Aquecer geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Alguém que têm usado as resistências da WE tem fotos de como fixou na geladeira/freezer?

Queria montar algo mais ajeitado pra deixar fixo dentro de um frigobar ligado no controlador de temperatura.

Valeu!
 
Eu to usando um aquecedor daqueles de resistencia ligado no termostato digital... funciona que é uma brastemp.. kkkkkkkkkkkkkkkk
 
Tenho anotado um post do Guenther, não lembro se foi aqui no fórum ou no face, só não tenho o link.
O que o mestre diz é isso:

"usando um controlador estilo TIC-17, o que tu podes fazer é usar das entradas NA e NF.

Nesses controladores, nós temos uma entrada C, que é a Comum. A entrada Comum é a que vai energizar as saídas NA ou NF dependendo do caso.

NA = Normalmente Aberto = "Normalmente Aberto" quer dizer que a ligação entre C e NA está normalmente aberta, ou seja, ela só é fechada (ligada, como um interruptor de luz) quando o relé do termostato é acionado.

Resumindo, se o TIC está na função resfriamento, e passou da temperatura máxima programada, e ele vai fazer a conexão entre C e NA, e como a geladeira está ligada no NA, ela vai ligar.

NF = Normalmente Fechado - Isso quer dizer que o funcionamento dessa saída é o contrário da outra, ou seja, que quando o relé está desligado (temperatura abaixo do máximo programado) o C está ligado ao NF, e quando passar da temperatura que tu queres, essa saída será desligada, e a NA será ligada.

O seja, tu tens que ligar a geladeira no NA, e a lâmpada no NF. Quando a temperatura estiver abaixo do que tu queres, NF estará ligado (lâmpada) e NA desligado (geladeira). Quando passar da temperatura e precisar de resfriamento, NF vai desligar (lâmpada) e NA vai ligar (geladeira)."
Alguém sabe dizer se consigo usar esse mesmo esquema no MTE 2hp da Full Gauge?

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Reativando o tópico, alguém já montou as ligações do FG mt516e? Procuro pelo esquema, o manual é confuso. Ele tem 2 estágios, um pra geladeira e outro pro aquecedor...
Valeuuu
 
Eu utilizo secador de cabelo!!!

Comprei um secador de cabelo potente 220V e utilizo ele na tensão de 110V.

Utilizo um controlador de temperatura coel z31A que tem a função de aquecimento!
AMO meu sistema, utilizo a geladeira em 40ºC para minhas SOURS.


Funciona MTO bem!
 
Eu utilizo secador de cabelo!!!

Comprei um secador de cabelo potente 220V e utilizo ele na tensão de 110V.

Utilizo um controlador de temperatura coel z31A que tem a função de aquecimento!
AMO meu sistema, utilizo a geladeira em 40ºC para minhas SOURS.


Funciona MTO bem!

Nossa ótima idéia obrigado por comentar, tem um secador aqui em casa muito muito fraco minha esposa fala que não serve pra nada, bom... agora vai servir vlw.

Tenho uma raspberrypi2 com 4relays um esta ligando a geladeira tem mais 3 livres vou ligar o secador, só tenho que testar o timing, para não subir muito a temperatura, como foi eu que fiz o software que liga e desliga, não vai ser problema :cool:
 
Ate seria mais fácil ligar uma lâmpada e modificar o modo. Mas fiquei receoso em fazer isso pq tenho lido que a cerveja precisa ficar em local escuro. .. mas confesso que nao tive tempo de ir em busca do aprofundamento desta questão da fotosensibilidade. Por isso coloquei a agua e funcionou bem... carbonatou legal em 12 dias...

Bom dia Pessoal,
Eu uso uma bolsa de água quente(borracha) para esquentar o interior da geladeira. Tava pensando em colocar a lampada, mas me veio a mesma duvida. Que a cerveja precisa ficar em loca de pouca luminosidade ou nenhuma, por isso que não uso. Tava pensando em colocar uma resistência que vi nas brew shops para vender. Porque para manter uma geladeira em 24 graus aqui no Sul no inverno não é fácil. Abraços
 
eu utilizo um aquecedor, aqueles pequenos tipo uma estufinha que tem um ventiladorzinho dentro, coloco no mínimo e plugo no controlador para aquecer.
 
Bom dia Pessoal,
Eu uso uma bolsa de água quente(borracha) para esquentar o interior da geladeira. Tava pensando em colocar a lampada, mas me veio a mesma duvida. Que a cerveja precisa ficar em loca de pouca luminosidade ou nenhuma, por isso que não uso. Tava pensando em colocar uma resistência que vi nas brew shops para vender. Porque para manter uma geladeira em 24 graus aqui no Sul no inverno não é fácil. Abraços
Gauderio, uso lâmpada e cubro todo o bulbo com papel alumínio. Ligo no controlador que programo para aquecimento. Tem funcionado muito bem. Abçs.
 
