Algumas dúvidas de iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guialpha

Member
Joined
Jul 20, 2015
Messages
20
Reaction score
0
Olá, sou um iniciante no mundo da cerveja caseira. Estou há alguns anos conhecendo mundo das cervejas especiais e após algum estudo e conhecimento dos estilos, etc decidi iniciar a produção caseira.

Sendo assim, comprei um KIT cervejeiro numa loja próxima aqui de casa juntamente com um amigo para iniciarmos a produção. Antes disso tenho estudado bastante sobre o processo, lendo alguns livros, posts aqui, vídeos, etc. Mas mesmo assim tenho algumas dúvidas de iniciante que gostaria de esclarecer antes de por a mão na massa.

Caldeirão ABC alta qualidade 68,3L para fervura
com conexões de extração em inox
Caldeirão ABC alta qualidade 45,2L para brassagem
com conexões de extração em inox
Caldeirão ABC alta qualidade 38,5 L para água quente
com conexões de extração em inox
Baldes fermentadores (20L com torneira e blow off)
lateral (ou airlock)
Chiller de imersão 15m de alumínio
Pré-Chiller 15m de alumínio
Bomba de circulação com cabos e conexões 34w/110v
Fundo falso de inox
Moinho de discos
Balança 10 kg
Termômetro
Densímetro
Proveta 250ml
Pá cervejeira 60cm
Sanitizante ácido peracético
Mangueira de silicone 3/4” (1m)
Colocador de tampinhas
Tampinhas

Além disso que vem no kit, comprei o termostato TIC-17 para integrar num refrigerador daqueles horizontais antigos para a fermentação. Vamos às dúvidas:

1 - Em relação ao kit, fiquei com um pouco de dúvida quanto à quantidade de produção final de cerveja pois a loja me confundiu um pouco os valores. Com uma panela de 45L para brassagem, devo ajustar minhas receitas para quantos litros de cerveja? E nesse caso de eu pegar uma receita maior ou menor pronta para reproduzir é só cortar pela metade ou multiplicar por 2 os ingredientes, certo? Além disso tem como fazer uma quantidade menor mesmo com o equipamento para uma quantidade maior? E quantos caulins do fogareiro serão suficientes para esse equipamento, queria gastar o menos possível com o fogareiro.

2 - Li um pouco sobre a qualidade da água, etc para a produção. Vou comprar aqueles galões de água, mas uma dúvida surgiu quanto ao pH. Alguns locais que li falam que normalmente em receitas com utilização de maltes mais usuais o pH fica "bom" para a cerveja. Devo fazer alguns estilos mais simples no início, até conhecer melhor o equipamento, venho pensando em começar por uma APA, e queria saber se isso procede, ou vale à pena comprar agora uma medidor digital de pH. Porque o valor gastado já foi alto e gostaria de ir agregando aos poucos novos produtos aos equipamentos e tive essa dúvida.

3 - Com o fundo falso, devo passar todo o mosto após a brassagem para outra panela com o fundo fixado, certo? Nesse caso para qual das panelas devo passar, e posso aquecer a água na panela de fervura para a lavagem né? E qual a melhor forma de fazer essa passagem do mosto para uma nova panela?

4 - Vale a pena comprar infusores para dry hopping?

5 - para fixar o sensor de TIC-17 no balde bastar colocar fita isolante sob toda superficie do metal que mede, certo?

6 - No momento da infusão do malte, o método de aquecer a água a ~72C-75C e colocar o malte para equilibrar a ~65C é o meio mais adequado?


Acho que é só isso. Desculpa se algumas perguntas possam ser muito burras haha Mas com tanta informação em pouco tempo algumas coisas não ficam tão bem fixadas na cabeça. Muito obrigado a todos! Cheers!
 
1 - O tamanho da leva é limitada por dois fatores: Capacidade de fermentação e capacidade de fervura, então ajuste suas levas com esses valores em mente. Creio que você consiga tirar algo entre 25 ~ 50 litros de cerveja nesse equipamento. Para escalar, utilize um software.
Não tenho idéia de quantos caulins vai precisar, mas geralmente isso tá atrelado ao diametro da panela.

2 - Contanto que a agua seja potável e filtrada, qquer agua tá valendo. Deixe para se preocupar com isso depois, quando tiver mais experiência.

3 - Passe o mosto para a panela de fervura e use a agua quente para fazer a lavagem (sparge).

4 - Na minha opnião pessoal, não.

5 - Cole na metade do balde, e use uma camada de 3cm de isopor para isolar. Ou compre um poço termométrico (usei os dois métodos, prefiro o poço. Novamente, opnião pessoal apenas.)

6 - Não sei. Depende do seu equipamento, quantidade de malte, receita, etc, mas no geral é isso.

7 - Leia todos os tópicos fixos. São muitas dúvidas.

Meus 2 centavos.
 
Parabéns pelo equipamento!
Desejo para ti uma boa diversão e ótimas cervejas!
Já já terá mais informações da rapaziada.
Grande abraço.
 
guialpha,

Sobre o fogareiro, eu uso um parecido com o Jackwall GB-13, porém em alumínio. Custa uns 100 reais no mercado livre e da conta tranquilo de levas de 50L (o vendedor alega produzir 100L com ele).

