Aquecimento c/ Resistência/Panela Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, acabei de concluir a instalação da minha nova panela (inox, 60 litros de volume útil, resistência de baixa densidade circular 6000W no fundo e manta isolante) e agora estou em dúvida em relação aos finalmentes. Uma delas é: se pré-aquecer a água a aproximadamente 72º, desligar tudo e despejar o malte (esperando 90 minutos desse modo), ainda assim vou precisar do fundo falso ou de uma bag?
 
Lucas,

Não sou o Guenther, mas essa eu consigo responder:

Esse poço termométrico tem uma rosca de 1/2 no corpo dele. Então o que o Guenther fez foi rosquear o poço em uma das saidas do T e voila, está instalado!

http://www.fullgauge.com.br/produtos/acessorios

Rolando a página você vai conseguir ver a "proteção para sensor" (poço termométrico), e na foto você vai ver a estrutura.
 
Lucas,

Não sou o Guenther, mas essa eu consigo responder:

Esse poço termométrico tem uma rosca de 1/2 no corpo dele. Então o que o Guenther fez foi rosquear o poço em uma das saidas do T e voila, está instalado!

http://www.fullgauge.com.br/produtos/acessorios

Rolando a página você vai conseguir ver a "proteção para sensor" (poço termométrico), e na foto você vai ver a estrutura.

Valeu mesmo!!

abs
 
Pessoal,

Estou montando um equipamento para 20 L. Pretendo fazer num esquema BIAB, usando uma panela externa com resistência e uma interna furada pra evitar que o saco bata na resistência.

Nesse caso o processo todo vai ser feita nessa única panela, então a qtd de água no início do processo tem que ser a final, certo?

Tinha pensado em usar uma panela externa de 36 L e uma interna de 28 L ou 32L, mas lendo um pouco, como o sistema precisa levar a água toda desde o início, talvez isso não seja suficiente.

O quê acham?

Só pra completar, vou usar uma resistência de 3 kW e já comprei aquelas bombas de painel solar do AliExpress.

Outra coisa: moro em apartamento onde o sistema elétrico não possui terra. Alguma recomendação ou "boa prática" pra garantir que num eventual problema no sistema eu não fique grudado na panela?
 
Qual a potencia da resistência utilizar em um caldeirão numero 36 para produzir levas de 20L? Com potencia suficiente para fazer também a fervura.

Obrigado.
 
Qual a potencia da resistência utilizar em um caldeirão numero 36 para produzir levas de 20L? Com potencia suficiente para fazer também a fervura.

Obrigado.

Coloquei uma de 2kw... dá uma fervurinha... rsrsrsrs... hoje colocaria uma de 3kw... lembrando que a leva de 20l precisa de uns 27 a 30l de água... esse foi meu erro...
 
Coloquei uma de 2kw... dá uma fervurinha... rsrsrsrs... hoje colocaria uma de 3kw... lembrando que a leva de 20l precisa de uns 27 a 30l de água... esse foi meu erro...

Legal. Vou usar uma de 3000w. Vou usar ela com fundo falso, graos por cima do fundo falso, e sempre que estiver ligada o mostro vai ser recirculado usando uma boma de maquina de lavar
 
Cara! Cuidado com isso! Corre o risco de entupir, ou o fluxo ser pequeno e a resistência rodar seca!
Coloque a resistência o mais baixo possível, de preferência abaixo da linha do registro
 
Cara! Cuidado com isso! Corre o risco de entupir, ou o fluxo ser pequeno e a resistência rodar seca!
Coloque a resistência o mais baixo possível, de preferência abaixo da linha do registro

Sim, abaixo do registro. Hoje no fim da brassagem eu ja uso a bombinha para a filtragem e funciona muito bem.
 
Como que voce conectou a bomba de maquina de lavar na panela? Estou tendo problemas! Se der envie uma foto
 
Como que voce conectou a bomba de maquina de lavar na panela? Estou tendo problemas! Se der envie uma foto

Veja se abre as fotos. Celular.
 

