Armazenamento do Lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Pessoal

Comprei um pacote de lúpulo (Saaz) da WE, e na embalagem estava escrito:

Instruções - Manter refrigerado abaixo de 7C. Não congelar.

Até hoje eu tinha entendido que a melhor maneira de conservar o lúpulo era mantê-lo congelado, mas estas instruções me deixaram em dúvida.

Qual seria a melhor forma de armazenar lúpulo?
 
Eu não sei de onde eles tiram essa recomendação. Pelo menos para pellets, tudo que eu tenho lido recomenda armazenar no freezer.
 
Só consigo ver uma justificativa para não congelar... É no caso de depois o lúpulo ser descongelado e voltar a ser congelado. Pq nesse caso, a umidade faz com que eles virem uma pedra (já tive esse problema uma vez)!
Mas, eu sempre congelo. Quando não utilizo o conteúdo todo, retiro a quantidade que vou precisar e volta imediatamente pro congelador.
 
Sim, uma vez perguntei pra eles o motivo da recomendação e me disseram que aquela era a recomendação que tinham recebido, não sei ao certo se se referiam do fornecedor ou à quem. Então parece ter caído exatamente naquilo que o Guenther falou em outro tópico, ações justificadas por tradições ou boatos. Congelar o lúpulo conserva bem melhor...
 
Ué :/ E as lojas mantém eles congelados? Acho que não... E se sim, o descongelamento no transporte e posterior re-congelamento em casa, como fica?
 
Já vi uma loja de insumos de Itajai (que não vou explicitar o nome) que armazenava fora da geladeira, em potes plásticos com tampa. Mas sempre li em congelar também - apesar de que tenho guardado os meus na gavetinha logo abaixo do congelador.
 
Já vi uma loja de insumos de Itajai (que não vou explicitar o nome) que armazenava fora da geladeira, em potes plásticos com tampa. Mas sempre li em congelar também - apesar de que tenho guardado os meus na gavetinha logo abaixo do congelador.

Eu também já vi isso acontecer em porto alegre, na alquimia. Há 3 anos atrás era assim, não sei hoje.

Acho que nesses casos a gente não precisa deixar de citar nomes, porque cada loja acredita no que faz, cada cliente escolhe pra si o que julga como melhor opção.
 
Eu tive um bom papo com o Stan Hieronymus (autor do livro Hops) sobre esse assunto em SC, e ele nunca citou problema nenhum em congelar, descongelar e congelar novamente.

Se o pacote está fechado, a umidade dentro dele será a mesma. Se virar "pedra" ao congelar...... qual é o problema?

O fato é que, congelado, a ação do oxigênio é muito menor. Pode-se guardar um lúpulo um ano no congelador e ao utilizar ele estar praticamente como novo.

Agora, para as lojas no geral conseguirem manter kg e kg (ou toneladas) de lúpulo a -18 graus... não é tarefa fácil. :)

Abraço,
 
Depois de aberto o pacote do lúpulo, se depois de usar parte do lúpulo, eu simplesmente lacrar bem o pacote novamente e colocar no congelador, ele irá durar normalmente?

Amigo, toda vez que o lúpulo entra em contato com oxigênio, ele tende a ter uma perda de suas características aromáticas, porém se retirar do congelador, adicionar na cerveja e já fechar bem e congelar novamente, irá reduzir bem essas perdas.

Eu procuro deixar os meus pacotes de lúpulos o menor tempo possível fora do freezer e o menor tempo possível em contato com o ar.
 
Semana passada o Leo da Seasons deu um curso de Lupulo Avançado aqui em Curitiba e alguns dos pontos principais para armazenamento de lúpulos foram:

-Armazenar em atmosfera inerte (praticamente impossível para nós homebrewers)
- Embalar com nitrogênio (também muito difícil para nós)\
- Usar CO2 para purgar o oxigênio e depois fechar a embalagem

mas se você manter bem embalado e no congelador já é suficiente para preservar a maioria dos compostos por MUITO tempo.
 
Peço uma ajuda em relação a um esclarecimento. Sobrou lúpulo que congelei pois em alguns dias vou fazer o Dry Hop com ele.
Pergunta para adicionar esse lúpulo congelado no Dry hop eu posso apenas abrir o pacote e "jogar" no balde ou devo deixar o pacote um tempo fora em temperatura ambiente?
 
Peço uma ajuda em relação a um esclarecimento. Sobrou lúpulo que congelei pois em alguns dias vou fazer o Dry Hop com ele.
Pergunta para adicionar esse lúpulo congelado no Dry hop eu posso apenas abrir o pacote e "jogar" no balde ou devo deixar o pacote um tempo fora em temperatura ambiente?

Pode tirar do congelador e jogar direto na cerveja.
 
Back
Top