Alguém tem alguma sugestão de alternativa para a lâmpada incandescente dentro da geladeira pra aquecer?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Eu uso um secador de cabelos daquele bem pequenos de motel, coloco na saída do controlador tic17 NORMAL FECHADO e tiro a tomada que alimenta o refrigerador, funciona perfeitamente, e olha que faço cerveja no inverno em Gramado!
 
Dentro da geladeiras ou freezer eu uso uma lâmpada de forno de 40w com bocal de louça (não derrete) dentro de um pode de cerâmica fechado com camadas de papel alumínio (para não emitir luz), com controle de temperatura para ligar e desligar. Já testei até 30 graus numa Saison e funciona perfeitamente.
 
Dentro da geladeiras ou freezer eu uso uma lâmpada de forno de 40w com bocal de louça (não derrete) dentro de um pode de cerâmica fechado com camadas de papel alumínio (para não emitir luz), com controle de temperatura para ligar e desligar. Já testei até 30 graus numa Saison e funciona perfeitamente.
 
Eu uso um secador de cabelos daquele bem pequenos de motel, coloco na saída do controlador tic17 NORMAL FECHADO e tiro a tomada que alimenta o refrigerador, funciona perfeitamente, e olha que faço cerveja no inverno em Gramado!


Opa, nem tinha pensado nisso...vou ver se acho um secador...kkkk...Valeu
 
Claro que cada um faz o que lhe convém, mas a luz emitida por lâmpadas comuns dificilmente vai causar algum problema em nossos fermentadores plásticos (em bombona azul ainda mais difícil que em balde).

Lâmpada incandescente não emite UV, fluorescente emite muito pouco. Cobrir a lâmpada não fará mal algum (só cuidado com o alumínio no bocal) e se for para ter maior tranquilidade fazendo isso, beleza.

Eu pessoalmente vou pelo mínimo esforço e deixo uma lâmpada fluorescente solta na geladeira mesmo.
 
Uso um controlador mt516e de dois estágios, com uma lâmpada incandescente 60w no 2° para aquecimento. Histerese de 0.5 °C a temperatura está sempre dentro do que eu quero. Funciona perfeitamente! A luz emitida não chega afetar a fermentação, mas talvez em baldes mais finos ou transparentes deva-se tomar algum cuidado.
 
Eu uso uma lâmpada incandescente de 30w em levas de 50l. Levo em torno de 1h pra subir 1.5 graus. Enrolei em umas 5 camadas de papel alumínio esconder a iluminação, mas antes deixei ela ligada fora da geladeira por um tempo para não ficar aquele cheiro de "queimado".
 
Eu tenho usado lâmpadas econômicas de 15W, funcionam bem e eu consigo manter a cerveja na casa dos 24ºC mesmo durante o inverno aqui em Curitiba.

Se houver algum impeditivo para lâmpadas, sugiro uma resistência de 50 à 100W. A JCS resistências (procura no mercado livre) deve fazer sob encomenda.

PS: Meu freezer é novo (vedação perfeita) e o controlador de temperatura é de 2 estágios (liga e desliga a lampada/freezer separadamente).

Opa jalexandre, sabe se dá pra usar esse termostato pra controlar tanto resfriamento como aquecimento? Como eu faria, só ligar a geladeira na entrada colling e a lâmpada na healing? É isso?

Vlw... Obrigado!

https://tinyurl.com/y59hs8q4

Vlw!!!
 
Last edited:
Opa jalendre, uma dúvida aqui, sou super iniciante na arte de produzir cerveja, preciso de uma ajuda... Eu moro em São Paulo capital e aqui boa parte do ano temos temperaturas mais altas durante o dia, mas durante a noite a temperatura cai bastante. Queria um termostato que ligasse/desligasse a geladeira pra manter a temperatura ideal durante o dia (que é quente) e que ligasse/desligasse uma lâmpada ou resistência pra aquecer a geladeira durante a noite (que é fria). Sei que tem uns com as duas funções mas aí eu teria que de manha fazer a ligação da geladeira no termostato e a noite trocar pra lâmpada. Certo? Será que daria certo ter dois termostatos? Tipo, um ligado na geladeira e um na resistência? Ou será que tem um termostato que eu ligo a geladeira e a lâmpada nele e aí ele faz esse controle sozinho? Desculpe, não sei se deu pra entender, sou péssimo em ser objetivo e resumir as coisas... Obrigado por enquanto!!!!
Dá sim. Tenho um desses e utilizo dessa maneira.

