APA - Ajuste de amargor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sidnei

Well-Known Member
Joined
Mar 7, 2016
Messages
123
Reaction score
29
Boa tarde.
Fiz a brassagem de uma APA e tudo correu muito bem como manda o figurino e agora ela está na secundária a 20º faz 3 dias..
No entanto, provei as amostras que tirei para medir a FG e, em minha análise sensorial, ela apresenta um leve aroma de lúpulo e até aqui tudo ok, mas ela ficou com aquele amargor pronunciado do lúpulo que fica na garganta e demora pra sair..
Nota:
Fiz meu primeiro FWH para que o amargor ficasse mais suave;
O amargor não é aquele amargor harsh.. é do lúpulo mesmo, mas ficou mais pronunciado do que eu esperava.
A questão é:
A relação IBU/GU já ficou um pouco abaixo para o estilo
Eu coloquei apenas 10gr de lúpulo no FWH (com 17% AA, conforme informa a embalagem).
Vou repetir a receita em breve usando os mesmos ingredientes, e estou pensando em ignorar o IBU/GU e colocar apenas 5gr no FWH e os 5gr restantes jogar lá no final da fervura junto com as outras adições.

O que acham deste raciocínio? Ou alguém teria uma sugestão melhor?

Segue imagem da receita com os valores reais de (OG, FG, Litros) conforme medições finais..
 

Attachments

  • APA Ajustada.jpg
    APA Ajustada.jpg
    217.5 KB · Views: 216
Cara, comigo aconteceu a mesma coisa na APA que fiz. Também usei Columbus/Cascade. Ficou com 39 de IBU e Não fiz FWH. O amargor ficou beeemmm persistente. Pra fazer uma comparação tomei uma IPA com 60 IBU na sequência e ela estava bem mais suave que minha APA


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Amigo, comigo também aconteceu algo bem parecido. Quando provei minha APA no final da fermentação fiquei com essa mesma impressão, que ela ficou bem mais amarga do que eu esperava e com a sensação na boca bem parecida com a que você descreveu. No inicio fiquei preocupado achando que tinha feito tudo errado e etc, mas no final percebi era só ter tido paciência, pois com 1 mês de envasada esse amargor ruim foi todo embora e a cerveja ficou ótima.
 
Boa tarde.
Fiz a brassagem de uma APA e tudo correu muito bem como manda o figurino e agora ela está na secundária a 20º faz 3 dias..
No entanto, provei as amostras que tirei para medir a FG e, em minha análise sensorial, ela apresenta um leve aroma de lúpulo e até aqui tudo ok, mas ela ficou com aquele amargor pronunciado do lúpulo que fica na garganta e demora pra sair..
Nota:
Fiz meu primeiro FWH para que o amargor ficasse mais suave;
O amargor não é aquele amargor harsh.. é do lúpulo mesmo, mas ficou mais pronunciado do que eu esperava.
A questão é:
A relação IBU/GU já ficou um pouco abaixo para o estilo
Eu coloquei apenas 10gr de lúpulo no FWH (com 17% AA, conforme informa a embalagem).
Vou repetir a receita em breve usando os mesmos ingredientes, e estou pensando em ignorar o IBU/GU e colocar apenas 5gr no FWH e os 5gr restantes jogar lá no final da fervura junto com as outras adições.

O que acham deste raciocínio? Ou alguém teria uma sugestão melhor?

Segue imagem da receita com os valores reais de (OG, FG, Litros) conforme medições finais..

Oi Sidenei,

Em primeiro lugar aguarde. Pode ser que sua cerveja nem tenha ficado tão amarga assim. É complicado julgar esse tipo de coisa durante a fermentação... OK, está na secundária já, mas ainda tem muito fermento em suspensão. Na minha percepção o fermento aumenta o amargor, e faz isso de uma forma pouco agradável.

