Aproveitamento, recirculação e lavagem.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 16, 2017
Messages
22
Reaction score
0
Fiz minhas duas primeiras brassagens (ainda deveriam chamar "tentativas de...") no último fim de semana.

Em ambas, desde a medição pré fervura obtive uma densidade alta e que subiu ainda mais na OG - mesmo sem realizar a correção em razão da temperatura.

Estou quebrando a cabeça para verificar o que ocorreu, uma vez que acho que utilizei a quantidade correta de água p/ 2,750 kg de malte:

8,5 L no início (mosturação entre 68 e 64 graus por uma hora).
+ 5,5 na lavagem.

Será que o mosto que ficou no fundo da panela após a lavagem pode ter influência sobre a densidade verificada? Caso positivo, como fazer para aquela água do fundo da panela ir para o bocal, devo pressionar/empurrar o bagaço ou ajudar inclinando a panela etc? Estou usando panela c/ bazooka.

Muito obrigado pela ajuda!

João Carlos Vieira.
 
Oi João, de quanto foi a OG obtida depois da fervura? e quantos litros de mosto foram obtidos no final?
 
OGs de 1,062 no sábado e 1,070 no domingo.

O objetivo da receita era entre 1,045 e 1,060.

Não tenho ideia do aproveitamento final. Alguma dica de como medir?
 
Você usa algum programa pra montar as receitas?

Qual seu volume depois de ferver?

Qual eficiencia de mash está considerando?

A leva é para 10L, correto? Olhando o processo, acho que está com problemas na verdade em duas coisas: Cálculo da eficiencia de brassagem e volume final

1) Se for eficiencia da brassagem: Está assumindo uma eficiencia baixa de seu equipamento e aumentando seu grist de malte. Sendo genérico, assumindo uns 75% de eficiência, essa quantidade de malte vai te dar uma OG aí por volta de 1.065~1.070 pra um volume final de 10L depois de ferver

2) Se for erro de volume: Cada Kg de malte absorve ~1L de água: Total ao final do mash: 8,5-2,75=5,75. Se lavou com 5,5L= 11,25.. ao final de fervura, vai dar ~10L

Acho que são os dois fatores pra ti revisar do processo. Eu apostaria na primeira opção

abraço!
 
Cara. Eu dividi por 2 uma receita que fiz em um curso.

Foram minhas duas primeiras tentativas e não sei mexer no software (e não tive tempo de fuçar ainda...)

Utilizei nos dois dias 8,25kg de malte, mas arredondei a litragem para 8,5L. Assumi a perda de um litro de água por kg de malte e adicionei 5,5L também para arredondar.

Quanto a eficiência, pode ser que aquela considerada para a receita do curso (calculada também para 20L) divirja com a do meu equipamento (de 10L)?
 
Cara. Eu dividi por 2 uma receita que fiz em um curso.

Foram minhas duas primeiras tentativas e não sei mexer no software (e não tive tempo de fuçar ainda...)

Utilizei nos dois dias 8,25kg de malte, mas arredondei a litragem para 8,5L. Assumi a perda de um litro de água por kg de malte e adicionei 5,5L também para arredondar.

Quanto a eficiência, pode ser que aquela considerada para a receita do curso (calculada também para 20L) divirja com a do meu equipamento (de 10L)?

Não entendi muito bem, mas então você usou uma receita de 20L e dividiu pela metade correto? Mas o que quer dizer "dois dias 8,25kg de malte"

Quanto mais grãos, maior extrato potencial da brassagem.. o quanto você extrai com mosturação/lavagem vai te dar uma eficiencia. Isso varia de acordo com equipamento e técnica. Então é muito provável que a eficiencia entre seu equipamento e do curso sejam diferentes.

Se com a mesma receita, está conseguindo um percentual de açucar bem maior, quer dizer que seu processo é mais eficiente e pode diminuir a quantidade de malte para ter a OG esperada

Sugiro o uso de um programa, beersmith ou algum utilitário do brewers friends, ajuda muito nesses cálculos

abraço
 
Rodrigo, fiz a mesma receita dois dias seguidos. Errei ao descrever as medidas.

A receita original tinha 5,5kg de malte e utilizava inicialmente 3L de água por kilo de malte (para 20L). Por este motivo dividi tudo e deu 2,75kg de malte e 8,25L de água no inicio.

Será que a mera divisão por 2 pode ser motivo da diferença de densidade?

Estou vendo vídeos sobre o Beersmith para tentar configurar equipamento etc.

Acho que para duas primeiras brassagens vai dar tudo certo, mesmo errando um pouco a densidade.

Muito obrigado!
 
Back
Top