Dá hora Osternack!!!! Cara, seria pedir muito você passar um esqueminha de como faz a ligação dos fios? Ví uns vídeos no Youtube que o cara liga o fio da lampada junto com o da alimentação do termostato, fiquei confuso... Vlw
 
Last edited:
O meu eu montei assim. Utilizei essas caixinhas de MDF de loja de artesanato.
Este eu uso só para refrigeração.
Para ligar a lâmpada é só adicionar uma nova tomada de saída, ligar no mesmo esquema da refrigeração,
 

Attachments

  • 2.jpg
    2.jpg
    49.2 KB · Views: 78
  • 1.jpg
    1.jpg
    38.9 KB · Views: 84
  • 2a.jpg
    2a.jpg
    51.4 KB · Views: 69
Last edited:
Eu uso um aparelho elétrico para mosquito, sem o repelente, hehehe. Na prática ele funciona como uma resistência, mas sem a luz da lâmpada, não q a mesma seja um problema, mas acho mais prático, durável e seguro. Ligo no MT512E. No inverno, não uso o repelente mesmo...
 

Attachments

  • 4e22014a278bccf831f6d607f0d657d6.png
    4e22014a278bccf831f6d607f0d657d6.png
    31.7 KB · Views: 41
Eu uso um secador velho de 1600w ligado ao meu stc1000
A luz não é a melhor escolha.... para alem de a luz não ser benéfica para a cerveja a maior parte da energia é convertida naquilo que não interessa que é..... luz....
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.16.00.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.16.00.jpeg
    64.6 KB · Views: 62
  • WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.15.04.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.15.04.jpeg
    38.7 KB · Views: 58
Last edited:
Eu uso um aparelho elétrico para mosquito, sem o repelente, hehehe. Na prática ele funciona como uma resistência, mas sem a luz da lâmpada, não q a mesma seja um problema, mas acho mais prático, durável e seguro. Ligo no MT512E. No inverno, não uso o repelente mesmo...
61gZNB5XnAL._SY355_.jpg


Uso uma lâmpada destas de aquecimento para animais, de 25W. Não emite luminosidade, somente aquece já que é basicamente uma resistência.

https://www.aliexpress.com/item/110...?spm=a2g03.10010108.1000001.12.17c91f86iq0r0v

Nesse caso é como voce diz é como se fosse uma resistência.... o objetivo desse objecto é produzir calor.
 
Last edited:
Pessoal,

Eu ainda uso lâmpadas incandescentes, pois meu pai tem algumas guardadas, mas a melhor alternativa são resistências.

A WE tem um produto pronto para isso, acredito que vale a pena.

http://loja.weconsultoria.com.br/resistencia-de-controlador-220v-20w-hertz-p50101/

Guilherme
Uso lâmpada incandescente tb, nunca tive problemas... certa vez usei uma dessas resistências da we, ela derreteu o plástico do meu freezer numa noite...depois disso nunca mais usei, tá jogada num canto...
 
Quanta criatividade (ou gambiarra) para fazer cerveja, hehehe.
As leveduras vão ficar bem penteadas com o secador de cabelo. Hihihihi.
 
Quanta criatividade (ou gambiarra) para fazer cerveja, hehehe.
As leveduras vão ficar bem penteadas com o secador de cabelo. Hihihihi.

Hehehehe acho que criatividade é requisito do cervejeiro caseiro... ou isso ou bastante dinheiro .... e como não há muito dinheiro.... há que dar condições para as leveduras trabalharem....
O secador funcionar muito bem, e as pedras tem uma dupla função, primeiro faz com que não derreta o interior da geladeira (o secador é potente) e depois atua como radiador de calor que faz com que secador não esteja sempre a trabalhar.
Desta forma consigo controlar a temperatura nas diferentes fases....
 
Sou do sul, então aqui no inverno faz bastante frio e essa preocupação de como aquecer a geladeira tem que ser levada bem a sério. Porém, não confio em lâmpadas que podem derreter o soquete/plafon, causar curto, e tudo que pode vir daí. Já ouvi inúmeros relatos deste tipo de ocorrências.

Optei por usar um aparelho esterilizador de ar chamado Sterilair (anexo). Se você comprar um novo, vai sair bem caro, mas pesquisando bem você acha usados em site de compras (eles duram uma vida inteira), por algo em torno de R$ 50,00 a R$80,00.

O melhor de tudo é que eles de fato aquecem a geladeira, e com segurança.
 

Attachments

  • esterilizador-de-ar-sterilair.jpg
    esterilizador-de-ar-sterilair.jpg
    60.5 KB · Views: 52
Sou do sul, então aqui no inverno faz bastante frio e essa preocupação de como aquecer a geladeira tem que ser levada bem a sério. Porém, não confio em lâmpadas que podem derreter o soquete/plafon, causar curto, e tudo que pode vir daí. Já ouvi inúmeros relatos deste tipo de ocorrências.

Optei por usar um aparelho esterilizador de ar chamado Sterilair (anexo). Se você comprar um novo, vai sair bem caro, mas pesquisando bem você acha usados em site de compras (eles duram uma vida inteira), por algo em torno de R$ 50,00 a R$80,00.

O melhor de tudo é que eles de fato aquecem a geladeira, e com segurança.
 
Back
Top