American Barleywine - Titanic 400

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ike1

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
31
Reaction score
3
Gostaria de opiniões sobre a receita e o "inusitado" método de envelhecimento que estou planejando. Dicas serão bem aceitas, uma vez que nunca fiz esse estilo.

RECEITA - TITANIC 400 - Barleywine com açucar mascavo e canela

Tamanho da leva: 30l
Equipamento: MecBier50 Plus
Eficiência: 65%
OG Estimada: 1,117

Mostura a 68 graus por 70 minutos
9,0 kg Pale Maris Otter (5,9 EBC) 52,9%
4,0 kg Munich (17,7 EBC) 23,5%
2,0 kg Crystal 60L (118,2 EBC) 11,8%
1,0 kg Centeio em flocos 05,9%

Mashout a 78 graus por 10 minutos

Fervura e lupulagem
100g Chinook aos 60'
70g Northern Brewer aos 20'
50g Northern Brewer aos 0'
1kg açucar mascavo aos 0'
100g canela aos 0'

Fermentação
4 pacotes de Mangroove Jack's M07 (British Ale)

Dia 1 ao dia 7 - 18 graus
Dia 8 ao dia 12 - 22 graus (dyacetil rest)
Dia 14 ao 28 - 0 grau (cold crash e início da maturação)
Dia 29 - priming e engarrafar
Dia 30 ao 34 - 18 graus (carbonatação)
Dia 35 ao 400 - 20 graus abaixo de 20m de água (lago), sem luz e com pressão externa alta

A ideia é maturar durante 1 ano, sendo que após 6 meses seria retirada uma amostra para comparar. Além disso, algumas garrafas seriam maturadas fora d'água também para termos uma margem de comparação.

Dúvidas:
Alguém já maturou embaixo d'água?
Chips de carvalho: será que compensa? Quero um perfil mais doce mesmo, para tentar mascarar o ABV alto.

:rockin:
 

Attachments

  • Titanic 400.bsmx
    21.5 KB · Views: 49
Muito bacana a idéia!!

A única observação que faço é sobre o tempo que embaixo d'água.

Qualquer metal com 1 ano embaixo d'água vai sofrer corrosão, e a corrosão de uma peça submersa é bem diferente da corrosão de uma peça exposta ao ar. Dentro d'água pode até fazer um furo no metal.

Acho que o mais indicado seriam garrafas, com as tampas bem protegidas por cera, evitando o contato com a água.

E, lá no fundo do lago vai estar menos de 20ºC, com certeza. Com 20 metros de profundidade, deve estar a no máximo a uns 12ºC.

Talvez fosse uma boa idéia colocar um cabo bem forte (polipropileno) e uma bóia para marcar o lugar. Com um ano no fundo, na hora de recolher vai estar bem agarrado à lama, vai ter que puxar bem forte, e também a 20 metros, só com equipamento de mergulho mesmo, para descer até o fundo.
 
Idéia maluca hehehe mas muito interessante.

Lembre-se que 20 metros são 3 ATMs, é bastante pressão, cuidado com o material que for utilizar.
 
Que recipiente você vai utilizar? Eu acho que o resultado de envelhecer ela a 1atm ou 3atm será o mesmo, pq a pressão interna vai ser a mesma tanto na superfície quanto no fundo do lago. A não ser que o recipiente tenha uma superfície maleável.

Vejo vantagem somente em evitar a oxidação da cerveja, já que na região mais profunda de um lago há pouco oxigênio dissolvido.

Mas é um experimento.
 
Muito bacana a idéia!!

A única observação que faço é sobre o tempo que embaixo d'água.

Qualquer metal com 1 ano embaixo d'água vai sofrer corrosão, e a corrosão de uma peça submersa é bem diferente da corrosão de uma peça exposta ao ar. Dentro d'água pode até fazer um furo no metal.

Acho que o mais indicado seriam garrafas, com as tampas bem protegidas por cera, evitando o contato com a água.

E, lá no fundo do lago vai estar menos de 20ºC, com certeza. Com 20 metros de profundidade, deve estar a no máximo a uns 12ºC.

Talvez fosse uma boa idéia colocar um cabo bem forte (polipropileno) e uma bóia para marcar o lugar. Com um ano no fundo, na hora de recolher vai estar bem agarrado à lama, vai ter que puxar bem forte, e também a 20 metros, só com equipamento de mergulho mesmo, para descer até o fundo.

