) e comprei mais insumos. Curti bastante o hobby.
O problema é que eu tive umas crises de asma logo depois disso, o que não dei tanta atenção, pq eu sou asmatico mesmo, e ocasionalmente (2 ou 3 vezes no ano ) eu tenho algo assim.
Sò que dessa vez o negocio foi mais sério. terminei com uma pneumonia decorrente da inalaçao do pó de malte, que evoluiu pra uma pneumonia bacteriana. Tô tratando e parei as brassagens por enquanto (eu tinha feito mais duas, q tb deram certo)

O negocio é o seguinte, eu sequer moí o malte. Eu já comprei moido. A mera presença do pó quando eu deitei o malte nas panelas e também o que restou no saco e no recipiente que guardei foi suficiente pra me causar isso tudo.

Não quero parar de fzer breja, e até comprei umas máscaras cirurgicas pra proteção. Mas ai eu pensei numa coisa.

Será que é possivel eu moer o malte úmido, ou mesmo com água num liquidificador, pra evitar o pó? Isso eu faria logo antes da mosturação. Sei que vai dar um pouco mais de trabalho, mas acho q pode ser uma alternativa. Como eu uso BIAB eu n teria problema com entupimento.

Alguem aqui já teve algum problema com o pó do malte?
Pesquisando eu vi que é comum esse tipo de situação com Padeiros (Asma do Padeiro, é o nome que dão).

Desde já, obrigado.

Abraços.
 
Tenho pra mim que malte no liquidificador não presta nem para Biab, que pode se usar uma moagem mais fina. O liquidificador não moe, ele tritura. É diferente. Úmido então? Vai virar uma vitamina de malte e não terá uma mostura satisfatória. Acredito que o melhor a se fazer é usar a máscara como proteção. É por poucos minutos. Boas brassagens!
 
Sobre malte úmido, alguns métodos recomendam condicionar o malte com 2% do seu peso de água. Ver exemplo abaixo. Nesse caso seria para reduzir oxidação , mas pela experiência que tive reduz e muito o pó. Parei de fazer pois não tinha um método eficaz para secar o moedor após moagem e acabava criando mofo.

http://www.germanbrewing.net/docs/Brewing-Bavarian-Helles.pdf
Ver final da página 4.

Abs
 
Uma outra solução seria comprar os maltes moídos e umidece-los no próprio saco antes de arriá-los, evitando assim a poeira.
Pode fazer isto dentro de um balde por exemplo. Mas a máscara é fundamental no teu caso.
 
Uma outra técnica que reduz um pouco a poeira ao arriar o malte é colocá-lo na panela, ainda sem água, e inserir a água "de baixo pra cima", via torneira/válvula que se usa para extrair o mosto, com a água já na temperatura correta. Não é qualquer equipamento que viabiliza isso, mas talvez possa ajudar tb. Eu faço dessa forma quando desejo reduzir o ingresso de oxigênio na mostura pois arriar o malte introduz bastante oxigênio.
 
Sou asmático tmb e tinha crises bem severas até minha pré adolescência. Atualmente isso é bem raro. No entanto, tive duas crises moderadas logo após ter moído malte.

O que tenho feito para evitar esse problem é cobrir bem os frestos entre o balde e o moedor, além de cobrir o nariz e boca com uma camiseta. O ideal é usar uma mascmás mas a camiseta quebra um galho.
 
Usamos extrato de malte (líquido), sem problemas. Sou alérgico & asmático, eh,eh... alergia de "bera" não...
 
é vc tem que usar mascara em todo seu processo moagem e mostura , compre uma boa máscara que possua selo do inmetro tipo airflax PFF1S
 
Back
Top