APA com fermentação estabilizada em FG 1025

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Menkauren

Member
Joined
Sep 21, 2015
Messages
6
Reaction score
0
Pessoal, me dá uma ajuda aí.Comprei um desses kits pronto para 20 litros.

A receita vai 4kg de pilsen e 1kg de caramalt. Era esperado uma OG de 1054 mas só consegui 1045. A mosturação foi feita a 68°C durante 60 minutos. Minha fermentação não teve muita atividade no airlock, usei o fermento US05, mas pode ter havido vazamento no balde. Ainda assim houve uma atenuação para 1025. Estou no oitavo dia da fermentação primária com temperatura controlada a 22°C. O que devo fazer? Continuar com a fermentação primária para atingir a FG de 1012 ou partir para secundaria ?
 
Os mais experientes me corrijam se eu estiver errado, mas acho que teu problema pode ter sido a mosturação.

Teve uma eficiencia muito baixa. Nesse período pequeno (60 min) tem que fazer o teste do iodo pra ver se converteu todo o açúcar. Outra coisa é que mosturou em uma temperatura constante muito alta pra uma APA. A APA é uma cerveja mais seca, com menos gosto de malte e mais evidencia pro lúpulo. Nessa temperatura tu deve ter formado mais açucares não fermentáveis, o que justificaria a alta FG.
 
Aquela pergunta básica, esta fazendo a medição com densímetro?
 
Os mais experientes me corrijam se eu estiver errado, mas acho que teu problema pode ter sido a mosturação.

Teve uma eficiencia muito baixa. Nesse período pequeno (60 min) tem que fazer o teste do iodo pra ver se converteu todo o açúcar. Outra coisa é que mosturou em uma temperatura constante muito alta pra uma APA. A APA é uma cerveja mais seca, com menos gosto de malte e mais evidencia pro lúpulo. Nessa temperatura tu deve ter formado mais açucares não fermentáveis, o que justificaria a alta FG.
Fiz o teste do iodo, deu satisfatório. Dá pra atenuar mais ?
 
Fiz o teste do iodo, deu satisfatório. Dá pra atenuar mais ?

Quanto tu colocou de fermento?

Provavelmente, mas pode perder um pouco a caracteristica da cerveja porque teras que inocular um fermento mais porrada, é comum se usar Redstar para tal finalidade.

Mas acho que foi pitching rate muito baixo, provavelmente somente uma sachet.
 
Quanto tu colocou de fermento?

Provavelmente, mas pode perder um pouco a caracteristica da cerveja porque teras que inocular um fermento mais porrada, é comum se usar Redstar para tal finalidade.

Mas acho que foi pitching rate muito baixo, provavelmente somente uma sachet.
Foi só um sache mesmo.
 
A baixa eficiência da cozinha pode estar mais ligada a moagem ou cálculo de água errados do que temperatura de mostura.
 
Agora que passei para a fermentação secundária, o fermento voltou a trabalhar. O airlock está soltando uma bolha a cada cinco segundos. Estou trabalhando com 10°C.
 
Pessoal, me dá uma ajuda aí.Comprei um desses kits pronto para 20 litros.

A receita vai 4kg de pilsen e 1kg de caramalt. Era esperado uma OG de 1054 mas só consegui 1045. A mosturação foi feita a 68°C durante 60 minutos. Minha fermentação não teve muita atividade no airlock, usei o fermento US05, mas pode ter havido vazamento no balde. Ainda assim houve uma atenuação para 1025. Estou no oitavo dia da fermentação primária com temperatura controlada a 22°C. O que devo fazer? Continuar com a fermentação primária para atingir a FG de 1012 ou partir para secundaria ?

Sugiro a leitura dos tópicos fixos da área "fermentação" aqui do fórum, elas devem esclarecer algumas duvidas iniciais, pra consertar na próxima.

Abraço
 

Latest posts

Back
Top