American Pale Ale com Sorachi Ace

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandopavao

Well-Known Member
Joined
Feb 14, 2014
Messages
47
Reaction score
3
Olá pessoal!

Estou afim de fazer a minha receita de APA Single Hop com Sorachi Ace. Sempre usei galaxy, pelo aroma de maracujá que ele dá.
O que vc`s acham.

Para 30 Litros:

7,00 kg Pilsner (Weyermann) (3,3 EBC) Grão 1 82,4 %
1,00 kg Melanoiden Malt (39,4 EBC) Grão 2 11,8 %
0,50 kg Wheat, Flaked (3,2 EBC) Grão 3 5,9 %
30,00 g Sorachi Ace [13,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 4 35,4 IBUs
50,00 g Sorachi Ace [13,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 5 0,0 IBUs
2,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 6 -
100,00 g Sorachi Ace [13,00 %] - Dry Hop 5,0 Dias
 
Olá pessoal!

Estou afim de fazer a minha receita de APA Single Hop com Sorachi Ace. Sempre usei galaxy, pelo aroma de maracujá que ele dá.
O que vc`s acham.

Para 30 Litros:

7,00 kg Pilsner (Weyermann) (3,3 EBC) Grão 1 82,4 %
1,00 kg Melanoiden Malt (39,4 EBC) Grão 2 11,8 %
0,50 kg Wheat, Flaked (3,2 EBC) Grão 3 5,9 %
30,00 g Sorachi Ace [13,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 4 35,4 IBUs
50,00 g Sorachi Ace [13,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 5 0,0 IBUs
2,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 6 -
100,00 g Sorachi Ace [13,00 %] - Dry Hop 5,0 Dias



Conhece o Sorachi? Já tomou cervejas com ele? Pergunto pois ele é meio ame ou odeie, se ainda não experimentou na prática, sugiro fazer antes de decidir usar ele single hop.
 
Conhece o Sorachi? Já tomou cervejas com ele? Pergunto pois ele é meio ame ou odeie, se ainda não experimentou na prática, sugiro fazer antes de decidir usar ele single hop.

Nunca tomei nada com ele. Quais são as características dele?

Abraços!
 
Conhece o Sorachi? Já tomou cervejas com ele? Pergunto pois ele é meio ame ou odeie, se ainda não experimentou na prática, sugiro fazer antes de decidir usar ele single hop.

Fagner foi mais rápido no gatilho. Lúpulo bem polarizado, resumiu bem.
Para quem gosta vai falar em notas de limão. Para quem não gosta, vai te dizer que é enjoativo e marcante. Faz um teste. Numa próxima brassagem separa uns dois litros de mosto e ferve em separado com o Sorachi.
Particularmente, eu não curto. Para teres uma ideia, tomei uma cerveja que tinha uns 10 lúpulos e só conseguia sentir o Sorachi. Mta personalidade...rs!
Abs
 
É, quem gosta vai dizer que parece limão, capim limão. Quem não gosta vai dizer que parece pinho sol, tem gosto de sabão, desinfetante.

Como melhor exemplar talvez a Brooklyn Sorachi Ace. Nacional não sei, só conheco a Hop Weiss da Bodebrown que tomei uma versão com Sorachi.

Mas se não quiser gastar essa grana faz o teste que o @Ronaldo falou ali, bota um pouco em só uns dois litros de mosto, ou dry hop em um pouco pra ter uma ideia.
 
Com Pilsen como base, a indicação é fervura de 90 minutos.
Achei bastante melanoidina, e eu iria de uma porcentagem menor de algum caramelo mais escuro só pra dar cor, mas bem pouco (máximo uns 5%). APA's costumam ser secas e lupuladas, sem o malte aparecendo.
Não entendi os 6% de trigo. Se o objetivo é retenção de espuma, APA não costuma precisar de não maltados pra isso. Mas se quiser mesmo assim, 2% já está mais do que bom.
Eu colocaria uma ou mais adições de lúpulo também entre 5' e 20'
 
Com Pilsen como base, a indicação é fervura de 90 minutos.
Achei bastante melanoidina, e eu iria de uma porcentagem menor de algum caramelo mais escuro só pra dar cor, mas bem pouco (máximo uns 5%). APA's costumam ser secas e lupuladas, sem o malte aparecendo.
Não entendi os 6% de trigo. Se o objetivo é retenção de espuma, APA não costuma precisar de não maltados pra isso. Mas se quiser mesmo assim, 2% já está mais do que bom.
Eu colocaria uma ou mais adições de lúpulo também entre 5' e 20'


Vou melhorar as adições de lúpulo.
Eu coloco cevada, me enganei na hora de fazer a receita.. E o objetivo é a retenção de espuma. Acho que dá uma ajudada não?

Vou fazer 10 litros com o Sorache e ver como fica.

Valeuss
 
Vou melhorar as adições de lúpulo.
Eu coloco cevada, me enganei na hora de fazer a receita.. E o objetivo é a retenção de espuma. Acho que dá uma ajudada não?

Vou fazer 10 litros com o Sorache e ver como fica.

Valeuss

ajuda sim. Mas uma APA já tem uma retenção legal porque o lúpulo também ajuda nisso. E 6%, independente do grão não maltado, é bastante. Quem usa, costuma utilizar 2% de aveia ou trigo em flocos.
 
Com Pilsen como base, a indicação é fervura de 90 minutos.

Com os maltes pilsen que temos hj em dia, extremamente modificados, isso é desnecessário. Se quiseres mais info sobre isso dá uma olhada no site www.brulosophy.com, tem inclusive um experimento seguido de um teste de laboratório. Não perpetuaria essa antiga prática para evitar DMS.
Abs
 

Latest posts

Back
Top