Attachments

  • 20140923_222908.jpg
    20140923_222908.jpg
    156.7 KB · Views: 393
  • 20140923_222923.jpg
    20140923_222923.jpg
    168.5 KB · Views: 362
Coloquei uma de 2kw... dá uma fervurinha... rsrsrsrs... hoje colocaria uma de 3kw... lembrando que a leva de 20l precisa de uns 27 a 30l de água... esse foi meu erro...

Mas pensando bem, você nao corre o risco de caramelizar o mostro. A minha fervura que faço hoje uso 2 bocas de um fogão normal. Também nao é tão forte assim.
 
hidrautech.com - Site para compra de resistências
Entra em contato com eles que eles fazem a resistência que você precisar

Comprei duas de 2kw pra uma panela de 38 litros. Uma só consegue chegar à fervura, mas só se a panela estiver fechada.

Escolhi usar duas de 2kw, pra diminuir a inércia térmica, ja que uso Tic pra controlar a temperatura. A segunda assim só é ligada para subida de temperatura e pra fervura.
 
hidrautech.com - Site para compra de resistências
Entra em contato com eles que eles fazem a resistência que você precisar

Comprei duas de 2kw pra uma panela de 38 litros. Uma só consegue chegar à fervura, mas só se a panela estiver fechada.

Escolhi usar duas de 2kw, pra diminuir a inércia térmica, ja que uso Tic pra controlar a temperatura. A segunda assim só é ligada para subida de temperatura e pra fervura.

Eu to pensando em comprar uma de 3000w 220v. Assim nao tenho problema com fiação que eh de 2,5mm2 aqui em casa. Vou usar com o tic tbm na brassagem. Vc usa 2 panelas ou faz tudo na mesma com fundo falso para nao ter contato do grão com a resistência?
 
Eu to pensando em comprar uma de 3000w 220v. Assim nao tenho problema com fiação que eh de 2,5mm2 aqui em casa. Vou usar com o tic tbm na brassagem. Vc usa 2 panelas ou faz tudo na mesma com fundo falso para nao ter contato do grão com a resistência?


Uso duas. Segue tópico com detalhes e esquema do meu equip.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404174

Pra falar verdade ate agora só instalei uma resistência e não pus a bomba por não ter resolvido as conexões dela. Tive problemas com vedações também que atrapalharam a montagem do equipamento.

O bom de usar as duas de 2kw é que eu pude conectar à duas tomadas e usar fio de extensão normal para conectar as resistências.
 
Ola Hamilton

Voce ainda utiliza este sistema ou deu uma atualizada?
Estamos desenvolvendo o nosso e gostei muito de sua ideia.

obg

Marcao
 
Ola
Com esta resistencia, nao teve problema em caramelizar o açucar no fundo da panela?


Marcao
 
Ola
Com esta resistencia, nao teve problema em caramelizar o açucar no fundo da panela?


Marcao

A minha de 2500w nao caramelizou. Sempre que a temperatura cai o tic liga a bomba e a resistência. fica ligado questão de 1min e quando a temperatura chega na programada ele desliga.
 
Oi Balabuch,

A foto aí de cima é minha, do equipamento que montei e estou usando! Legal que você gostou... Mas só pra explicar o que fiz:

Aqui em Concórdia-SC, o sistema é 220V monofásico. Eu não tinha terra nesse ponto da casa, então comprei uma barra de cobre, enterrei e puxei fiação para aterrar a rede até o painel principal. Do painel principal eu puxei um cabo para 30A com 3 fios (1 fase, 1 neutro e 1 terra) até uma caixa secundária que tem 2 disjuntores, 1 unipolar 30A e outro disjuntor DR 30A. O disjuntor DR eu considero fundamental para segurança, casa haja qualquer fuga de tensão (curto, choque, etc.) maior do que 30mA, o disjuntor desarma a rede e evita que alguém morra eletrocutado. É barato e vale a pena investir nele! O disjuntor unipolar apenas proteje os equipamentos de sobrecarga, mas não evita choques!