Para água, você tem a opção de usar um filtro de carvão ativado e um (ou mais) de partículas para a água da rede, sai mais barato que a água mineral (pelo menos pra mim). Alguns já possuem os dois (ou mais) estágios, aqui eu uso um 3M, também nessa faixa de 100 reais.
 
guialpha,

Sobre o fogareiro, eu uso um parecido com o Jackwall GB-13, porém em alumínio. Custa uns 100 reais no mercado livre e da conta tranquilo de levas de 50L (o vendedor alega produzir 100L com ele).

Para água, você tem a opção de usar um filtro de carvão ativado e um (ou mais) de partículas para a água da rede, sai mais barato que a água mineral (pelo menos pra mim). Alguns já possuem os dois (ou mais) estágios, aqui eu uso um 3M, também nessa faixa de 100 reais.

Que eu saiba é um de partículas seguido por um, ou dois, de carvão ativado, e não ao contrário como você falou. A idéia é que o primeiro de carvão ativado tira uns 75% do cloro, e o segundo tira boa parte do que sobrou, deixando bem pouco no final.

Tb uso esse fogareiro pra levas de 50l, mas comprei o de ferro fundido.
 
Que eu saiba é um de partículas seguido por um, ou dois, de carvão ativado, e não ao contrário como você falou. A idéia é que o primeiro de carvão ativado tira uns 75% do cloro, e o segundo tira boa parte do que sobrou, deixando bem pouco no final.

Tb uso esse fogareiro pra levas de 50l, mas comprei o de ferro fundido.

Beleza, obrigado aos dois ai!

Tenho um filtro duplo de carvão ativado aqui em casa, vou utilizar a água dele então.
 
Comprei o fogareiro hoje, tava na promoção muito barato não sei se a marca eh boa (Jolly) mas vou testar qualquer coisa mais pra frente eu troco mas parece do padrão e o fogo parece bem distribuido.

Surgiu uma dúvida aqui se alguém puder responder: to montando a rexeita aqui vo fazer uma american pale ale basica pra começar e to montando no beersmith, mas ta tudo certo com a OG e IBU do jeito que quero mas a cor ta no vermelgo, bema baixo do estilo. To usando 4kg de pilsen e 500g de carared. Como faço pra corrigir ou fica bom assim mesmo?
 
Comprei o fogareiro hoje, tava na promoção muito barato não sei se a marca eh boa (Jolly) mas vou testar qualquer coisa mais pra frente eu troco mas parece do padrão e o fogo parece bem distribuido.

Surgiu uma dúvida aqui se alguém puder responder: to montando a rexeita aqui vo fazer uma american pale ale basica pra começar e to montando no beersmith, mas ta tudo certo com a OG e IBU do jeito que quero mas a cor ta no vermelgo, bema baixo do estilo. To usando 4kg de pilsen e 500g de carared. Como faço pra corrigir ou fica bom assim mesmo?

APA vermelha abaixo do estilo? Como assim? Esse estilo geralmente é claro.
 
APA vermelha abaixo do estilo? Como assim? Esse estilo geralmente é claro.

No beersmith ta abaixo do estilo. Vermelho naquela barra do beersmith, que quando ta verde ta demtro do estilo envermelgo abaixo ou acima
 
Boa noite amigo,
Vc comprou seu kit na casa OLEC certo? O pessoal de lá é muito solicito... Pergunte ao Matheus se eles têm o perfil do seu equipo para beersmith, isso vai te facilitar a vida... Lá costuma ter brassagens coletivas aos sábados talvez seja uma boa vc acompanhar...
Quanto a mosturação, se vai usar fundo falso leia esse post do Guenther: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112 e faça a mosturação recirculação e lavagem na mesma panela...
Também sou de BH, sou apenas iniciante a mais tempo mas se puder ajudar... No mais boas cervejas!
 
Boa noite amigo,
Vc comprou seu kit na casa OLEC certo? O pessoal de lá é muito solicito... Pergunte ao Matheus se eles têm o perfil do seu equipo para beersmith, isso vai te facilitar a vida... Lá costuma ter brassagens coletivas aos sábados talvez seja uma boa vc acompanhar...
Quanto a mosturação, se vai usar fundo falso leia esse post do Guenther: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112 e faça a mosturação recirculação e lavagem na mesma panela...
Também sou de BH, sou apenas iniciante a mais tempo mas se puder ajudar... No mais boas cervejas!

Olá! Sou de BhH também e foi na OLEC mesmo que adquiri. Obrigado pela sugestão enviei o e-mail aqui perguntando sobre o perfil do equipamento. O tópico do Guenther eu li depois de fazer esse post e estou pensando fazer isso mesmo! E pois é, moro do lado da OLEC vou tentar ir nessas brassagens!

Valeu ai pelas dicas, que sabe a gente se encontra ai no mundo cervejeiro de BH, abraço!
 
Back
Top