Aquecer geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sou do sul, então aqui no inverno faz bastante frio e essa preocupação de como aquecer a geladeira tem que ser levada bem a sério. Porém, não confio em lâmpadas que podem derreter o soquete/plafon, causar curto, e tudo que pode vir daí. Já ouvi inúmeros relatos deste tipo de ocorrências.

Optei por usar um aparelho esterilizador de ar chamado Sterilair (anexo). Se você comprar um novo, vai sair bem caro, mas pesquisando bem você acha usados em site de compras (eles duram uma vida inteira), por algo em torno de R$ 50,00 a R$80,00.

O melhor de tudo é que eles de fato aquecem a geladeira, e com segurança.


Interessante. Me diz uma coisa: evita que a geladeira fique mofada por dentro também?
 
Caramba...desculpem a ignorância mas, aquecer a geladeira para quê? Para atingir qual temperatura? To boiando ( sou iniciante é claro).....desculpem a pergunta.
 
Caramba...desculpem a ignorância mas, aquecer a geladeira para quê? Para atingir qual temperatura? To boiando ( sou iniciante é claro).....desculpem a pergunta.
O foco é na fermentação, em que você coloca o fermentador dentro da geladeira e controla a temperatura para manter constante a temperatura do mosto/cerveja enquanto fermenta. Se você mora em regiões mais frias, região Sul por exemplo, e comum a temperatura no inverno atingir valores abaixo de zero.
E aí e necessário aquecer o ambiente interno da geladeira pra poder fermentar uma cerveja Ale a 20 graus Celsius, por exemplo.
 
Caramba...desculpem a ignorância mas, aquecer a geladeira para quê? Para atingir qual temperatura? To boiando ( sou iniciante é claro).....desculpem a pergunta.

Sua dúvida faz sentido para pessoas que moram no norte do país, aonde raramente as temperaturas baixam de 18°C.
Mas acredite, existem lugares e períodos do ano em que as temperaturas estão muito abaixo disso, o que torna impossível produzir uma cerveja Ale, ou maturar uma Lager, então, a preocupação do Homebrew não é mais como gelar, mas sim como esquentar a geladeira/cerveja.
 
Dentro da geladeira, ligada no controle de temperatura. Esse negócio é feito para "amarrar na cintura" do fermentador. É lento, mas eficiente.

Quão lento ele é?
Estou utilizando lâmpada cerâmica de 25w, mas está dando problema... ela aquece muito rápido e obviamente o líquido nem tanto assim, logo qdo ela desliga o ambiente da geladeira já está bem quente e ultrapassa bem o limite, ligando a geladeira bem rápido... essa tbm tem q trabalhar muito forte para baixar a temperatura logo e baixa demais tbm, e fico nesse loop infinito, eheheheh
To querendo ver a melhor solução para trocar essa lâmpada-resistência.
Obrigado.
 
Andei passando por uns dias em que a temperatura ambiente, à noite, caia abaixo da de fermentação e, consequentemente, quando eu olhava o visor do termostato ele marcava ás vezes até 4 graus abaixo. Como tenho mais um controlador idêntico (TIC17) pensei em usar um para aquecer e um para resfriar, de modo que nunca tivesse algo sempre ligado. Minha dúvida é a seguinte: Posso ligar um único sensor em dois controladores ou precisarei usar dois sensores ?
 
Ola!! Alguém usa aquelas placas de aquecimento para répteis.
Achei uma a prova d’água com 20w que diz aquecer até 40 graus.
Estou pensando em comprar a uma pra colocar de baixo do fermentador.
 
Só um devaneio, e se em vez de aquecer a geladeira, usar um termostato com aquecedor daqueles de aquário e usá-lo submerso para aquecer o mosto?
 
Ola!! Alguém usa aquelas placas de aquecimento para répteis.
Achei uma a prova d’água com 20w que diz aquecer até 40 graus.
Estou pensando em comprar a uma pra colocar de baixo do fermentador.
acho que 20w é bem pouco, vai demorar um bocado para aumentar a temperatura.
eu uso resistência de chocadeira 100w, montei numa placas de madeira e coloco na base da geladeira, bom eficiente e barato
 

Attachments

  • IMG_20191209_190443054.jpg
    IMG_20191209_190443054.jpg
    101.2 KB · Views: 57
Se o seu aparelho tem netrada para 2 sensores, vc pode usar. Eu tenho 2 controladores e ambos só tem lugar para conectar 1 sensor de temperatura.
Meu aparelho é o TIC17 (na verdade tenho dois) que só aceita um sensor, no caso o que eu tenho pensado é em usar apenas um sensor e ligar em paralelo nos dois.
 
acho que 20w é bem pouco, vai demorar um bocado para aumentar a temperatura.
eu uso resistência de chocadeira 100w, montei numa placas de madeira e coloco na base da geladeira, bom eficiente e barato

Bacana, no caso essa peças de porcelana já servem como pezinhos??
Entao, eu tenho um frigobar de 120L, e como a placa ficaria em contato direto com a bombona, achei que seria suficiente.
Abs,
 
Bacana, no caso essa peças de porcelana já servem como pezinhos??
Entao, eu tenho um frigobar de 120L, e como a placa ficaria em contato direto com a bombona, achei que seria suficiente.
Abs,
as peças de porcelana são isoladores, não são pezinhos não.
Elas ficam pra cima para que a resistencia não encostem em nada.
A face lisa da madeira sem nada fica apoiada no fundo da geladeira
 
Eu uso um secador de cabelo dentro preso dentro da geladeira. O Secador é 220V, mas ligo ele no 127V dai a potência cai para cerca de 25% do valor nominal, ou seja no meu caso cai para perto de 330W.
Fiz uma adaptação com a possibilidade de reduzir a tensão pela metade com um diodo e uma chave (na maioria dos secadores é esse processo adotado para sair ar menos quente). Neste caso a potência caiu ainda mais... caiu para perto de uns 60W.
O legal do secador é que além de esquentar ele tb tem o ventiladorzinho que força a circulação do ar. Minha cidade (Poços de Caldas) é bem fria... no inverno chega a próximo de zero em algumas noites do inverno. Agora no verão tem feito 18° a 20° praticamente daria para fermentar sem geladeira... rsrsrs.

Ah... na foto está mostrando o secador, mas não estava em uso no momento da foto... A cerveja estava guardada com a geladeira desligada para carbonatação.
 

Attachments

  • Geladeira.jpeg
    Geladeira.jpeg
    36 KB · Views: 56
  • Controlador.jpeg
    Controlador.jpeg
    37.5 KB · Views: 53

Latest posts

Back
Top