Antioxidante para NEIPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Boa tarde pessoal.

Eu tenho tido um problema de oxidação que acontece só em cervejas que eu faço DH. Imagino que muitos aqui já estejam ligados desse problema. Mesmo tomando cuidado pra não incorporar oxigênio na trasfega e envase (com priming) e fazendo o DH ainda com atividade de fermentação, passa um mês depois do envase e a cerva já dá aquela escurecida, perde aroma e tal... O negócio é que agora eu estou planejando uma NEIPA, que a carga de DH é ainda maior!

Entao, eu estava procurando sobre como evitar esse problema, e além de todo o cuidado que a gente ja sabe que deve tomar (mas nem sempre é o suficiente) eu vi que tem duas substancias que podem ser adicionadas à cerveja após a maturação para ajudar nisso.
Um é o ácido ascórbico (Vitamina C) e o outro é o Antioxin® SB (https://www.lamasbrewshop.com.br/antioxin-sb-50g.html).

Alguem aí já usou algum desses pra esse fim? funciona? algum risco, observação, dica de como usar? algum outro produto pra indicar? Ajuda ai!

Valeu!
 
Bom dia,
Eu tinha um leve problema com oxidação, e então passei a utilizar o acido ascórbico, inclusive em uma IPA bem lupulada que acabou domingo. A quantidade é pequena, 1 gota por litro, minhas levas são de 20 a 25 litros então é pouco que utilizo, e ao menos para mim, acabou os problemas que até então eram perceptíveis.
Recomendo.
 
Tenho usado Antioxin® SB em minhas IPAs e NEIPAs e parece que mantém o aroma por mais tempo. Uso 30mg / litro. Já usei Ácido Ascórbico mas não notei nenhuma diferença com ou sem ele.
 
E como vc faz a adição schinnapz? Mistura no balde logo antes de engarrafar?

Sim, eu misturo no balde logo após adicionar o açúcar do primming.

A partir do momento que você adiciona o Antioxin deve evitar ao máximo o contato com o ar, então evite agitar demais a cerveja no momento da mistura.
 
Obrigado pela informação, schinnapz. Só mais uma pergunta: 30mg por litro vai dar 0,6 gramas pra uma leva de 20 litros, correto? Como você faz pra pesar isso? Minha balança tem variação de 1 grama.
 
Achei que era bem mais cara. Já encomendei uma. Li no site que vende o Antioxin que o ideal é colocar na cerveja logo após o fim da fermentação. Você já fez assim? Será que aproveitar a abertura do balde pra fazer o DH e colocar o antioxidante seria uma boa? Agradeço novamente.
 
Achei que era bem mais cara. Já encomendei uma. Li no site que vende o Antioxin que o ideal é colocar na cerveja logo após o fim da fermentação. Você já fez assim? Será que aproveitar a abertura do balde pra fazer o DH e colocar o antioxidante seria uma boa? Agradeço novamente.
Nunca adicionei logo após a fermentação terminar, somente após a trasfega. Não sei dizer se adicionar no DH vai afetar alguma coisa..
 
Tenho usado Antioxin® SB em minhas IPAs e NEIPAs e parece que mantém o aroma por mais tempo. Uso 30mg / litro. Já usei Ácido Ascórbico mas não notei nenhuma diferença com ou sem ele.
Boaa! Vou comprar e começar a utilizar nas cervas que eu fizer DH. As que eu não faço DH nunca tive problema com oxidação.. E olha que tem umas APAs q eu tomei uns 6 meses depois de pronta...
Valeu!
 
Back
Top