APA com Cascade - Pouco Aroma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, não faça FWH para "amargor redondo", isso é uma antiga lenda que era suportada por evidência anedótica e que hoje não procede mais, você deve usar lúpulos com baixo cohumulona.

Você pode fazer adição de lúpulo da forma que você quiser, não existe uma regra muito clara, mas o que você precisa pensar é que quanto mais tempo o lúpulo passar acima de 85ºC mais ele isomeriza o A.A. Nesse caso você deve pensar o seguinte: Vou criar uma base de amargor com lúpulos de 60 min, e depois faço adições tardias de sabor e aroma. Quando busco por IPAs muito aromáticas e com sabor bem pronunciado de lúpulo, eu faço uma adição pequena no começo de um lúpulo no começo da fervura que é para fazer a base do amargo e faço adições massivas durante os 25 minutos finais e no flameout, depois faço um DH para aparar as arestas. Só lembre-se que lúpulo de flameout contribuem para o amargor, já que sua cerveja continua acima de 85ºC por algum tempo. Não vou te falar em valores porque isso é muito relativo de cerveja para cerveja e de paladar para paladar.

Sobre valores tabelados: Eu sei que isso é muito cômodo, mas tente sair de dessa zona de conforto, digo isso porque cada variedade de lúpulo possui uma quantidade diferente de AA, de óleos totais e etc. Logo 5g de um Cascade no DH é completamente diferente de um EK Goldings, por exemplo. Então é muito importante você aprender a buscar o que você quer e não se prender a regras fáceis.


Sobre calcular corretamente, ali em cima eu postei o link para uma calculadora que acabei de fazer.
 
Olha, desculpe a sinceridade, mas isso tá parecendo uma "tabela senso comum" para Dry Hop, logo você deve "considerar" para fazer apenas o dry hop, ou seja, segundo ela você deveria usar 2g/L para um DH moderado, 3 g/L para um forte e etc. Mas já aviso que isso não funciona assim não.
Mas essa tabela não tem nada a ver com dry-hopping.
Essa tabela trata de adições tardias na fervura.
 
Cara, não faça FWH para "amargor redondo", isso é uma antiga lenda que era suportada por evidência anedótica e que hoje não procede mais, você deve usar lúpulos com baixo cohumulona.

Você pode fazer adição de lúpulo da forma que você quiser, não existe uma regra muito clara, mas o que você precisa pensar é que quanto mais tempo o lúpulo passar acima de 85ºC mais ele isomeriza o A.A. Nesse caso você deve pensar o seguinte: Vou criar uma base de amargor com lúpulos de 60 min, e depois faço adições tardias de sabor e aroma. Quando busco por IPAs muito aromáticas e com sabor bem pronunciado de lúpulo, eu faço uma adição pequena no começo de um lúpulo no começo da fervura que é para fazer a base do amargo e faço adições massivas durante os 25 minutos finais e no flameout, depois faço um DH para aparar as arestas. Só lembre-se que lúpulo de flameout contribuem para o amargor, já que sua cerveja continua acima de 85ºC por algum tempo. Não vou te falar em valores porque isso é muito relativo de cerveja para cerveja e de paladar para paladar.

Sobre calcular corretamente, ali em cima eu postei o link para uma calculadora que acabei de fazer.

Uma dica. Seria legal separar por aba cada calculo, achei muita informação numa tela só kkk, do mais obrigado pelas dicas!
 
Mas essa tabela não tem nada a ver com dry-hopping.
Essa tabela trata de adições tardias na fervura.

Não faz sentido algum ser, me desculpe. Uma tabela com adição tardia na qual não específica nada sobre tempo, AA e ainda usa a regra básica de 1 a 5g/L de lúpulo recorrente da regra de "DH". Se for uma tabela de adição tardia, ela é ainda pior do que uma tabela de DH, pois se quer faz sentido.
 
Aproveitando essa desenterrada, na tabela que o Guenther mandou:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

eu considero esses valores para o total de lúpulos da receita? Ex.: 10l de uma ipa "Forte: 3 g/l" usarei 30g total de lúpulo? ou considero 30g para cada adição tardia? ex.: 15min 30g - 10min 30g - 0min 30g?
Não faz sentido algum ser, me desculpe. Uma tabela com adição tardia na qual não específica nada sobre tempo, AA e ainda usa a regra básica de 1 a 5g/L de lúpulo recorrente da regra de "DH". Se for uma tabela de adição tardia, ela é ainda pior do que uma tabela de DH, pois se quer faz sentido.


