Altura da linha de whirpool na panela de fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, a minha linha de retorno da descarga da bomba, que servirá para fazer o whirlpool está pronta. A questão agora são duas e conto.com o auxilio de vocês.

1) a qual altura devo colocar essa linha em relação ao fundo da panela? Mais ao fundo, no meio ou mais embaixo? Na altura da linha de sucção da bomba?

2) é nm necessário/recomendável fazer uma redução na ponta dessa linha de forma a aumentar a velocidade de descarga do liquido para favorecer a rotação (whirlpool)?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Fabiano, a minha eu coloquei cerca de 5 dedos acima da valvula de saída. Se colocar no meio da panela pode limitar sua produção. Não seu o tamanho do seu equipamento, mas o meu é para 65 litros finais, porem faço levas de 20 nele tbm (BIAB).

Abraço!
 
na minha coloquei no meio da panela, quando faço levas menores tenho que colocar um pedaço de silicone para funcionar… se pudesse voltar no tempo acho que colocaria mais baixo...
 
Na minha coloquei ligeiramente acima da válvula de extração. Justamente pelo motivo que o André mencionou.

Eu uso uma redução de rosca 1/2 para barbatana 3/8. Sinceramente não sei dizer se faz muita diferença, mas como todo mundo diz que faz eu usei! rsrs

Dá uma olhada:

113929d1404178776-vendo-panela-de-fervura-eletrica-completa-img_20140427_225938.jpg
 
Coloque o mais baixo possível.

Veja essa imagem:
trub.png


Ou seja, onde o líquido passa em alta velocidade, ele tende a empurrar as partículas para o centro da panela lateralmente. Nesse sentido, quanto mais no fundo, mais ele empurra para o centro as partículas do fundo (como se estivesse raspando o fundo). Quanto mais em cima, menos esse efeito ocorre lá fundo... então até forma o cone, mas ficam mais partículas espalhadas.

Abraço,
 
Só hoje você me fala isso...faltei nessa aula na faculdade...ou nem tive!

:tank:
 
Coloque o mais baixo possível.

Veja essa imagem:
trub.png


Ou seja, onde o líquido passa em alta velocidade, ele tende a empurrar as partículas para o centro da panela lateralmente. Nesse sentido, quanto mais no fundo, mais ele empurra para o centro as partículas do fundo (como se estivesse raspando o fundo). Quanto mais em cima, menos esse efeito ocorre lá fundo... então até forma o cone, mas ficam mais partículas espalhadas.

Abraço,

Pode postar essa foto de novo Guenther? Deu algo errado com ela.
 
Para os outros tá aparecendo errado tb?

Pra mim continua ok.
 
Colocando o retorno no fundo da panela não teria resfriamento menos eficiente (usando chiller de imersão) do que se colocasse mais em cima? ou a homogeneização do líquido é a mesma?
 
Colocando o retorno no fundo da panela não teria resfriamento menos eficiente (usando chiller de imersão) do que se colocasse mais em cima? ou a homogeneização do líquido é a mesma?
Fica totalmente homogêneo... mistura tudo.
 
Para os outros tá aparecendo errado tb?

Pra mim continua ok.

Hj apareceu normal.

Tô pensando em configurar minha nova panela de fervura dessa forma. Tenho uma pergunta. Hoje resfrio com chiller de imersão e faço whirpool manual mesmo. Já fiz whirpool com o chiller dentro da panela e já resfriei e retirei o chiller da panela para depois fazer o whirpool. Sinceramente não senti diferença. Usando esse whirpool no final da fervura vai ajudar a resfriar mais rápido pela recirculação do mosto e também vai ajudar a formar o cone de trub. Minha dúvida é sobre o cold break. Ele fica bem formado usando o chiller hoje mas ao recircular não vai dissolver esse cold break, aumentando a possibilidade de inserir mais cold break no balde de fermentação?
 
Hj apareceu normal.

Tô pensando em configurar minha nova panela de fervura dessa forma. Tenho uma pergunta. Hoje resfrio com chiller de imersão e faço whirpool com manual mesmo. Já fiz whirpool com o chiller dentro da panela e já resfriei e retirei o chiller da panela para depois fazer o whirpool. Sinceramente não senti diferença. Usando esse whirpool no final da fervura vai ajudar a resfriar mais rápido pela recirculação do mosto e também vai ajudar a formar o cone de trub. Minha dúvida é sobre o cold break. Ele fica bem formado usando o chiller hoje mas ao recircular não vai dissolver esse cold break, aumentando a possibilidade de inserir mais cold break no balde de fermentação?
Não entendi.

Tu falou antes "Já fiz whirpool com o chiller dentro da panela e já resfriei e retirei o chiller da panela para depois fazer o whirpool."

Se tu retirou o chiller e fez o whirlpool depois, vai cair no mesmo caso.
 
Back
Top