Aroma lúpulo vs fermentação intensa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedromichalczuk

Active Member
Joined
Jun 25, 2013
Messages
30
Reaction score
2
Olá Pessoal,

Nas minhas últimas brassagens preparei starters bem reforçados para deixar os "fungosinhos" trabalharem na boa e se reproduzirem bastante a ponto de secar o airlook no segundo dia de fermentação. Contudo percebi que a a alta produção de CO2 faz com que este arraste muito do aroma de lúpulo da cerveja. Notei isso, por que na minha ultima leva, adicionei quase 80gr de crystal e cascade nos últimos 5 min de fervura para uma leva de 35 litros e para minha surpresa quando fui experimentar ainda no fermentador a cerveja não tinha aroma de lúpulo esperado. Quando eu usava menos fermento o aroma era muito mais forte.
Qual o caminho do meio?

Abraço
 
Eu costumo fazer sempre um esquema tipo Hop-Bursting, ou seja, Um pouco de lupulo nos 60 minutos, e lupulagem em 15, 10, 5 e a 0 Minutos. Melhorou muito o perfil aromatico das minhas levas.

Mas pra dar um "tchan", o negócio é fazer um dry-hopping com o seu lupulo preferido. Gosto muito dos citricos americanos, especialmente Centennial e Amarillo.

Abração

Gean C. Vila Lobus
 
Acredito que resolverei esse problema aumentando gradativamente a temperatura de fermentação. Só o falta o "frize".

Abraço
 
Acredito que resolverei esse problema aumentando gradativamente a temperatura de fermentação. Só o falta o "frize".

Abraço
É o que eu ia dizer... te liga que fermentação muito rápida normalmente gera problemas, e não vantagens.

No geral, é interessante começar nos 18, e assim que começar a borbulhar, deixar subir a temperatura sozinha até os 20.. e manter ali até quase o final da fermentação. Quando a atividade já estiver lenta, então pode-se aumentar a temperatura até os 25, e aí proceder com fermentação secundária, dry-hopping, etc.

Abraço!
 
Eu quase sempre começo aos 17° e mantenho assim por 3 dias... depois subo 1°C ao dia até os 22 / 23°C ...

É muito coisa de felling, mas aconselho fortemente começar sempre pelo patamar inferior da fermentação no caso de ales...


abraços
 
Back
Top