Só para contextualizar melhor a tabela, antes que inverdades sejam criadas

Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Essa recomendação praticamente mudou a minha vida no que diz respeito a adições no final da fervura... antes disso eu fazia adições em quantidades chutadas, meio no feeling, e isso aí me deu um norte perfeito do quanto preciso adicionar pra atingir meus objetivos.

Ou seja, vc fez 20 litros, e em termos de aroma mesmo, só vai pegar algo da adição dos 5 minutos, onde você adicionou só 15 gramas, o que fica abaixo do 1g por litro, o que é algo entre fraco e imperceptível.

Resumindo, está tudo fazendo sentido pra mim. Na próxima, quer aroma de lúpulo? Comece a pensar em uma adição a 5min ou 0min com pelo menos 60g de lúpulo pra 20 litros.

Abraço,
 
Last edited:
@Inglorious Brewers

Adoro quando a ciência sobrepõe os mitos. Fique sabendo que a tua entrada foi um dos motivos de eu ainda estar por aqui.

Depois de 3 anos brassando cada vez mais parto para as adições tardias e recorro muito pouco ao DH. Me alinho muito com o que você vem dizendo e farei muito bom uso da calculadora (acabo de fazer o download).

Meus DH são sempre de algo em torno de 2-3g/l quando não são nesta taxa só nas adições tardias.

Como falou um outro cuidado importante é cuidar do amargor deixado pelo DH, que mesmo que não seja de ISO-Alfa ácidos, ele existe, seja real ou mesmo percebido pelo acréscimo de componentes do lúpulo. Isto pode desequilibrar muito uma receita.
 
@Inglorious Brewers

Adoro quando a ciência sobrepõe os mitos. Fique sabendo que a tua entrada foi um dos motivos de eu ainda estar por aqui.

Depois de 3 anos brassando cada vez mais parto para as adições tardias e recorro muito pouco ao DH. Me alinho muito com o que você vem dizendo e farei muito bom uso da calculadora (acabo de fazer o download).

Meus DH são sempre de algo em torno de 2-3g/l quando não são nesta taxa só nas adições tardias.

Como falou um outro cuidado importante é cuidar do amargor deixado pelo DH, que mesmo que não seja de ISO-Alfa ácidos, ele existe, seja real ou mesmo percebido pelo acréscimo de componentes do lúpulo. Isto pode desequilibrar muito uma receita.

Cara, fico bastante feliz em ler isso! Eu resolvi entrar aqui pra tentar discutir ciência mesmo e ver se consigo ajudar os interessados.

O amargor do DH é um ponto delicadíssimo e importante de ser discutido. Pois a ação dele não é tão fácil de entender. Eu não pesquiso com lúpulo, então o que eu sei é de pesquisa indireta, leitura de artigos e discussão com quem pesquisa. Baseado nisso, eu já vi muita discussão que indica que cervejas já bem amargas o DH pode ajudar a diminuir o amargor (ou percepção dele), em cervejas com menor amargor ele pode ajudar a aumentar a percepção de amargor. Eu noto isso realmente, mas tenho minhas dúvidas sobre, pois existe uma diferença enorme entre o que é iso-alfa-ácido e o que é percepção de amargor.

Os artigos científicos por sua vez dizem coisas bem interessantes: 1 - Há aumento considerável da concentração de humulinona no mosto. 2 - Em 19ºC é observado absorção de iso-alfa-ácido (para o caso de cervejas com alta concentra de iso-alfa). 3 - pH aumenta 4 - Algumas pesquisas encontraram aumento do ABV e diminuição da gravidade (isso indica continuação da atenuação, mas sinceramente tenho certeza que foi erro de fermentação na pesquisa), 5 - A concentração de polifenóis também aumenta durante o DH e estabiliza após o segundo dia, a temperatura influencia na extração . 6 - o potencial de reutilização cai bastante com o tempo de DH. Nesse paper aqui tem uma discussão longa sobre os pontos que levantei: Dry-Hopping: the Effects of Temperature and Hop Variety on the Bittering Profiles and Properties of Resultant Beers
 
Tranquilo Valdecir?

