Alteração de coloração

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi pessoal blz?
Faz umas 3 semanas que finalizei meu primming e estou tomando minha primeira leva. De lá pra cá, notei que estas últimas garrafas que estou abrindo, a breja está com uma coloração bem mais escura. Armazeno as danadas dentro de um armario, a temperatura ambiente, bem longe do sol. Seria oxidação? Não notei alteração no sabor...
 
Oi pessoal blz?
Faz umas 3 semanas que finalizei meu primming e estou tomando minha primeira leva. De lá pra cá, notei que estas últimas garrafas que estou abrindo, a breja está com uma coloração bem mais escura. Armazeno as danadas dentro de um armario, a temperatura ambiente, bem longe do sol. Seria oxidação? Não notei alteração no sabor...

Oxidação muda a cor da cerveja, mas é algo muito sutil, eu não apostaria nisso. Que cerveja é? é turva? minha aposta seria dizer que ela está mais carbonatada agora e quando vc abre, o gás faz com que o fermento do fundo da garrafa se misture mais à cerveja, deixando ela mais opaca e mais escura (amarronzada). O que vc acha dessa ideia?
Abraço
 
É uma blond Ale...agora tem uma variável.. Não clarifiquei.
 
É uma blond Ale...agora tem uma variável.. Não clarifiquei.

Deixe um ou dois dias a garrafa na geladeira pra decantar um pouco melhor o fermento, abra e sirva imediatamente só metade da garrafa num copo, digamos um copo de 300mL, ou menos. Se essa primeira porção estiver escura então descarte minha hipótese, agora se ela estiver normal e a segunda servida da garrafa estiver mais escura, é fermento.

Abraço
 
Percebi isso nas minhas blonde ales também, com o passar dos dias vão escurecendo, ontem a esposa inclusive me perguntou se eu havia misturado com porter! estou sempre gelando rapidamente, no congelador e estão bem mais carbonatadas que no início. vou fazer esse teste também pra ver.
 
Percebi isso nas minhas blonde ales também, com o passar dos dias vão escurecendo, ontem a esposa inclusive me perguntou se eu havia misturado com porter! estou sempre gelando rapidamente, no congelador e estão bem mais carbonatadas que no início. vou fazer esse teste também pra ver.

Tá mas, vc deixa a garrafa de pé no congelador?
 
Procuro deixa-las sempre na porta do congelador (são de 300ml) e balanço o mínimo possível

Nossa, interessante.

Será que vc ou mesmo outro que esteja com esse problema teria como tirar uma foto da cerveja e postar?
 
Nossa, interessante.

Será que vc ou mesmo outro que esteja com esse problema teria como tirar uma foto da cerveja e postar?

Opa, vou tirar uma e postar a noite ao lado de uma foto anterior pra tu ver como que tá
 
Oi pessoal blz?
Faz umas 3 semanas que finalizei meu primming e estou tomando minha primeira leva. De lá pra cá, notei que estas últimas garrafas que estou abrindo, a breja está com uma coloração bem mais escura. Armazeno as danadas dentro de um armario, a temperatura ambiente, bem longe do sol. Seria oxidação? Não notei alteração no sabor...
Se fosse oxidação teria um sabor metálico, você notaria.
 
uploadfromtaptalk1442847771988.jpguploadfromtaptalk1442847812081.jpg

As duas fotos são da mesma leva.

Era Blonde, virou Dubbel.

O sabor continua bom, mas mudou um pouco.
 
cara, bem parecido.. a minha deu essa escurecida mesmo.. e olha que nem ficou no sol.
 
Segundo o @Tiago num post sobre o mesmo tema.

"Dito isso, que é minha opinião apenas, eu posso apontar causas de oxidação que podem deteriorar a cerveja: hot side aeration, muito excesso de sujeira proteica no fermentador, exposição da cerveja ao ar, contaminação. São as que eu lembro agora. Elas podem estar inseridas em diversas etapas, de varias formas diferentes."

O tópico, para referência e consulta.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405273
 
Caramba!!

Da pra ver que na segunda foto ela está bem mais turva (fermento em suspensão)... A diferença de copos também altera a cor da cerveja... o diâmetro aumenta, a tonalidade fica mais escura.

Mas mesmo assim, a diferença parece grande demais. Nunca vi uma Blond virar Red Ale.

Tem 100% de certeza que não acabou misturando garrafas não rotuladas de levas diferentes?
 
Segundo o @Tiago num post sobre o mesmo tema.