Depois usei fiação e conectores sempre com capacidade para 30A. Tenho duas resistências de 5.000W cada. Elas nunca operam simultâneamente, mas cada uma consome cerca de 18A quando ligada. O meu sistema está projetado com folga, assim evita problema de aquecimento de fios.

Ah, vi o pessoal comentando acima sobre ligar resistências direto em controladores TIC/PID, etc... O ideal é que você ligue essas resistências através de relés de estado sólido, pois os controladores normalmente não aguentam a corrente que as resistências exigem. No meu sistema eu uso controladores PID TC4S da Autonics, relé de estado sólido 40A e um relé mecânico por segurança (os relés de estado sólido sempre deixam passar um pouco de corrente, mesmo quando desligados). As resistências e as panelas são aterradas. Quem puder fazer aterramento não deve deixar de fazer por segurança! Eletricidade não é brincadeira gurizada!

Abraços,

Rodrigo, qual a marca/modelo do marcador de tempo que você usou?
 
Pessoal, acabei de concluir a instalação da minha nova panela (inox, 60 litros de volume útil, resistência de baixa densidade circular 6000W no fundo e manta isolante) e agora estou em dúvida em relação aos finalmentes. Uma delas é: se pré-aquecer a água a aproximadamente 72º, desligar tudo e despejar o malte (esperando 90 minutos desse modo), ainda assim vou precisar do fundo falso ou de uma bag?

Estou para montar um setup bem parecido com o seu, pode contar como foi sua experiencia?

O tempo para aquecimento foi razoável?
 
Olá pessoal,

Estou querendo montar um sistema de RIMS em casa e queria uma ajuda nessa parte das resistências.
Hoje eu faço em duas panelas de 22l com bazooka, no meu fogão convencional. E o volume que vai para o fermentador é de 15 litros, que é a capacidade útil do meu fermentador (um cônico da Damek).

Estou pensando em comprar uma panela de 32,5l (panela 36) pra servir como HTL, pois as vezes faço cervejas com uma carga de malte mais alta (chegando em 7 kg de malte). E uma das minhas panelas de 22L seria a BK.

A minha dúvida é, será que uma resistência de 2kW em cada panela é o suficiente (para mostura e para fervura)?
Pois moro em um apto alugado onde a rede é 110V e não posso mexer no quadro de força. E se usar um de 2kW, daria pra usar em tomadas de 20A, pois a amperagem seria de 18,18 (2000/110). Está certa essa conta?

Valeu pela ajuda pessoal.

Abraços
 
Boa noite pessoal, montei meu sistema single vessel com uma resistência 6500w(tomadas e ficao tudo para 32a), porém algumas vezes ao colocar a chave teste na panela vejo que acende quando a resistência liga, se eu retirar a chave e colocar de novo ja não acende mais.
Alguém saberia me explicar o porque? E por que é apenas algumas vezes que "vaza essa corrente" e não sempre.
Valeu
Abraços
 
A penela não está aterrada, qual o melhor procedimento para aterrar? Colocar um jacaré na alça da panela e conectar no terra da tomada ?
 
A penela não está aterrada, qual o melhor procedimento para aterrar? Colocar um jacaré na alça da panela e conectar no terra da tomada ?

Aterra logo então, pode ser feito assim se você tem aterramento na tomada de casa.
 
Sua resistência pode estar com defeito, não é normal vazar corrente.
Pode ser que você tenha parafusado errado na panela também, a resistência tem um isolante que deve ficar entre a panela e o condutor.
Boa noite pessoal, montei meu sistema single vessel com uma resistência 6500w(tomadas e ficao tudo para 32a), porém algumas vezes ao colocar a chave teste na panela vejo que acende quando a resistência liga, se eu retirar a chave e colocar de novo ja não acende mais.
Alguém saberia me explicar o porque? E por que é apenas algumas vezes que "vaza essa corrente" e não sempre.
Valeu
Abraços
 
Eu colei o fio terra no condulete de alumínio que usei pra proteger a conexão da resistência na panela com durepox.
A penela não está aterrada, qual o melhor procedimento para aterrar? Colocar um jacaré na alça da panela e conectar no terra da tomada ?
 