O lúpulo se comporta muito bem até 25ºC, você não vai extrair nada de "gramíneo" nessa faixa, mas vai fazer uma ótima extração dos óleos essenciais. Por esse motivo sempre faço DH junto com descanso do diacetil.

Inglorious Brewers,

Cara, muito boas suas contribuições aqui no fórum. To sempre atento a elas.

Aí, você pode explicar melhor como vc faz esse DH? Já tinha pensado nessa possibilidade, de fazer no descanso de diacetil, mas como acabamos indo no caminho dos "consensos cervejeiros implícitos", acabo sempre fazendo só depois, ao final do descanso, e ainda com troca de barril de fermentação.

Quanto a percepção de arroma, vc tem algo a dizer desse DH no descanso?
 
Inglorious Brewers,

Cara, muito boas suas contribuições aqui no fórum. To sempre atento a elas.

Aí, você pode explicar melhor como vc faz esse DH? Já tinha pensado nessa possibilidade, de fazer no descanso de diacetil, mas como acabamos indo no caminho dos "consensos cervejeiros implícitos", acabo sempre fazendo só depois, ao final do descanso, e ainda com troca de barril de fermentação.

Quanto a percepção de arroma, vc tem algo a dizer desse DH no descanso?

E aí tranquilo @******* ? DH não existe formula mágica, existem várias técnicas que se adequam ao que você busca. Quando eu estou fazendo cerveja em casa e meu controle sobre o processo é reduzido, eu faço o DH bem no finalzinho da fermentação, faltando 1 ou 0.5 °P para acabar, o motivo para isso é diminuir significativamente a quantidade de O2 dissolvida que aumenta quando você faz DH (isso é prejudicial para o lúpulo e para a cerveja como um todo), como o CO² produzido pela levedura nesse restinho de fermentação é mais denso que o O2, ele expulsa o O2 do fermentador. Um exemplo: Sexta-feira eu comecei um projeto novo onde eu trabalho e fizemos uma receita apenas para aferir o equipamento, segunda eu fiz o DH quando faltava 0.5 ºP para terminar, depois da adição eu vi que o airlock teve atividade por mais algumas horas e parou, exatamente como o previsto. Aí com a temperatura eu faço o seguinte: Como eu estava usando uma Vermont que eu mesmo preparei, eu sabia bem o comportamento dela, então fiz o DH e subi para 22ºC, ontem a noite subi para 24ºC e vai ficar assim até amanhã, quando vou resfriar. OBS.: note que como a fermentação está no final e a levedura está em processo avançado de floculação, quando a extração dos óleos realmente estiver começado, pouca coisa será volatilizada, arrastada ou biotransformada.

Sobre a percepção de aroma, eu sinto melhor quando faço em temperaturas mais altas, ele parece bem mais marcante e em já percebi isso em testes cegos, nada realmente científico, apenas brincadeiras de laboratório. Muita gente diz sentir o mesmo, inclusive tem um xBmt do Brülosophy exatamente com esses resultados.

Att.
 
Tranquilo Valdecir?

Você deve buscar uma média entre 0,025 até 0,035 mg de óleos totais por litro. Usando Cascade, 5g/L está ali batendo um pouco mais que 0,035mg, mas 4g/L também funcionaria muito bem.

Mais uma coisa: como você faz esse cálculo? No pacotes de lúpulo normalmente o valor vem em ml em 100g. E já desculpe de antemão se aqui o problema da minha dúvida tem a ver com minha incompetência em matemática... rs.
 
E aí tranquilo @******* ? DH não existe formula mágica, existem várias técnicas que se adequam ao que você busca. Quando eu estou fazendo cerveja em casa e meu controle sobre o processo é reduzido, eu faço o DH bem no finalzinho da fermentação, faltando 1 ou 0.5 °P para acabar, o motivo para isso é diminuir significativamente a quantidade de O2 dissolvida que aumenta quando você faz DH (isso é prejudicial para o lúpulo e para a cerveja como um todo), como o CO² produzido pela levedura nesse restinho de fermentação é mais denso que o O2, ele expulsa o O2 do fermentador. Um exemplo: Sexta-feira eu comecei um projeto novo onde eu trabalho e fizemos uma receita apenas para aferir o equipamento, segunda eu fiz o DH quando faltava 0.5 ºP para terminar, depois da adição eu vi que o airlock teve atividade por mais algumas horas e parou, exatamente como o previsto. Aí com a temperatura eu faço o seguinte: Como eu estava usando uma Vermont que eu mesmo preparei, eu sabia bem o comportamento dela, então fiz o DH e subi para 22ºC, ontem a noite subi para 24ºC e vai ficar assim até amanhã, quando vou resfriar. OBS.: note que como a fermentação está no final e a levedura está em processo avançado de floculação, quando a extração dos óleos realmente estiver começado, pouca coisa será volatilizada, arrastada ou biotransformada.