"Dito isso, que é minha opinião apenas, eu posso apontar causas de oxidação que podem deteriorar a cerveja: hot side aeration, muito excesso de sujeira proteica no fermentador, exposição da cerveja ao ar, contaminação. São as que eu lembro agora. Elas podem estar inseridas em diversas etapas, de varias formas diferentes."

O fato de clarificar a cerveja com gelatina minimiza o excesso de sujeira proteica? Se sim, pode ser ai o meu erro pois não clarifiquei.

Outro ponto, em relação ao HSA, apesar de ser um assunto controverso e mistificado no meio cervejeiro, eu nem considerei o cuidado na oxidação do meu mosto quente. Vou começar a levar isto em conta na minha próxima leva também.
 
O fato de clarificar a cerveja com gelatina minimiza o excesso de sujeira proteica? Se sim, pode ser ai o meu erro pois não clarifiquei.

Outro ponto, em relação ao HSA, apesar de ser um assunto controverso e mistificado no meio cervejeiro, eu nem considerei o cuidado na oxidação do meu mosto quente. Vou começar a levar isto em conta na minha próxima leva também.

Sim, diminui. Mas eu falava de turbidez de fermento, não de proteína.

Agora, sobre a oxidação, o jalexandre me citou de um post que fala sobre oxidação, mas não mudança de cor especificamente. Em nenhum momento nesse tópico eu mencionei oxidação, porque achava que isso seria notado muito mais no sabor e no aroma do que na cor. Depois de ver as fotos eu acho ainda mais que não é oxidação, porque já sobre li e já vi mudanças sutis na coloração de uma cerveja oxidada, e nao uma mudanca tao drastica.

Se isso for resultado de oxidação é algo que nunca vi na vida. E imagino que poderia ser notado no aroma e no sabor. Sinceramente, eu não sei dizer o que é. Se a foto realmente condiz com a cor observada ao vivo da cerveja (nao está com a luminosidade distorcida ou qualquer coisa assim) a única explicação plausível pra mim é que não é a mesma cerveja...

Abraço
 
Vou postar uma foto comparativa tbm. Sexta vou abrir uma e comparar com a que tenho aqui.
 
Agora, sobre a oxidação, o jalexandre me citou de um post que fala sobre oxidação, mas não mudança de cor especificamente. Em nenhum momento nesse tópico eu mencionei oxidação, porque achava que isso seria notado muito mais no sabor e no aroma do que na cor. Depois de ver as fotos eu acho ainda mais que não é oxidação, porque já sobre li e já vi mudanças sutis na coloração de uma cerveja oxidada, e nao uma mudanca tao drastica.


Eu não tenho experiência prática para dizer sobre o que se trata, pois nunca presencie estas mudanças de cor.

Lembro de falarem sobre oxidação e possível contaminação naquela thread, achei que podia ajudar.

Pesquisando um pouco na internet sobre o assunto, cheguei a conclusão nenhuma. Muitos posts, todos controversos sobre as causas.

EDIT:
Não entendo $@%#$ nenhuma de química, mas... ph ou resíduos de detergentes ácidos/alcalinos ou sanitizantes poderiam afetar a cor da cerveja?

Ou as condições de luz e formato do copo poderiam impactar na percepção refração da luz?


[ ] ´s
 
Tirei umas fotos, eis o resultado:
uploadfromtaptalk1442879323343.jpg
Essa foi tirada cerca de 5 dias após envase. Já esta, tirei hoje:
uploadfromtaptalk1442879421557.jpg
Essa última estava na geladeira desde sábado. Acho que esse tempo no frio ajudou na cor
 
Tirei umas fotos, eis o resultado:

Nessas fotos dá pra ver bem certinho que a mudança sutil na coloração é pela turbidez de fermento em suspensão... e a ordem condiz com os dias de armazenamento a frio.

Na segunda foto da pra começar a ver levemente o contorno do fundo do copo, através da cerveja. Na primeira não da pra ver nada.

Abraço
 
Caramba!!

Da pra ver que na segunda foto ela está bem mais turva (fermento em suspensão)... A diferença de copos também altera a cor da cerveja... o diâmetro aumenta, a tonalidade fica mais escura.

Mas mesmo assim, a diferença parece grande demais. Nunca vi uma Blond virar Red Ale.

Tem 100% de certeza que não acabou misturando garrafas não rotuladas de levas diferentes?
Certeza absoluta que não misturei garrafas. Inclusive dei umas da última leva de presente e me deram feedback informando que está escura tbm.

