Armazenamento resto do fermento seco.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dmynk

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
46
Reaction score
2
Boa noite a todos.

Pela primeira vez estarei fazendo levas de 5L. Só havia feito de 20L pra cima. Pensando aqui no que me resta, decidi usar meio saco de fermento por brassagem de 5L. Duas dúvidas me ocorreram.

- Usar 1 sachê de fermento (Ale no caso) pra 5L seria de fato muito fermento? Nunca tive problemas com a quantidade ideal de fermento.. mas li que pode gerar problemas na fermentação como autólise.. aromas e outros.

- Qual seria a melhor maneira de se armazenar o fermento restante? Mesma embalagem? Um pote? Quanto tempo depois de aberto o fermento tem que ser utilizado?

Fico no aguardo de sugestões. Obrigado
 
Respondendo somente o que eu sei... Seria o dobro do recomendado se você hidratar.

Não sei muito bem mas acho que não seria legal estocar depois de aberto. Será que não rola fazer duas brassagens por vez? Ou então aumentar pra 10l e aí tá tudo certo!
 
Costumo fazer brassagens de 5L. Utilizo meio pacote, devidamente hidratado, e nunca tive nenhum problema resultante na cerveja.

Já sobre o fermento que sobra, ainda não guardei o mesmo. Também não sei como fica a conservação disso.

:mug:
 
O que eu faria: Usaria o pacote inteiro devidamente hidratado.

Por que: É uma quantidade alta de levedura, mas overpitching é muito difícil de ocorrer, teria que ser uma quantidade talvez dezenas de vezes maior para gerar problema. Então o dobro recomendado vai somente te dar uma fermentação mais rápida, tranquila, sem muito off flavor.

Se considerar a questão de poupar grana, pois pode dizer que é um desperdício de dinheiro, a opção realmente viável é fazer outra brassagem e usar o restante do fermento imediatamente. Mas isso pode ter grandes dificuldades, seja de tempo ou equipamento. Nesse caso guardar o restante realmente não é boa opção, pois você não tem como garantir a viabilidade da levedura restante no pacote pois já violou seu pacote e expôs as células, além de possibilidade de contaminação.

Agora, pode tentar reutilizar? Pode. Mas é por sua conta e risco, se não se importa em fazer uma cerveja, usar um fermento velho e gerar uma cerveja ruim, tudo bem, mas esteja ciente dos riscos.


Abraço
 
Não é indicado guardar fermento seco aberto, não há garantia de viabilidade.
Tem gente que faz, mas eu não faria.
 
O que eu faria: Usaria o pacote inteiro devidamente hidratado.

Por que: É uma quantidade alta de levedura, mas overpitching é muito difícil de ocorrer, teria que ser uma quantidade talvez dezenas de vezes maior para gerar problema. Então o dobro recomendado vai somente te dar uma fermentação mais rápida, tranquila, sem muito off flavor.

Se considerar a questão de poupar grana, pois pode dizer que é um desperdício de dinheiro, a opção realmente viável é fazer outra brassagem e usar o restante do fermento imediatamente. Mas isso pode ter grandes dificuldades, seja de tempo ou equipamento. Nesse caso guardar o restante realmente não é boa opção, pois você não tem como garantir a viabilidade da levedura restante no pacote pois já violou seu pacote e expôs as células, além de possibilidade de contaminação.

Agora, pode tentar reutilizar? Pode. Mas é por sua conta e risco, se não se importa em fazer uma cerveja, usar um fermento velho e gerar uma cerveja ruim, tudo bem, mas esteja ciente dos riscos.


Abraço

Tem certeza que overpitch de 100% dá pouca diferença assim? Eu sempre me limitei a no máximo 25% com tolerância até 50% caso seja mais prático, mas mais que isso já não sei.
 
Eu faço 5l e uso meio pacote. Tento tirar o máximo do ar do pacote na hora de fechar, dobrando bem e "vedando" com fita adesiva.
Já guardei por meses assim na geladeira e nunca tive problemas. As vezes que contaminei a leva, foi por problema de sanitização do fermentador e usei o fermento fechado.
 
Tem certeza que overpitch de 100% dá pouca diferença assim? Eu sempre me limitei a no máximo 25% com tolerância até 50% caso seja mais prático, mas mais que isso já não sei.

Nesse caso é bem difícil de calcular, porque como a quantidade de mosto é muito pequena se usa somente um pacote, e a viabilidade é muito varíavel, falando de 6 bilhões de célula por grama aé 20 bilhões, a margem de erro é muito alta, só nessa variação já da pra passar fácil o 100%.

Mas olha nesse teste aqui, foi utilizado over pitching maior que 4x, e os resultados não foram lá essas coisas, o under pitching é quase sempre pior:
http://sciencebrewer.com/2012/03/02/pitching-rate-experiment-part-deux-results/
 
A Fermentis adverte que o fermento dela em si vem embalado em ambiente de Nitrogênio. No caso não armazenaria por muito tempo. talvez duas brassagens seguidas de 5L. Uma num dia outra no outro.

Mas é isso ae.. Obrigado pelas dicas.
 
Back
Top