Sobre a percepção de aroma, eu sinto melhor quando faço em temperaturas mais altas, ele parece bem mais marcante e em já percebi isso em testes cegos, nada realmente científico, apenas brincadeiras de laboratório. Muita gente diz sentir o mesmo, inclusive tem um xBmt do Brülosophy exatamente com esses resultados.

Att.

Entendi. Além da questão da temperatura e de dar uma adiantada no processo não esperando o final do descanso de diacetil, ganhamos também com uma menor oxidação... Massa!

Valeu pela dica meu velho!!!
 
Mais uma coisa: como você faz esse cálculo? No pacotes de lúpulo normalmente o valor vem em ml em 100g. E já desculpe de antemão se aqui o problema da minha dúvida tem a ver com minha incompetência em matemática... rs.

É só usar a densidade média dos óleos do lúpulo, que é de 1.05 g/mL.
 
E aí tranquilo @******* ? DH não existe formula mágica, existem várias técnicas que se adequam ao que você busca. Quando eu estou fazendo cerveja em casa e meu controle sobre o processo é reduzido, eu faço o DH bem no finalzinho da fermentação, faltando 1 ou 0.5 °P para acabar, o motivo para isso é diminuir significativamente a quantidade de O2 dissolvida que aumenta quando você faz DH (isso é prejudicial para o lúpulo e para a cerveja como um todo), como o CO² produzido pela levedura nesse restinho de fermentação é mais denso que o O2, ele expulsa o O2 do fermentador. Um exemplo: Sexta-feira eu comecei um projeto novo onde eu trabalho e fizemos uma receita apenas para aferir o equipamento, segunda eu fiz o DH quando faltava 0.5 ºP para terminar, depois da adição eu vi que o airlock teve atividade por mais algumas horas e parou, exatamente como o previsto. Aí com a temperatura eu faço o seguinte: Como eu estava usando uma Vermont que eu mesmo preparei, eu sabia bem o comportamento dela, então fiz o DH e subi para 22ºC, ontem a noite subi para 24ºC e vai ficar assim até amanhã, quando vou resfriar. OBS.: note que como a fermentação está no final e a levedura está em processo avançado de floculação, quando a extração dos óleos realmente estiver começado, pouca coisa será volatilizada, arrastada ou biotransformada.

Sobre a percepção de aroma, eu sinto melhor quando faço em temperaturas mais altas, ele parece bem mais marcante e em já percebi isso em testes cegos, nada realmente científico, apenas brincadeiras de laboratório. Muita gente diz sentir o mesmo, inclusive tem um xBmt do Brülosophy exatamente com esses resultados.

Att.
Pergunta, em casa faz dry hop sem purga do fermento?
 
Cara... de qual site tirou essa imagem?

Pergunto porque, de acordo com o meu conhecimento.... ela tá meio longe da realidade em algumas coisas.

Olá Pessoal. Procuro seguir esses gráficos....mas há informações diferentes no mercado.
Qual a tua opinião?
 
Boa tarde Iglorious ... Poderia explicar qual o calculo que esta levando em consideração para o Dry Hop em função dos oleos ?
Só lembrando que MAIS OLEOS não siginfica MAIS AROMA.

O melhor a se fazer é testar.

Acredito que há uma quantidade "certa" (acertiva) pra cada lúpulo.

O que conta mais, na minha opinião são os micros:
- Geraniol
- Linalol
- Cariofileno
- 4MMP
- dentre outros.

Tem essa calculadora foda do Scott Janish
http://scottjanish.com/hop-oils-calulator/
Poe a quantidade que tu vai usar e ele te dá uma noção da percepção de Flavor.

Mas já peguei o mesmo lupulo que usei 5gr/L e ficou fenomenal e meses depois usei perto de 8gr/L e não chegou nem perto.

Qualidade do lupulo tambem conta. Ultimamente só tenho usado LNF ou Yakima.
 
Back
Top