O fermento foi o T-58 e a cerveja levou semente de coentro na fervura.
 
Nessas fotos dá pra ver bem certinho que a mudança sutil na coloração é pela turbidez de fermento em suspensão... e a ordem condiz com os dias de armazenamento a frio.

Na segunda foto da pra começar a ver levemente o contorno do fundo do copo, através da cerveja. Na primeira não da pra ver nada.

Abraço
Justamente o que imaginei, acho que vou fazer mais uns testes, vou esquecer umas garrafas na geladeira por uns dias e ver o que vira.
 
Minhas brejas estão com o mesmo problema. Escurecendo absurdamente. No envase amarelas e claras e depois de 2 semanas algo puxado pro marrom. Não é a primeira leva que acontece e não tenho ideia ainda do que pode ser, mas começo sim a suspeitar de oxidação. Acontece mais ou menos o que ocorre quando deixamos uma maça cortada exposta.
Alguém conseguiu resolver o problema?
Obrigado
 
Estou com um problema muito semelhante. Aguem tem ideia do aconteceu no caso de vcs? Caso não tenha novidade aqui vou abrir um tópico com o meu caso.
 
Eduardo, acho que é melhor abrir um tópico com o seu caso. Não obtive nenhuma resposta.
No meu caso continuo suspeitando de oxidação.
Estou com uma Belgian Blond fermentando e que até agora está clarinha. Mas o problema acontece na garrafa depois de poucas semana. Vamos ver como vai ficar depois de engarrafar. Vou armazenar garrafas com temperatura controlada à 18°C após o envasa e à temperatura ambiente também pra ver se tem diferença.

Qualquer novidade eu posto aqui ou no seu tópico. Se quiser trocar ideia à respeito de mais detalhes me add no whats... 34 99806-8689

Abraço.
 
No meu caso continuo suspeitando de oxidação.

E em que ponto do processo, exatamente, você suspeita que o oxigênio está sendo introduzido?

Oxidação é 'fácil' de corrigir. É só não botar O2 na cerveja. :D

Abraço,
 
Aconteceu o mesmo com uma Blond Ale minha. Escureceu bastante após algumas semanas engarrafada. Ainda estou tentando descobrir a causa.
 
Bom dia pessoal, as minhas deixaram de escurecer ou estão escurecendo bem menos a ponto que não perceber.
Tenho usado malte agromalte e aperfeiçoei o processo, lavagem melhorada, resfriamento mais rápido e whirlpool feito sem preguiça. Após o whirlpool deixo um bom tempo até ver que decantou bem e to deixando pra trás uma quantidade maior de cerveja pra levar o mínimo de trub possível pro balde.
Não sei dizer se apenas um desses fatores ajudou com esse problema ou se foi o conjunto da obra, mas agora as cervas estão bem melhores, tem dado até alegria de ver hehehe
 
Abri um post com o mesmo assunto, antes de saber desse aqui.

Vou trazer minha duvida e o que acontece com minhas levas para acrescentar dados a essa busca por resposta:

"Prezados,

Em pelo menos 3 produções (sendo duas IPA com DH, gelatina, carbonatação forçada etc), ocorreu o seguinte:

A cor da cerveja ao ser envasada estava em 'acobreada/clara', a mesma coloração que no inicio da fermentação.
Foi envasada por contra-pressao, a temperatura média de 2°C. Após o envase permaneceu todo tempo em geladeira comum, a uns 5°C.

Em nenhum momento 'saiu do frio', não sofreu agito, calor ou incidencia de luz (exceto qdo se abria geladeira). Foi consumida somente em casa.

Ao longo de 2 meses, fui notando que gradativamente a cor ia escurecendo.

Essa instabilidade, poderia ser algum problema de mostura? fermentação?
Ou consequencia de sanitizar garrafas com Biofor (vinator e bom tempo escorrendo)?...

... de diferente, fiz carbonatação forçada, dh, e clarificação com gelatina.

As garrafas sempre estiveram com cerveja a baixa temperatura, na geladeira e em posição vertical. Após servir, continuam cristalinas, porem mais escuras (não turvas). E não tem fermento acumulado no fundo da garrafa ou qualquer residuo decantado''
 
Será que pode ser um malte específico que pode causar esta turbidez? Eu sempre pensei nesta possibilidade. As minhas Weiss por exemplo não escurecem. Mas as blondies sim. To começando a achar que pode ser causado por algum malte especial, visto que o grist das minhas weiss é exclusivamente pilsen/trigo.
Será que tem fundamento?
 
no meu caso, não há turbidez.