Notei que isso geralmente ocorre quando ligo a bomba e a resistência juntos.
O isolante é um anel de plástico?
Coloquei o anel de plástico, uma porca, o fio, outra porca.
Isolei com alta fusão.
Será que se alterar os polos resolverá?
Acham que de fato é problema na resistência ?
 
Olá a todos, preciso de uma ajuda na instalação da minha resistência elétrica, ela tem 1800W, vou controlar com um TIC-17, mas para não trabalhar muito perto do limite de corrente resolvi instalar um relé de 25A, aí que está minha dúvida. Meu TIC já está todo instalado, eu gostaria de saber em que parte da instalação posso colocar o relé, o modelo dele é esse do link (http://www.metaltex.com.br/produto/tzc/tzc-rele-de-estado-solido-monofasico-ssr). Obrigado
 
Olá a todos, preciso de uma ajuda na instalação da minha resistência elétrica, ela tem 1800W, vou controlar com um TIC-17, mas para não trabalhar muito perto do limite de corrente resolvi instalar um relé de 25A, aí que está minha dúvida. Meu TIC já está todo instalado, eu gostaria de saber em que parte da instalação posso colocar o relé, o modelo dele é esse do link (http://www.metaltex.com.br/produto/tzc/tzc-rele-de-estado-solido-monofasico-ssr). Obrigado


Seria melhor abrir um tópico específico para sua dúvida ... Como controlar uma resistência usando um tic-17 e um Rele de estado sólido, ou uma busca por um tópico mais parecido com a sua dúvida.
Fica difícil responder a sua pergunta sem saber exatamente como o seu TIC está "todo instalado". Seria melhor um esquemático.
Segue um exemplo de como fizeram em outro post http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=116438&d=1448728878
Atente ao fato que a tensão de alimentação do exemplo pode ser diferente dos seus equipamentos.
Por fim eletricidade não é brincadeira se está com dificuldade será melhor contratar um profissional para fazer a instalação.
 
fala pessoal

to querendo fazer um sistema que funcione tanto no fogo quanto eletricamente.
queria fazer meu sistema com 2 panelas, umas com o cereal e a outra com água quente.
tenho algumas duvidas:
a panela com a resistência instalada pode ser aquecida por fogo?
posso usar bazooka?
o sensor de temperatura do TIC desliga a bomba ou a resistência?
obrigado
 
fala pessoal

to querendo fazer um sistema que funcione tanto no fogo quanto eletricamente.
queria fazer meu sistema com 2 panelas, umas com o cereal e a outra com água quente.
tenho algumas duvidas:
a panela com a resistência instalada pode ser aquecida por fogo?
posso usar bazooka?
o sensor de temperatura do TIC desliga a bomba ou a resistência?
obrigado

a panela com a resistência instalada pode ser aquecida por fogo?
posso usar bazooka? Pode sim, não tem problema nenhum.

o sensor de temperatura do TIC desliga a bomba ou a resistência? o controlador de temperatura q irá desligar a resistencia conforme vc programar ele. Dependendo do modelo, ele pode ligar e/ou desligar a resistencia e a bomba (simultaneamente ou em tempos distintos, conforme programação).
obrigado
 
Senhores,

Alguém sabe onde encontro um esquema completo para LEIGOS para montagem de um kit completo de panelas com resistencia e automatizado?
Sou Leigo nesse tipo de montagem mas gostaria de montar um completo com as 3 panelas e todas as conexões necesárias para ter um kit automatizado de controle de brassagem e cozimento.
 
Procurando aqui no fórum você vai encontrar muita informação. Não tem nada perfeito e acabado, tem que ralar.
 
Back
Top