Amargor desapareceu

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CleitonDutra

Member
Joined
Jan 25, 2017
Messages
18
Reaction score
1
Bom dia galera, alguém pode me dizer o que aconteceu!

Brassei 20 litos de uma american ipa, com os seguintes lúpulos Ahtanum, Chinook, Crystal, Ahtanum, Motueka...sem dry hop...OG bateu em 1056 e OF em 1010, usei o mangrove jacks m44, devidamente hidratado e deixei fermentando por 5 dias a 18º, depois fui subindo 1º por dia ate 23º e deixando por mais 4 dias, fiz um cold cash a 1º por 2 dias, e depois subi para 5º maturando por mais 10 dias. Até aqui tudo bem pelo visto.
Quando fui envasar, verificar novamente a densidade e estava com 1010 (medidos por 3 dias na fermentação).
Provei um pouco e estava com um amargor gostoso bem equilibrado...Envasei com prime na garrafa (açúcar de cana) com 5g por 600ml, deixando por mais 12 dias. Deixe gelando por 7 dias e ontem fui beber e cadê o amargor da cerveja. Praticamente desapareceu...
Alguém sabe aonde errei?????

Obs. Garrafas, balde e mangueiras tudo sanitizadas com iodofor.
 
Bom Dia Cleiton!

Como você procedeu com as adições de lúpulos, em relação aos tempos? Qual era o IBU programado?
 
Bom Dia Cleiton!

Como você procedeu com as adições de lúpulos, em relação aos tempos? Qual era o IBU programado?


Ahtanum 40g - Chinook 32g (inicio da fervura)
Crystal 35g - Ahtanum 17.5g (20 minutos finais)
Motueka 18 grs (ultimas 5 minutos)
O IBU era de 60, porém deve ter ficado com no máximo 40.
 
Ahtanum 40g - Chinook 32g (inicio da fervura)
Crystal 35g - Ahtanum 17.5g (20 minutos finais)
Motueka 18 grs (ultimas 5 minutos)
O IBU era de 60, porém deve ter ficado com no máximo 40.

Não achei o post do Guenter, mas te ligo no que ele comenta:

"Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da Fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l"

Levando em conta o que tu adicionou de Lúpulo na finaleira, da algo em torno de 0,9 g/l.

Pode ter sido isto.
 
Não achei o post do Guenter, mas te ligo no que ele comenta:

"Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da Fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l"

Levando em conta o que tu adicionou de Lúpulo na finaleira, da algo em torno de 0,9 g/l.

Pode ter sido isto.

Seria essa quantidade de g/l apenas para os lúpulos ou posso usa-las com outros ingredientes?
 
Bom dia galera, alguém pode me dizer o que aconteceu!

Brassei 20 litos de uma american ipa, com os seguintes lúpulos Ahtanum, Chinook, Crystal, Ahtanum, Motueka...sem dry hop...OG bateu em 1056 e OF em 1010, usei o mangrove jacks m44, devidamente hidratado e deixei fermentando por 5 dias a 18º, depois fui subindo 1º por dia ate 23º e deixando por mais 4 dias, fiz um cold cash a 1º por 2 dias, e depois subi para 5º maturando por mais 10 dias. Até aqui tudo bem pelo visto.
Quando fui envasar, verificar novamente a densidade e estava com 1010 (medidos por 3 dias na fermentação).
Provei um pouco e estava com um amargor gostoso bem equilibrado...Envasei com prime na garrafa (açúcar de cana) com 5g por 600ml, deixando por mais 12 dias. Deixe gelando por 7 dias e ontem fui beber e cadê o amargor da cerveja. Praticamente desapareceu...
Alguém sabe aonde errei?????

Obs. Garrafas, balde e mangueiras tudo sanitizadas com iodofor.
Na minha opinião, o que tu provou e que achou que era amargor talvez fosse coisas em suspensão por a cerveja ainda estar turva, ou até algum acetaldeído residual......... e achou que era amargor do lúpulo, sendo que depois, com o tempo, esses flavors mais harsh sumiram.

Iso-alfa ácido não some com tanta rapidez, nem haveria tempo de uma oxidação tão rápida que afetasse no amargor.

Abraço,
 
Back
Top