Apenas escurecimento, continua cristalina
 
Também estou com esse problema..

Estou fazendo uma cerveja estilo Munich Helles, com maltes do tipo pilsen agrária, viena e munich da weyvermann.
Meu processo é na panela, faço brassagem de 20L e 40L. Meu processo de fermentação é controlado em geladeira e não faço trasfega.
Pois bem, aproximadamente um mês depois de engarrafar, ela começa a escurecer e chega a ficar escura, tipo uma red ale opaca.
Fiz o curso de cerveja na panela, segui todos os passos e por ter feito dessa maneira não consigo identificar uma causa específica para o problema.

Fiz uma IPA com malte de centeio e já está com 2 meses na garrafa, sem nenhum problema.

Já essa Munich Helles, fiz 4 brassagens e todas começam a apresentar esse problema na garrafa depois de um mês.

O sabor e o aroma também mudam, mas a principal diferença é na cor.
Alguém já conseguiu resolver esse mistério? Vi que vários tem esse problema mas ainda não vi ngm com uma solução. Estou pesquisando por fora também e se descobrir algo posto por aqui..


Segue umas fotos:
 

Attachments

  • 13219632_991017497649017_204106351_n.jpg
    13219632_991017497649017_204106351_n.jpg
    23 KB · Views: 73
  • 13219840_991017267649040_2043628838_n.jpg
    13219840_991017267649040_2043628838_n.jpg
    17.7 KB · Views: 79
  • 13183146_991018720982228_1412098997_n.jpg
    13183146_991018720982228_1412098997_n.jpg
    61.3 KB · Views: 76
Será que pode ser um malte específico que pode causar esta turbidez? Eu sempre pensei nesta possibilidade. As minhas Weiss por exemplo não escurecem. Mas as blondies sim. To começando a achar que pode ser causado por algum malte especial, visto que o grist das minhas weiss é exclusivamente pilsen/trigo.
Será que tem fundamento?

Também tive problema com algumas levas e notei em uma das minhas ultimas brassagens que foi justamente uma Weiss pilsen/trigo.
 
Aconteceu comigo em algumas levas, notei um acobreamento depois de um tempo. Suspeitei de oxidação no início, porém como disseram aqui baseados em certas fontes, deve ser pouco provável.

Pensei também em algum malte em especial (o carapils que tenho usado quase sempre), na qualidade de algum equipamento ou até mesmo no agente clarificante. Óbvio que foram suposições, não tenho nenhum indício.

Notei isso mais facilmente na ultima weiss que fiz, era pra ser bem clara. E algumas garrafas que sirvo tem menos ou nenhum gás apesar de espuma consistente. Mas não consegui relacionar ainda "Cerveja clara x cerveja escura x com gás x sem gás".
Mas me veio a cabeça tambem se pode ser a condição do envase ou alguma passagem pela tampinha..

Ressaltar por ultimo que mesmo notando um certo escurecimento, nada se compara as fotos que vi aqui, nas minhas foram bem mais sutil. Vou tentar aguardar algum tempo pra ver se noto algo a mais.
 
Mandei as fotos para o mestre cervejeiro que me deu o curso aqui na Bodebrown.
De acordo com a análise dele, pode ser contaminação.

Vou revisar todo meu processo.
Comprei um trocador de 30 placas para acelerar o resfriamento. Como esta cerveja que mostrei nas fotos é uma lager, foi muito difícil e demorado resfriar o mosto a 15ºC com o chiller que eu tinha. Acredito que isso possa ter contribuído com a contaminação, pois o mosto ficou mais de uma hora em contato com o ambiente enquanto eu circulei a água para resfriá-lo.

Vou esterilizar tudo e tentar novamente. Nas próximas brassagens, vou deixar algumas garrafas separadas e acompanhar o envelhecimento ao longo do tempo. Qualquer novidade posto para vcs.
 
Só uma colocação, sobre a possibilidade de oxidação, creio que se fizer aeração do mosto quente (acima de 27 graus celsius) poderá acontecer a tal "Hot Side Aeration". Ou seja, aerar a uma temperatura mais alta poderá facilitar a oxidação. Muitas vezes a gente resfria o mosto para inocular o fermento e oxigena o mesmo sem se preocupar, nesse momento, com a temperatura.

Abs,

Cleber
 
Back
Top