Alguma alternativa para fermentação com temperatura controlada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Beernardes

Active Member
Joined
Jun 21, 2016
Messages
30
Reaction score
5
Alguém tem alguma solução econômica para controlar a temperatura durante o processo de fermentação? Andei pesquisando algumas alternativas como o "Son of a Fermentation Chiller" e o controle com placa peltier em uma caixa térmica, alguém já experimentou alguma dessas alternativas? É viável? Queria saber mais a respeito. Não tenho espaço para uma geladeira, também não queria comprar um frigobar por enquanto.

PS: Acredito que tenha vários tópicos relacionado a esse assunto, mas estou com problemas para pesquisar no fórum.
 
Alguém tem alguma solução econômica para controlar a temperatura durante o processo de fermentação? Andei pesquisando algumas alternativas como o "Son of a Fermentation Chiller" e o controle com placa peltier em uma caixa térmica, alguém já experimentou alguma dessas alternativas? É viável? Queria saber mais a respeito. Não tenho espaço para uma geladeira, também não queria comprar um frigobar por enquanto.

PS: Acredito que tenha vários tópicos relacionado a esse assunto, mas estou com problemas para pesquisar no fórum.

A solução barata muitas vezes que vejo relatada no fórum é a utilização de uma caixa térmica, termômetro e gelo ou garrafa pet com água congelada.

Mas qual o principal problema?

O controle obviamente não é preciso, a não ser que você passe o dia monitorando e colocando/retirando gelo afim de atingir a temperatura ideal...

Agora em cidades com clima mais frios, pode-se utilizar uma cinta aquecedora com um termostato para controlar...nesse caso seria mais simples
 
A solução barata muitas vezes que vejo relatada no fórum é a utilização de uma caixa térmica, termômetro e gelo ou garrafa pet com água congelada.

Mas qual o principal problema?

O controle obviamente não é preciso, a não ser que você passe o dia monitorando e colocando/retirando gelo afim de atingir a temperatura ideal...

Agora em cidades com clima mais frios, pode-se utilizar uma cinta aquecedora com um termostato para controlar...nesse caso seria mais simples

Não, não dá. Cinta é perda de tempo, já tentei comprar uma da china. A cerveja não fica legal, a temperatura não é homogena dentro do balde.... não compensa.

Dá pra fermentar na boa usando caixa térmica, garrafa pet e um tic-17 simples com uma lampada para quebrar o excesso de friagem e manter a temperatura estável.

Fiz isso durante meses e nunca peguei um traço de diacetil ou acetildeído, ou qquer outro off flavour.

O segredo é usar uma boa taxa de inoculação e inocular na temperatura mais baixa possível e depois fazer maturação a frio na geladeira da cozinha por algumas semanas para remover o excesso de fermento.

O salto de qualidade da temperatura ambiente pra caixa foi gritante.
Da caixa pro freeezer, meh.
O produto ficou mais bonito, mais clarificado, mais apresentável, mas o paladar mudou muito pouco.

Pra mim, o unico inconveniente desse método é:

1 - Impossível fazer lager
2 - Cerveja turva por falta de clarificação.

Nem sempre é possível praticar 'as boas práticas'. Nesses casos, a pessoa se vira com o que tem.
 
Não, não dá. Cinta é perda de tempo, já tentei comprar uma da china. A cerveja não fica legal, a temperatura não é homogena dentro do balde.... não compensa.

Dá pra fermentar na boa usando caixa térmica, garrafa pet e um tic-17 simples com uma lampada para quebrar o excesso de friagem e manter a temperatura estável.

Fiz isso durante meses e nunca peguei um traço de diacetil ou acetildeído, ou qquer outro off flavour.

O segredo é usar uma boa taxa de inoculação e inocular na temperatura mais baixa possível e depois fazer maturação a frio na geladeira da cozinha por algumas semanas para remover o excesso de fermento.

O salto de qualidade da temperatura ambiente pra caixa foi gritante.
Da caixa pro freeezer, meh.
O produto ficou mais bonito, mais clarificado, mais apresentável, mas o paladar mudou muito pouco.

Pra mim, o unico inconveniente desse método é:

1 - Impossível fazer lager
2 - Cerveja turva por falta de clarificação.

Nem sempre é possível praticar 'as boas práticas'. Nesses casos, a pessoa se vira com o que tem.

É bem interessante passar pelas experiências que você teve sem controle, com controle menos eficiente e com controle eficiente + temperaturas baixas.

Eu particularmente iniciei minhas produções já com controle de temperatura com geladeira.
Recentemente adquiri um Freezer e hoje posso maturar a 0c...a diferença no final é bem significativa.
A cerveja fica com uma aparência bem mais profissional, além de melhorar muito nos sabores.

Nessa foto usei gelatina sem sabor, mas mesmo assim foi IPA que ficou mais TOP até então...

Essas experiências com certeza demonstram na prática ao pessoal que não controla temperatura, onde podem chegar...

O complicado realmente é o espaço que a geladeira toma...além de muitas vezes elas serem feias, pois foram compradas bem usadinhas, pelo menos no meu caso...rs
 

Attachments

  • IPA_terceira_leva.JPG
    IPA_terceira_leva.JPG
    75.7 KB · Views: 77
A solução barata muitas vezes que vejo relatada no fórum é a utilização de uma caixa térmica, termômetro e gelo ou garrafa pet com água congelada.

Mas qual o principal problema?

O controle obviamente não é preciso, a não ser que você passe o dia monitorando e colocando/retirando gelo afim de atingir a temperatura ideal...

Agora em cidades com clima mais frios, pode-se utilizar uma cinta aquecedora com um termostato para controlar...nesse caso seria mais simples

Pois é, eu tô procurando se possível, algo mais automatizado, que você possa esquecer sem que haja prejuízo, aqui no DF não existe essa de cidades frias.. hahaha as temperaturas oscilam bastante.
 
Uma alternativa boa seu projeto, acredito que a atualização vai dar um pouco de trabalho, por causa da eficiência das peltiers.

No caso eu pretendo usar a peltier apenas para refrigerar, e mesmo assim, nunca abaixo de 17ºC. Pra esquentar, nada bate a boa e velha lâmpada, hehe. Caixas térmicas são pequenas e bem insuladas, deve funcionar satisfatóriamente.

Gelo artificial é uma boa também, eu fazia duas trocas diárias durante a fermentação primária, e 1 troca diária durante a secundária, isso no verão abafado de São Paulo.

Conheço o calor e o tempo seco do DF, morei aí por uns tempos.
Acredito que 3 ou 4 placas de gelo artifical funcionem bem no teu caso. Pet condensa demais, a troca térmica acontece muito rápido.
 
No caso eu pretendo usar a peltier apenas para refrigerar, e mesmo assim, nunca abaixo de 17ºC. Pra esquentar, nada bate a boa e velha lâmpada, hehe. Caixas térmicas são pequenas e bem insuladas, deve funcionar satisfatóriamente.

Gelo artificial é uma boa também, eu fazia duas trocas diárias durante a fermentação primária, e 1 troca diária durante a secundária, isso no verão abafado de São Paulo.

Conheço o calor e o tempo seco do DF, morei aí por uns tempos.
Acredito que 3 ou 4 placas de gelo artifical funcionem bem no teu caso. Pet condensa demais, a troca térmica acontece muito rápido.

Acredito que com o uso da Peltier não é necessário uma lâmpada, já que a própria fermentação gera calor, e a temperatura já sobe só de desligar a placa.

Vou pesquisar mais, quero fazer mesmo com as peltiers.
 
Back
Top