Armazenamento de garrafas sanitizadas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
250
Reaction score
33
É possível armazenar garrafas já sanitizadas? Quais são as vantagens e desvantagens?

Atualmente lavos minhas garrafas e deixo secar ao sol, depois tampo com papel alumínio e guardo num armário. No dia do envase eu retiro o papel alumínio, sanitizo com iodofor, deixo escorrer um pouco (não espero secar) e engarrafo.

Agora estou pensando em lavar as garrafas, sanitizar com iodofor, deixar escorrer um pouco, tampar com papel alumínio e armazenar; e no dia do envase só tirar o papel alumínio e engarrafar, assim eu ganho tempo.
 
É possível armazenar garrafas já sanitizadas? Quais são as vantagens e desvantagens?

Atualmente lavos minhas garrafas e deixo secar ao sol, depois tampo com papel alumínio e guardo num armário. No dia do envase eu retiro o papel alumínio, sanitizo com iodofor, deixo escorrer um pouco (não espero secar) e engarrafo.

Agora estou pensando em lavar as garrafas, sanitizar com iodofor, deixar escorrer um pouco, tampar com papel alumínio e armazenar; e no dia do envase só tirar o papel alumínio e engarrafar, assim eu ganho tempo.

O ideal é sanitizar antes do envase.
O iodophor é volátil e assim que secar, por mais que coberta com o alumínio não irá manter o nível de sanitização.
Lembrando que se as garrafas tiverem umidade, é um cenário perfeito para a proliferação de fungos.
 
O ideal é sanitizar antes do envase.
O iodophor é volátil e assim que secar, por mais que coberta com o alumínio não irá manter o nível de sanitização.
Lembrando que se as garrafas tiverem umidade, é um cenário perfeito para a proliferação de fungos.

Revivendo o tópico: é seguro, pelo menos, borrifar o iodophor nas garrafas num dia, tampar com papel alumínio, e no outro dia escorrer e envasar?

E se eu sanitizar com álcool 70 ao invés de iodo, dá pra armazenar sanitizado?
 
Acho que o ideal é sanitizar no momento do envase. Eu guardo as garrafas já lavadas em caixas pra evitar poeira, insetos, etc. No momento do envase fervo durante 10 minutos, deixo escorrer e resfriar. Você pode usar iodophor ou alcool 70 mas se guardar acredito que vai contaminar. Não vale o risco.
 
Revivendo o tópico: é seguro, pelo menos, borrifar o iodophor nas garrafas num dia, tampar com papel alumínio, e no outro dia escorrer e envasar?

E se eu sanitizar com álcool 70 ao invés de iodo, dá pra armazenar sanitizado?

Nada te impede de lavar e sanitizar com antecedencia, porém é fundamental lavar e sanitizar antes do envaze. A vantagem de fazer os dois é que você mantem o seu estoque de garrafas limpo e previne incrustrações que podem dificultar o dia do envaze. As desvantagens obvias sao o custo dos sanitizantes e o duplo trabalho.
 
Quantas garrafas você ferve?

Acho que o ideal é sanitizar no momento do envase. Eu guardo as garrafas já lavadas em caixas pra evitar poeira, insetos, etc. No momento do envase fervo durante 10 minutos, deixo escorrer e resfriar. Você pode usar iodophor ou alcool 70 mas se guardar acredito que vai contaminar. Não vale o risco.
 
O meu objetivo é reduzir o tempo de envase. Hoje faço 26L = 43 garrafas de 600ml. Lavo as garrafas e armazeno com papel alumínio. No dia do envase eu sanitizo com iodophor (jogo um pouco dentro da garrafa, balanço e deixo escorrer), e o processo de sanitização e envase leva umas 4-5 horas.

Pretendo aumentar a produção pra 40L = 66 garrafas, e já estou imaginando o tempo que vai levar pra engarrafar tudo.

Nada te impede de lavar e sanitizar com antecedencia, porém é fundamental lavar e sanitizar antes do envaze. A vantagem de fazer os dois é que você mantem o seu estoque de garrafas limpo e previne incrustrações que podem dificultar o dia do envaze. As desvantagens obvias sao o custo dos sanitizantes e o duplo trabalho.
 
O meu objetivo é reduzir o tempo de envase. Hoje faço 26L = 43 garrafas de 600ml. Lavo as garrafas e armazeno com papel alumínio. No dia do envase eu sanitizo com iodophor (jogo um pouco dentro da garrafa, balanço e deixo escorrer), e o processo de sanitização e envase leva umas 4-5 horas.

Pretendo aumentar a produção pra 40L = 66 garrafas, e já estou imaginando o tempo que vai levar pra engarrafar tudo.

Eu comprei 1000 garrafas novinhas de 500 ml, saiu por R$1,70 cada...

O tempo de envase caiu para 2 ou 3 horas...

Como elas estão embaladinhas, livre de poeira, em uma panela que uso para fervura, coloco uns 25 litros de água + Iodophor e mergulho as garrafas, deixando por uns 2 minutos. Deixo as garrafas em pé, ou seja o nível de água deve estar acima da boca da garrafa. Dessa forma já elimina qualquer resquício de poeira ou algum pedacinho de papelão que possa ter.

Aumentou o custo de produção, mas ninguém merece tirar os rótulos e ter que lavar uma a uma com a escova de crina. Sem contar que tive alguns problemas de contaminação isolados, pois a limpeza de algumas garrafas pode acabar não sendo eficiente.
 