Pelo que vi nos lúpulos da receita, não tem nada de errado. Nos maltes, pode ser que o malte biscuit nessa proporção confira amargor. Este é um malte um pouco amargo, mas é aquele amargor de grão que ele possui, que fica no fundo da língua depois do gole. Não é muito difícil diferenciá-lo do amargor dos IBUs, mas eles podem aumentar um ao outro. Mas novamente, aguarde, essa seria só uma possível causa se a cerveja ja estivesse pronta, que eu adiantei pra vc, vendo a receita. Pode ser que nem ocorra.

Abraço
 
@gutors. É exatamente isso, amargor semelhante uma ipa só que sem o aroma.
@Laecio. Pois é, tenho esperança de que o priming suavize este amargor do lúpulo.
@Tiago. A cerveja está boa, não senti o amargo do malte apenas amargor semelhante uma ipa (o qual acho forte para uma APA). Pode ser que seja sim um conjunto de fatores pois ainda é cedo, mas pelas experiências anteriores acho que não vai mudar muito não. Mas enfim..
Vou fazer clarificação com gelatina e engarrafar na semana que vem e vou aguardar ficar pronta, mais ou menos daqui 20 dias e depois volto aqui para dizer como ficou.
 
@gutors. É exatamente isso, amargor semelhante uma ipa só que sem o aroma.
@Laecio. Pois é, tenho esperança de que o priming suavize este amargor do lúpulo.
@Tiago. A cerveja está boa, não senti o amargo do malte apenas amargor semelhante uma ipa (o qual acho forte para uma APA). Pode ser que seja sim um conjunto de fatores pois ainda é cedo, mas pelas experiências anteriores acho que não vai mudar muito não. Mas enfim..
Vou fazer clarificação com gelatina e engarrafar na semana que vem e vou aguardar ficar pronta, mais ou menos daqui 20 dias e depois volto aqui para dizer como ficou.

Mas 34 IBU está na região baixa pra APA! A não ser que vc tenha feito algo diferente do que está na receita, ou algo errado, nãodeve ser esse o resultado final.

Abraço
 
Mas 34 IBU está na região baixa pra APA! A não ser que vc tenha feito algo diferente do que está na receita, ou algo errado, nãodeve ser esse o resultado final.

Abraço

Sim, foi o que citei no #1 post, a relação de IBU/GU já deixei um pouco baixa por que eu quis evitar justamente de ficar com amargor mais pronunciado, mas ainda assim ficou mais do que eu esperava "para o meu gosto é claro".
Não fiz nada de diferente do que está na imagem, e correu tudo muito bem desde o início da mosturação até o resfriamento e fermentação iniciada em 17,5º finalizada em 18º e agora está na secundária a 20º.

Abraço
 
Pois é, secundaria, mais maturação farão maravilhas!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Bom pessoal
Agradeço pelas respostas de todos.
Vou fazer clarificação com gelatina e engarrafar na semana que vem e vou aguardar ficar pronta, mais ou menos daqui 20 dias e depois volto aqui para dizer como ficou.
 
Olá
Estou voltando para dar um feedback sobre como ficou a minha APA..
Bom, a cerveja teve seu tempo de maturação tanto na secundária quanto na garrafa, e mesmo assim não resolveu o problema e ela continuou deixando aquele amargo forte depois do gole (já tomei IPA que não deixa este amargo).
Nesse meio tempo eu fui em eventos de cervejas artesanais para trocar idéias e também bebi muitas :rockin:. Uma questão que foi levantada foi que podia ser a água, pois eu uso água da rua filtrada para tirar o cloro.
Como eu havia comprado os insumos para fazer duas brassagens iguais, resolvi repetir a receita mas desta vez usando a mesma água mineral que um conhecido meu usa nas suas cervejas e que ficam boas.
Esta segunda APA ficou exatamente como a primeira, com este amargo no final do gole, a única coisa que mudei foi a água..

Será que peguei um lote de lúpulo ruim?

Nos eventos de cerveja artesanal eu tomei várias com lúpulo columbus e era totalmente diferente da minha, como pode?
 
Tens que verificar a relação de sulfato/cloreto é o valor total de sulfatos.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Sidnei, tem certeza que esse amargor que que você fala não é proveniente de taninos? Digo isso pois também tive um problema parecido, mas devido a combinação de malte moído muito fino, ph de lavagem alto, alta temperatura de mash out e volume de lavagem além do recomendado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tens que verificar a relação de sulfato/cloreto é o valor total de sulfatos.