Boas observações, mas já tinhamos pensado nisso. Vamos proteger o metal da tampa com cera mesmo. Sobre a boia também vamos fazer isso. Quem está me ajudando na empreitada é um amigo cervejeiro que tem curso de mergulho em grandes profundidades.
 
Que recipiente você vai utilizar? Eu acho que o resultado de envelhecer ela a 1atm ou 3atm será o mesmo, pq a pressão interna vai ser a mesma tanto na superfície quanto no fundo do lago. A não ser que o recipiente tenha uma superfície maleável.

Vejo vantagem somente em evitar a oxidação da cerveja, já que na região mais profunda de um lago há pouco oxigênio dissolvido.

Mas é um experimento.

É pelo experimento mesmo, Gabriel. O recipiente será garrafa mesmo (padrão inglesa). Iremos tampar e isolar com uma mistura de cola quente e cera. Tanto que vamos maturar algumas fora do ambiente para podermos comparar. Tem o fato também da falta de luz e a temperatura constante. Encomendei os insumos no Lamas e assim que chegar vou marcar a brassagem. Sobre a receita, alguém já fez barleywine e pode dar uma luz em relação aos chips de carvalho?
 
Na prática mesmo eu acho que seria o mesmo que guardar em uma adega controlada sem luz. Mas obviamente a experiência é bem interessante, e certamente é uma ótima idéia de marketing, todo mundo ia querer comprar a cerveja com o nome Titanic e com essa história.
 
Não entendi também essa maturação embaixo da agua. Pra mim isso só faz sentido se usar um barril de madeira pra fazer uns testes. Se fores maturar em barril de inox, desses comuns. Se a pressão externa for de 3 atm, vai ser bem parecida com a pressão interna (se estiver carbonatada), não vai ser suficiente para interferir na pressão interna de um barril de inox, ou de qualquer outro metal forte. Quanto a luz, essa luz tem que ser muito forte para atravessar um barril...
Outra coisa é não levar muito em consideração esse tempo de fermentação, já utilizei esse fermento e ele não é muito veloz, o timelag dele chega a ser 36horas...
Abraço
 
a idéia ficaria mais interessante se desse para brincar com a pressão
 
Já fez a receita @Ike, a fermentação ocorreu como o esperado com a M07?
 
Ainda não brassamos. Tinha outros projetos para frente e essa acabou ficando na gaveta. Esse ano ainda irei faze-la.
 
@Ike
2 questões importantes.
1 - com essa OG, tu vai ter que aerar bem o mosto
2 - é pouco fermento. A probabilidade de gerar off flavors é altíssima. A calculadora do brewers friend indica que com 6 pacotes tu estaria levemente abaixo do indicado (0.73M cells / mL / °P), e com 7 pacotes estaria acima (0.85M cells / mL / °P)
 
Cara, no ano passado fiz uma Barley wine e enterrei 15 garrafas sob a sombra de um pé de cedro a 1000 metros de altitude... Por quê? Porque a única maneira de guardar um ano em local escuro com pouca variação de temperatura e sem eu bebe-las seria mantê-las longe de mim... E porque a história do pé de cedro a 1000 metros de altitude é legal...
Agora cuidado! Com um ano muita coisa muda... Arrancaram minha marcação e eu quase não encontrei a cerva...
 
@Ike
2 questões importantes.
1 - com essa OG, tu vai ter que aerar bem o mosto
2 - é pouco fermento e é fermento belga. A probabilidade de gerar off flavors é altíssima. O fermento é ótimo pra estes casos, tem altíssima resistência ao álcool e realmente atenua. Mas a calculadora do brewers friend indica que com 6 pacotes tu estaria levemente abaixo do indicado (0.73M cells / mL / °P), e com 7 pacotes estaria acima (0.85M cells / mL / °P)

O M07 é fermento inglês, e não belga. É um equivalente ao S04, um pouco mais neutro.
 
O M07 é fermento inglês, e não belga. É um equivalente ao S04, um pouco mais neutro.

erro meu, li M27, que é o belga da mangroove e que atenua pra caramba... já editei lá pra não causar dúvidas...
Enfim, que seja o M07, continua pouco fermento pela literatura...
 
erro meu, li M27, que é o belga da mangroove e que atenua pra caramba... já editei lá pra não causar dúvidas...
Enfim, que seja o M07, continua pouco fermento pela literatura...

Isso é verdade. O ideal seriam uns 6 ou 7 pacotes.
 
Back
Top