Eu particularmente entre lavar e sanitizar com iodofor as garrafas que tenho (já sem rótulos), fazer o primming no balde e engarrafar, não demoro mais que 1h30, e olha que em geral faço devagar, pois sempre tem alguém junto pra conversar e etc. Na minha opinião, ou tem cuidados demais no processo de vocês, ou eu sou muito sortudo pois não cuido bem do meu processo e nunca tive contaminações.

Enfim só estou descrevendo a minha experiência, é cansativo encher garrafa por garrafa, mas não é um processo tão demorado assim para levar 4h.

Agora o que o Tomazela falou vai ao encontro do que o Guenther já falou também em outro post, tenha um lote de garrafas limpas e que atenda a sua demanda. Eu parei há muito tempo com essa função de tirar rotulo e trabalheira infernal. Não vale a pena.

Guilherme
 
Acho que sanitizar por imersão é mais rápido mesmo, porque perco muito tempo jogando o iodophor dentro da garrafa com um funil, depois balançando a garrafa, e depois passando o iodophor pra próxima.

Vou tentar assim da próxima vez.

Eu comprei 1000 garrafas novinhas de 500 ml, saiu por R$1,70 cada...

O tempo de envase caiu para 2 ou 3 horas...

Como elas estão embaladinhas, livre de poeira, em uma panela que uso para fervura, coloco uns 25 litros de água + Iodophor e mergulho as garrafas, deixando por uns 2 minutos. Deixo as garrafas em pé, ou seja o nível de água deve estar acima da boca da garrafa. Dessa forma já elimina qualquer resquício de poeira ou algum pedacinho de papelão que possa ter.

Aumentou o custo de produção, mas ninguém merece tirar os rótulos e ter que lavar uma a uma com a escova de crina. Sem contar que tive alguns problemas de contaminação isolados, pois a limpeza de algumas garrafas pode acabar não sendo eficiente.
 
Eu tenho um vinator e uma torre pra escorrer garrafas, melhor investimento da vida.

Da pra lavar (de leve) e sanitizar umas 40 garrafas em no máximo meia hora.

Todo o meu processo de engarrafar - guardando as tralhas todas no final - não passa de uma hora e meia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu uso o vinator e foi uma das melhores aquisições...

Só tem um pequeno detalhe: ele introduz bastante ar/oxigênio no liquido sanitizante.... não sei quanto ao álcool 70 e o peracético, mas eu uso iodophor e, se não tomar cuidado, volatiza todo o iodo...

O que aconteceu comigo uma vez foi que eu dava várias borrifadas em cada garrafa, de forma forte e rápida... Lá pela metade, percebi que parou de forma aquela espuma do iodo e o sanitizante perdeu toda a cor... virou água....

Agora eu dou no máximo 2 borrifadas e com cuidado pra não fazer muito rápido.....

Alguém mais aí reparou nisso também?
 
Também uso o vinator e escorredor de garrafas. Vale cada centavo pela praticidade e agilidade. Vale mesmo.

Tem algumas gambiarras feitas pra escorrer garrafas que acabam saindo até mais caro que a boa e velha "árvore" que comporta até 81 garrafas em um pequeno espaço.

De tempos em tempos eu fervo, escovo, lavo e sanitizo, deixo secar na "árvore" (também lavada e sanitizada) umas 150 a 200 garrafas, até mais.
Lacro com papel alumínio sanitizado e guardo em caixas plásticas (essas que chamam de organizadores) fechadas. Tenho umas 5 só pra isso.

Antes do envase, sanitizo-as novamente usando o vinator, geralmente com álcool 70, escorro e envaso. Duas jateadas e era isso.
Já fiz alguns testes de envasar sem essa nova sanitizada e não tive problemas, mas foi só para teste, curiosidade.
Obs.: hoje uso o vinator menor, mais em conta e que permite o uso de álcool, no mair, por ser de acrílico, só usava Biofor.

Não vai ser na hora do envase que vou arriscar comprometer todo os insumos materiais e tempo dedicado para fazer a cerveja nossa de cada dia.
 
+1 da turma do vinator e escorredor. Facilitou pra caramba minha vida, já que antes colocava o Iodofor e ia passando de garrafa em garrafa ou então usava o borrifador, o que, ao meu ver, deixava dúvidas com relação à eficácia da sanitização.... apesar de não ter tido nenhum problema com nenhum dos métodos.
 
Eu uso o vinator e foi uma das melhores aquisições...

Só tem um pequeno detalhe: ele introduz bastante ar/oxigênio no liquido sanitizante.... não sei quanto ao álcool 70 e o peracético, mas eu uso iodophor e, se não tomar cuidado, volatiza todo o iodo...

O que aconteceu comigo uma vez foi que eu dava várias borrifadas em cada garrafa, de forma forte e rápida... Lá pela metade, percebi que parou de forma aquela espuma do iodo e o sanitizante perdeu toda a cor... virou água....

Agora eu dou no máximo 2 borrifadas e com cuidado pra não fazer muito rápido.....

Alguém mais aí reparou nisso também?

Antigamente dava umas 8, mas não me lembro de ter tido esse problema. Hoje em dia, vejo que umas 4 pra mim já tá bom.
 
Guilherme, também sou da sua opinião. Se vende cuidados demais... meu processo é muito mais siples.

Após beber a cerveja passo água na garrafa para tirar restos de cerveja e algum particulado que pode ficar no fundo.

Guardo elas de cabeça para baixo. Na hora do envasa pego emu tanque de armazenar a cerveja, coloco água com detergente e encho todas as garrafas com esta mistura.

Passo escova e escorro todas as garrafas.

Depois encho todas elas com água e Iodofor.

Escorro e engarrafo.

Nunca perdi uma leva fazendo este procedimento.
 
Back
Top