Na primeira brasssagem usei água da torneira com filtro de carvão.
Na segunda brassagem usei água mineral, segue abaixo a composição:
 

Attachments

  • Agua serra maior.jpg
    Agua serra maior.jpg
    56.1 KB · Views: 73
Sidnei, tem certeza que esse amargor que que você fala não é proveniente de taninos? Digo isso pois também tive um problema parecido, mas devido a combinação de malte moído muito fino, ph de lavagem alto, alta temperatura de mash out e volume de lavagem além do recomendado.

Eu li a respeito disso tudo e sei que são fatores diretos..
Eu faço BIAB e os maltes são moídos mais finos sim, mas em brassagens anteriores a esta APA não tive problema de amargor, sempre usei a mesma forma de moagem e a mesma água sem fazer nenhum ajuste de PH em nenhuma brassagem até agora, apenas na última que usei água mineral para ver se mudava alguma coisa;
A temperatura do mash out, que nas primeiras brassagens eu fazia com 78c na última eu fiz com 75c, mas não mudou em nada..
Após o mash out faço uma lavagem desta forma: coloco o saco dentro de outra panela com 10 litros de água a 75c e dou umas mexidas com a colher cervejeira, tiro o saco e passo esta água (mosto) para a panela principal que vai para fervura..

Não entendo como foi acontecer isso, meu método sempre foi o mesmo, salvo pequenos ajustes e melhorias no processo..
Sou novato ainda e só fiz 5 brassagens, mas só nas duas últimas que deu isso, ou seja, as duas APAs com os mesmos ingredientes..
 
Pimeiramente parabéns pela eficiencia, 74% em BIAB é pra fazer festa!
Não vi nada de incomum nas configurações a não ser a alta eficiencia que pode estar te dando calculos equivocados sobre relação BU/GU.
Pode abrir pra nós se voce bateu OG/FG como simulado no software?
 
Na primeira brasssagem usei água da torneira com filtro de carvão.
Na segunda brassagem usei água mineral, segue abaixo a composição:

me pareceu muito sulfato para pouco cloreto.


Chloride – The Chloride ion is not the same as the disinfectant, Chlorine and should not be confused with it. Chloride accentuates fullness and sweetness and improves beer stability and clarity. The ideal range is 10 to 100 ppm, but the upper limit should be reduced in water with high sulfate concentration to avoid harshness and minerally flavor.
Sulfate – Sulfate provides a sharper and dryer edge to highly hopped beers. The ideal concentration range is 0 to 350 ppm, although the concentration should not exceed 150 ppm unless the beer is highly hopped. Sulfate is often kept relatively low when brewing malt-focused beers, although elevated sulfate content can help dry the finish of malty beers to help them avoid being perceived as cloying.


Podes usar a calculadora para ver os ajustes.


fonte Water Knowledge https://sites.google.com/site/brunwater/water-knowledge
 
Pimeiramente parabéns pela eficiencia, 74% em BIAB é pra fazer festa!
Não vi nada de incomum nas configurações a não ser a alta eficiencia que pode estar te dando calculos equivocados sobre relação BU/GU.
Pode abrir pra nós se voce bateu OG/FG como simulado no software?

Na verdade eu alimentei o programa com estes valores pois foram os que eu medi...
Quando resfriei o mosto e passei pro fermentador, tirei uma amostra a 20c e medi com densimetro e deu OG 1053.
FG deu 1010.
Levei 23L para o fermentador e engarrefei 19L.
Nas duas brassagens bati estes mesmos valores..
 
me pareceu muito sulfato para pouco cloreto.


Chloride – The Chloride ion is not the same as the disinfectant, Chlorine and should not be confused with it. Chloride accentuates fullness and sweetness and improves beer stability and clarity. The ideal range is 10 to 100 ppm, but the upper limit should be reduced in water with high sulfate concentration to avoid harshness and minerally flavor.
Sulfate – Sulfate provides a sharper and dryer edge to highly hopped beers. The ideal concentration range is 0 to 350 ppm, although the concentration should not exceed 150 ppm unless the beer is highly hopped. Sulfate is often kept relatively low when brewing malt-focused beers, although elevated sulfate content can help dry the finish of malty beers to help them avoid being perceived as cloying.


