Armazenamento do Mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 14, 2016
Messages
10
Reaction score
5
Pessoal,

Dei uma pesquisada no fórum e não encontrei nada a respeito, se já houver um discussão sobre esse assunto, peço desculpas.

Bem, vamos lá....
Assisti um vídeo Norte Americano em que um HomeBrewer produzia litros e litros de mosto e os armazenava em bombonas e galões plásticos em temperatura ambiente (só não me perguntem qual era a temperatura ambiente de lá..rsrs).

Segundo o vídeo, além iniciar a fermentação em lotes menores, o cara vendia o mosto "in natura" para cervejeiros caseiros que não tem espaço e/ou querem somente assumir o processo da etapa de fermentação em diante.

O armazenamento do Mosto por semanas e até meses pode comprometer a qualidade?

Alguém aqui já utiliza a técnica? Poderiam dar dicar?

Se viável, creio que seria uma técnica interessante para quem produz ou queira produzir levas maiores de mosto e não possui espaço e/ou equipamentos suficientes para o controle da fermentação/maturação.

Obrigado e Cheers!!:tank:
 
Pessoal,

Dei uma pesquisada no fórum e não encontrei nada a respeito, se já houver um discussão sobre esse assunto, peço desculpas.

Bem, vamos lá....
Assisti um vídeo Norte Americano em que um HomeBrewer produzia litros e litros de mosto e os armazenava em bombonas e galões plásticos em temperatura ambiente (só não me perguntem qual era a temperatura ambiente de lá..rsrs).

Segundo o vídeo, além iniciar a fermentação em lotes menores, o cara vendia o mosto "in natura" para cervejeiros caseiros que não tem espaço e/ou querem somente assumir o processo da etapa de fermentação em diante.

O armazenamento do Mosto por semanas e até meses pode comprometer a qualidade?

Alguém aqui já utiliza a técnica? Poderiam dar dicar?

Se viável, creio que seria uma técnica interessante para quem produz ou queira produzir levas maiores de mosto e não possui espaço e/ou equipamentos suficientes para o controle da fermentação/maturação.

Obrigado e Cheers!!:tank:

Olha amigo as chances de você armazenar um barril com mosto em temperatura ambiente (no Brasil) sem inocular fermento e esse mosto ser contaminado e/ou fermentado com as bactérias presentes no ar são bem grandes...Na minha opinião, definitivamente não rola...

Para que não ocorra fermentação espontânea, o mosto teria que estar congelado e após descongelar para inocular fermento, não bastaria simplesmente adicionar a levedura, antes teria que passar pelo processo fervura...

Eu mesmo já carbonatei minhas levas fazendo priming por Krausen, que consiste em adicionar mosto na cerveja para fornecer o açúcar necessário para a carbonatação, ao invés de açúcar de mesa.
Eu separava uma parte do mosto do dia da brassagem, congelava e no dia do envase descongelava e fervia o mosto por 15 minutos
 
Assisti um vídeo Norte Americano em que um HomeBrewer produzia litros e litros de mosto e os armazenava em bombonas e galões plásticos em temperatura ambiente (só não me perguntem qual era a temperatura ambiente de lá..rsrs).

Cara, tem certeza de que não rolou algum equívoco da sua parte? Ele realmente armazena por dias o mosto?

Compartilha o vídeo aí pra gente ver.
 
Obrigado Senhores..

Também achei estranho quando vi o vídeo, não consegui encontra-lo no youtube (vi no celular de um amigo meu que é de lá).

Pelo video o cara produz o mosto em um equipamentos muito semelhante a Braumeister de 200L (se não for a dita cuja). Depois ele separa o Mosto em galões de 20l para venda e/ou produção própria. Não sei dizer ao certo por quantos dias armazena.

Encontrei um outro video com o mesmo cervejeiro que havia comentado.
Observem a partir dos 7'40".

Aliás o cara é Australiano.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=k4qvnMCpgoc&t=520s[/ame]
 
Sim, vivendo e aprendendo!

Mas notei que no vídeo, ele fala que o senhorzinho é fã do "no chill". Não confirma que ele utiliza, mas dá a entender. Isso não faria com que esse mosto armazenado ficasse sem contaminação durante a armazenagem?
 
Back
Top