Aroma de queimado na cerveja durante a fervura,

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RONALDO09

Member
Joined
Feb 16, 2017
Messages
12
Reaction score
1
Sou iniciante no ramo, essa foi minha segunda brassagem e foi uma belgian blond.

Quando aumentei a temperatura para iniciar a fervura comecei a sentir um leve cheiro de queimado achei estranho, notei que a espuma que começou a se formar encima do mosto ficou mais escura tbm. Gostaria de saber se isso foi um erro no processo? Vale ressaltar que meu fogareiro estava com problemas e fiz num fogão de cozinha mesmo, com uma boa chama. Porém notei que a fervura demorou a se iniciar, será que pode ter sido essa temperatura alta por tempo demais, porem sem fervura que ocasionou este aroma ou é algo ocorrido na brassagem, ou simplesmente esse aroma é caracterisitco nas fervuras das cervejas?

:mug:
 
Cheiro de queimado... eu só sinto quando escorre mosto pela panela, ou acabo derrubando muito perto do fogo e etc.
Não foi esse o seu caso?
 
então não me lembro disso ter acontecido, mas vou aceitar por enquanto que não foi nada na cerveja em si e sim isto do fogão, enquanto isso fico no aguardo de alguem q tenha experiencia no assunto para que possa deixar de acontecer em minha proxima brassagem
 
cara, já usei vários tipos de fogareiros, de alta e baixa pressão, com diversos caulins. Já fiz em fogão. É praticamente impossível isso acontecer pelo grande volume de líquido que tu tá esquentando.

O mais provável é que tenha derramado um pouco de mosto no fogão e ele tenha queimado. Isso é fácil de acontecer. Acontece muito de vazar por baixo do registro um pouco de mosto se não tiver bem vedado.
 
cara, já usei vários tipos de fogareiros, de alta e baixa pressão, com diversos caulins. Já fiz em fogão. É praticamente impossível isso acontecer pelo grande volume de líquido que tu tá esquentando.

O mais provável é que tenha derramado um pouco de mosto no fogão e ele tenha queimado. Isso é fácil de acontecer. Acontece muito de vazar por baixo do registro um pouco de mosto se não tiver bem vedado.

Tomara q seja apenas isso e não de "off-flavor" na breja
 
Comigo aconteceu algo parecido com o que vc disse em relação à espuma. Na fervura, a espuma ficou bem escura e não tinham maltes torrados na brassagem. Aconteceu que a temperatura do Mash Out subiu acima do limite. Passou de 80º. O fundo falso entupiu e o mosto não circulou e qdo consegui fazer circular, já era tarde. Mas não tinha cheiro de queimado não. Só a espuma escura. A breja tá na clarificação e aparentemente nada de errado com o gosto.
 
Back
Top