Podes usar a calculadora para ver os ajustes.


fonte Water Knowledge https://sites.google.com/site/brunwater/water-knowledge

Você se refere a proporção/relação entre eles?
Pois se for por quantidade, está bem abaixo do limite, ou não?
 
Tenho esse mesmo problema com algumas cervejas que ja fiz...
A maioria Pale Ale e até minha ultima American lager.

Meu próximo passo será fazer correção na água pra ver se deixo esse amargor mais suave.

Vai demorar um pouco para ficar pronta (provavelmente em maio).
Depois posto os meus métodos e resultados!

:mug:
 
Tenho esse mesmo problema com algumas cervejas que ja fiz...
A maioria Pale Ale e até minha ultima American lager.

Meu próximo passo será fazer correção na água pra ver se deixo esse amargor mais suave.

Vai demorar um pouco para ficar pronta (provavelmente em maio).
Depois posto os meus métodos e resultados!

:mug:

Pois é, eu sempre usei a água da torneira filtrada nas brassagens anteriores e nunca deu nada, só nesta última brassagem que eu resolvi trocar por agua mineral mas não resolveu.
Eu não sei se é possível, mas acho que tem alguma relação com os insumos dessa APA. Seria possível isso?

@jeanpaullopes
Eu usei a mesma agua mineral que um conhecido meu usa e suas cervejas ficam boas, e ele não corrige nada.. Vai entender.
 
@Sidnei,

tudo depende da quantidade de alfa ácidos e da quantidade de corpo que a receita tem.

Tenho corrigido minha água nas últimas 4 brassagens. Não notei muita diferença, mas as cervejas ficaram redondas.

Agora na última Imperial Stout com baunilha, dei uma bom privilegiada nos cloretos. As amostras iniciais estão com o dulçor muito evidente, mas é somente a primeira amostra tirada com 3 dias de fermentação a 16ºC (tirei só para confirmar se estava atenuando por conta da OG mais alta e ser a primeira vez que fiz starter).
 
@Sidnei,

tudo depende da quantidade de alfa ácidos e da quantidade de corpo que a receita tem.

Tenho corrigido minha água nas últimas 4 brassagens. Não notei muita diferença, mas as cervejas ficaram redondas.

Agora na última Imperial Stout com baunilha, dei uma bom privilegiada nos cloretos. As amostras iniciais estão com o dulçor muito evidente, mas é somente a primeira amostra tirada com 3 dias de fermentação a 16ºC (tirei só para confirmar se estava atenuando por conta da OG mais alta e ser a primeira vez que fiz starter).

Hum, legal
Como sou iniciante, no momento não tenho como corrigir a água por falta de conhecimento e equipamentos, então vou ter que me virar com a agua da torneira ou procurar por outras aguas minerais..
Mas para evitar essa possível extração do amargor por conta da agua, o que devo observar em sua composição?
Mais cloretos e menos sulfatos?
Ou algo mais relevante?
 
uma relação adequada para teu perfil, 2/1, 1/1 ...

mas isto vai ter muito mais parâmetros para avaliar. Um pouco de leitura, estudo e experiências.
 
Hum, legal

Como sou iniciante, no momento não tenho como corrigir a água por falta de conhecimento e equipamentos, então vou ter que me virar com a agua da torneira ou procurar por outras aguas minerais..

Mas para evitar essa possível extração do amargor por conta da agua, o que devo observar em sua composição?

Mais cloretos e menos sulfatos?

Ou algo mais relevante?



Segue vídeo aula focado em tratamento da água por Daniel Dislaken (o cara das 365 sacanas do YouTube) https://1drv.ms/v/s!AsgxMO3wW3aTgfgyQoHU6zdwF-2d5w



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sobre o amargor, com quantos tempo de fervura você vez a primeira adição de lupulo?

