Alguém fazendo cerveja no nordeste?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jpwhiplash

Member
Joined
May 16, 2014
Messages
5
Reaction score
0
Depois que comecei percebi porque quase todo mundo que faz cerveja em casa é do sul ou sudeste. E porque não tem quase ninguém fazendo do Maranhão pra cima. :)

Aqui no Maranhão é um bocado complicado manter a temperatura abaixo dos vinte graus. Caixa térmica com garrafas congeladas por exemplo demoram a chegar abaixo dos 25. O resultado das primeiras brassagens saiu bom, porém, apesar da temperatura bem mais alta do que devia.

Uma geladeira dedicada, claro, é o caminho. Já estou com o termostato.

Mas nem todo mundo tem uma geladeira. E tenho amigos interessados em fazer cerveja que não teriam espaço nem mesmo para a caixa térmica.

Alguém já tentou fazer cerveja em locais onde a temperatura chega aos 30 graus? Sem controle? Quais foram os resultados?

Alguma receita ou levedura específica para estas condições?
 
É complicado...

Controle de temperatura é muito importante, mesmo em regiões com clima mais ameno.
Não conheço nenhum fermento capaz de fazer um bom trabalho nestas condições.
Em temperaturas tão altas o fermento vai trabalhar muito rápido mas vai produzir muitos off-flavors.
 
Moro em Fortaleza e temos a temperatura muito parecida.
Desencorajo o uso de qualquer método de fermentação que não tenha o controle muito bem feito.
Temos a vantagem de nunca precisarmos ter que aquecer a fermentação como acontece em locais muito frios, mas tem que ter o controle do resfriamento.
 
Recife tem vários cervejeiros artesanais.
É imprescindível ter freezer para controle adequado de temperatura.
 
Opa sou de Natal e faço cerveja em João Pessoa. O controle de temperatura é um dos itens prioritários a entrar no orçamento de quem vai começar a fazer cerveja em regiões quentes como o nordeste.
Tenho alguns amigos da AcervA potiguar que até fermentam em temperatura ambiente quando falta espaço na geladeira/freezer. Mas normalmente fazem isso com cervejas sem muita pretensão, com sobras de malte, etc, justamente por saber que não se tem o resultado desejado sem esse controle.
 
Sou de Rondônia e faço em Cacoal, e to fazendo com panela de 5 litros (1 galão), e tenho muito problema com temperatura, as que fiz sem controle não ficaram muito boa, nossa região é muito quente. Quando for montar noas panelas pra 20 litros, vai entrar no meu orçamento uma geladeira com controle de temperatura.
 
Eu e um amigo fazemos cerveja em Imperatriz/MA, realmente sem geladeira não rola, é muito quente, outra coisa que mata também é o frete pra cá, encarece muito a produção.
 
Estou começando aqui no Recife. Nem penso em fazer algo sem refrigerar. Meus amigos em Petrolina também usam geladeira.
 
Sou de Recife, esse é meu segundo post.
Ainda não tenho equipamento nenhum, e estava com esse
pressentimento que a geladeira faria parte do orçamento....

Apenas pergunto, qualquer geladeira caseira (tenho uma duplex) + termostado externo ?

Assim ao invés de comprar uma para a cerveja, compraria uma para a casa e ficaria com a velha....

Abraço
 
Sou de Recife, esse é meu segundo post.
Ainda não tenho equipamento nenhum, e estava com esse
pressentimento que a geladeira faria parte do orçamento....

Apenas pergunto, qualquer geladeira caseira (tenho uma duplex) + termostado externo ?

Assim ao invés de comprar uma para a cerveja, compraria uma para a casa e ficaria com a velha....

Abraço

Qualquer geladeira serve. Só precisa caber teu fermentador dentro.
 
Back
Top