Armazenamento após primming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gkruga

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
59
Reaction score
4
Olá pessoal, estou na minha primeira leva de APA. Vou envasar ela sexta feira, tenho geladeira com TIC17 para o controle. Os passos serão os seguintes: vou fazer o primming no balde, depois engarrafar, vai pra geladeira a 18c por 15 dias, e depois baixo pra 0c. Agora a minha dúvida, necessito deixar ela na geladeira depois de alguns dias a 0c? posso deixar ela a temperatura ambiente depois dos 15 dias a 18c? eu gostaria de liberar a geladeira para uma proxima leva, então queria armazenar em outro espaço, teria técnica para garantir que ela fique tranquila em temperatura ambiente?
Agradeço desde já!
Ps:minha leva é de 38 litros, por isso não deixar junto na geladeira..hehe
 
Olá pessoal, estou na minha primeira leva de APA. Vou envasar ela sexta feira, tenho geladeira com TIC17 para o controle. Os passos serão os seguintes: vou fazer o primming no balde, depois engarrafar, vai pra geladeira a 18c por 15 dias, e depois baixo pra 0c. Agora a minha dúvida, necessito deixar ela na geladeira depois de alguns dias a 0c? posso deixar ela a temperatura ambiente depois dos 15 dias a 18c? eu gostaria de liberar a geladeira para uma proxima leva, então queria armazenar em outro espaço, teria técnica para garantir que ela fique tranquila em temperatura ambiente?
Agradeço desde já!
Ps:minha leva é de 38 litros, por isso não deixar junto na geladeira..hehe

Mas por que vc vai deixar ela 15 dias a 18ºC e depois baixar pra 0ºC? e se não carbonatar tudo em 15 dias?

Pode liberar sua geladeira imediatamente após fazer o priming e fazer outra leva... o priming nao precisa ser feito em temperatura controlada, muito menos interrompido.

Procure saber bem ao certo o volume que vc tá engarrafando e use a quantidade certa de açucar, assim vc nao vai ter problemas de super-carbonatação e não vai haver necessidade de "travar" o processo.

abç
 
Pois é, eu achava que tinha que ser em temperatura controlada, pra garantir a re-fermentação...outra coisa, posso deixar em ambiente escuro? tipo dentro de um armário? vai ajudar a pouca variação de temperatura?
 
Pois é, eu achava que tinha que ser em temperatura controlada, pra garantir a re-fermentação...outra coisa, posso deixar em ambiente escuro? tipo dentro de um armário? vai ajudar a pouca variação de temperatura?

Vai, quanto menor a variação, melhor, ambiente escuro é bom também.

Não precisa controlar a temperatura pro priming, nessa fase a refermentação não vai gerar off-flavors característicos de alta temperatura.

O que algumas cervejarias que trabalham com priming fazem, é manter as garrafas refermentando em uma sala quente, lá pelos 25 a 30ºC, o que acelera bastante o processo, mas isso não é necessário pra nós, já que alguns dias não farão diferença economica.
 
Hummm...entendi, obrigado pela disposição e pelas informações! Tenho outra dúvida, e a validade da cerveja? e o processo de pasteurização, é necessário? pra que serve?
 
Hummm...entendi, obrigado pela disposição e pelas informações! Tenho outra dúvida, e a validade da cerveja? e o processo de pasteurização, é necessário? pra que serve?

Se todo o processo foi bem limpo e a cerveja está livre de contaminantes, o prazo de validade vai ser determinado mais pelo deterioramento do sabor, ela não vai "estragar" literalmente. Sendo assim, depende muito da cerveja que está se considerando. Em geral, grãos escuros, alcool, IBUS e armazenamento a frio, contribuem contra a oxidação, que é a principal causa de deterioramento da cerveja engarrafada.

Pasteurização é um processo que serve pra eliminar microorganismos da uma bebida/alimento. Isso é feito através do aquecimento do produto por um determinado tempo (que depende da temperatura usada). Além de não ser necessário pra cerveja, a pasteurização traz mais problemas de oxidação, elimina alguns valores nutritivos e, pro cervejeiro caseiro, é algo arriscado de fazer, já que teria que aquecer garrafas já carbonatadas, com risco alto de explodi-las nesse processo.

Abraço
 
se tem uma coisa que aborrece é o termo "temperatura ambiente" ou por exemplo indicações de "faixa de fermentação entre 20 e 25 graus" - PRECISÃO = 0

Dizer que não precisa controlar a temperatura do primming em um fórum que abrange um país de dimensões continentais é totalmente impreciso.

Cerveja refermentando em "temperatura ambiente", em uma sala escura aqui no MATO GROSSO, significa 30 a 33 graus (e minha casa é legal) e não posso crer que essa temperatura seja inofensiva.
Da mesma forma tenho certeza, que nessa época do ano tem gente preocupado em aquecer o ambiente para fermentar/refermentar.