Eu também estou com o mesmo problema, mas errei no tempo, adicionei com 15 minutos iniciais de fervura 60G de chinook e 10 de cascade. Tá um amargor bem forte que fica na garganta mas tá bebivel, só tem que gostar de cerveja mais lupada. Eu deveria ter largado aos 15 minutos finais. Espero que ela reduza o amargor na garrafa, mas terei que deixar uns 30 dias parada, assim dá uma equilibrada.
 
Sobre o amargor, com quantos tempo de fervura você vez a primeira adição de lupulo?

Eu também estou com o mesmo problema, mas errei no tempo, adicionei com 15 minutos iniciais de fervura 60G de chinook e 10 de cascade. Tá um amargor bem forte que fica na garganta mas tá bebivel, só tem que gostar de cerveja mais lupada. Eu deveria ter largado aos 15 minutos finais. Espero que ela reduza o amargor na garrafa, mas terei que deixar uns 30 dias parada, assim dá uma equilibrada.

Para amargor adicionei 10gr de columbus nos 60min e o restante das adições nos 15-10-5min finais com cascade.
Mesmo tendo passado mais de um mês depois de pronta, continua com o amargo rasgante e o aroma está diminuindo..
 
Para amargor adicionei 10gr de columbus nos 60min e o restante das adições nos 15-10-5min finais com cascade.
Mesmo tendo passado mais de um mês depois de pronta, continua com o amargo rasgante e o aroma está diminuindo..
Vou fazer o que outros membros sugeriram.. fazer DH e ver no que vai dar. Espero equilibre o sabor.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
Para amargor adicionei 10gr de columbus nos 60min e o restante das adições nos 15-10-5min finais com cascade.
Mesmo tendo passado mais de um mês depois de pronta, continua com o amargo rasgante e o aroma está diminuindo..

Como vc faz o resfriamento do mosto pós fervura ?, vi que vc tem uma carga de lúpulo alto a 5 e 0 min se vc demora muito para baixar a temp desse mosto após o final da fervura, pelo menos até 80graus, estes lúpulos continuam isomerizando e aumentam o amargor da cerveja, faz uma simulação no BS e em vez de botar a adição a 0 na fervura bota em step/whirpool de 20 min q vc vê a diferença no calculo do IBU.
 
Estou ligado nesse lance de resfriamento rápido.
Assim que desligo o fogo eu faço o Whirlpool e já coloco o chiller ainda com o mosto fazendo o redemoinho e já começo o resfriamento, tempo total de resfriamento em torno de 20min..
Algumas pessoas disseram ser efeito da relação Sulfato/cloreto pois eu não corriji a água. Para as próximas brassagens eu pretendo deixar com 80ppm cloreto e 50ppm Sulfato independente do estilo de cerveja pois este tipo de amargo é muito ruim.
 
Estou ligado nesse lance de resfriamento rápido.
Assim que desligo o fogo eu faço o Whirlpool e já coloco o chiller ainda com o mosto fazendo o redemoinho e já começo o resfriamento, tempo total de resfriamento em torno de 20min..
Algumas pessoas disseram ser efeito da relação Sulfato/cloreto pois eu não corriji a água. Para as próximas brassagens eu pretendo deixar com 80ppm cloreto e 50ppm Sulfato independente do estilo de cerveja pois este tipo de amargo é muito ruim.

Buenas, Sidnei,

Sobre o amargor acentuado no after taste (harsh), eu consegui diminuir isto usando uma dica do Guenter (não lembro em qual post).

Primeiro eu planejo o aroma que eu quero, com isso já calculo as adições de 5 ou 0 minutos. Minha ultima Session IPA coloquei 3g/L nos 5 minutos finais da fervura.

Isto deu quase 20 IBU, o restante que faltou (15 IBU) eu dividi entre adições de 60 e 15 minutos.
-> Fazer um FWH tambem ajuda afu a deixar o amargor mais 'redondo'.

Ficou com amargor presente, mas sem harsh, com bastante aroma de lupulo (Amarillo).

Espero ter ajudado de alguma forma.
 
Back
Top