Então, se tua geladeira está livre, reFERMENTE, lá dentro! pelo menos por uma semana na temperatura ideal de fermentação
 
se tem uma coisa que aborrece é o termo "temperatura ambiente" ou por exemplo indicações de "faixa de fermentação entre 20 e 25 graus" - PRECISÃO = 0

Dizer que não precisa controlar a temperatura do primming em um fórum que abrange um país de dimensões continentais é totalmente impreciso.

Cerveja refermentando em "temperatura ambiente", em uma sala escura aqui no MATO GROSSO, significa 30 a 33 graus (e minha casa é legal) e não posso crer que essa temperatura seja inofensiva.
Da mesma forma tenho certeza, que nessa época do ano tem gente preocupado em aquecer o ambiente para fermentar/refermentar.

Então, se tua geladeira está livre, reFERMENTE, lá dentro! pelo menos por uma semana na temperatura ideal de fermentação

Calma, não se aborreça!

Muitas coisas no processo da brassagem, fermentação e envase podem ser trabalhadas. É preciso levar tanta coisa em consideração, que se vc se prender à detalhes inúteis, pode acabar paranóico. O importante é você entender o que vc está fazendo e porque está fazendo, senão vai gastar tempo, energia e preocupação com coisas que não precisariam de tanta atenção. Controle de temperatura no priming é uma delas.

A precisão do termo "temperatura ambiente" não é zero, embora seja um pouco relativa, quando penso "Temperatura ambiente" eu penso numa temperatura média. Se vc mora dentro de um forno, ou no alaska, não considere que vc está dentro da temperatura média ambiente, tem que manter um bom senso.

Se está muito frio, pode-se aquecer as garrafas, afim de aprontar o processo mais rapidamente e se está muito quente, abaixar essa temperatura, quando os casos forem extremos.

Quais seriam suas teorias para a deterioração da cerveja fazendo priming a 30ºC?

Posso estar enganado, mas ao que sei, a influencia mais direta da temperatura na cerveja pronta é a oxidação. O processo oxidativo é alguma coisa reduzido durante o processo do priming, já que a levedura está metabolizando esses compostos.

Abraço
 
Calma, não se aborreça!

Muitas coisas no processo da brassagem, fermentação e envase podem ser trabalhadas. É preciso levar tanta coisa em consideração, que se vc se prender à detalhes inúteis, pode acabar paranóico. O importante é você entender o que vc está fazendo e porque está fazendo, senão vai gastar tempo, energia e preocupação com coisas que não precisariam de tanta atenção. Controle de temperatura no priming é uma delas.

A precisão do termo "temperatura ambiente" não é zero, embora seja um pouco relativa, quando penso "Temperatura ambiente" eu penso numa temperatura média. Se vc mora dentro de um forno, ou no alaska, não considere que vc está dentro da temperatura média ambiente, tem que manter um bom senso.

Se está muito frio, pode-se aquecer as garrafas, afim de aprontar o processo mais rapidamente e se está muito quente, abaixar essa temperatura, quando os casos forem extremos.

Quais seriam suas teorias para a deterioração da cerveja fazendo priming a 30ºC?

Posso estar enganado, mas ao que sei, a influencia mais direta da temperatura na cerveja pronta é a oxidação. O processo oxidativo é alguma coisa reduzido durante o processo do priming, já que a levedura está metabolizando esses compostos.

Abraço

É valido dizer que o pouquinho de oxigênio que entra na garrafa enquanto envasamos é consumido pelas leveduras no priming? Sobrando pouquissimo ou nenhum oxigenio na garrafa carbonatada?
 
É valido dizer que o pouquinho de oxigênio que entra na garrafa enquanto envasamos é consumido pelas leveduras no priming? Sobrando pouquissimo ou nenhum oxigenio na garrafa carbonatada?

Pode ser mas, em geral, a prática mostra que não muito. Mesmo as cervejas refermentadas na garrafa sofrem oxidação...

Não sei exatamente como a levedura age nesse momento tardio, mas poderia supor que ela não utilizaria nesse estágio nenhum metabolismo aeróbico, nem sequer utilizaria oxigênio na composição de novas células, porque a replicação celular no priming deve ser mínima.

Isso já é diferente do que se observa em cervejas engarrafadas com Brettanomyces, que consomem oxigênio muito mais ativamente e tendem a não apresentar sinais de oxidação mesmo após muito tempo na garrafa...
 
Gostaria de saber qual é a experiência do pessoal aqui do Sul mantendo as garrafas em temperatura ambiente após o envase. Tiveram problemas de oxidação? Pergunto isso pois a geladeira comporta apenas o fermentador e não terei espaço para maturar na garrafa. Outra hipótese seria utilizar o freezer, pois a geladeira na qual estará o fermentador é dúplex, porém corro o risco de congelar a cerveja ( está aí outra dúvida, seria um problema congelar a cerveja?!)
 

Latest posts

Back
Top