Ajustando receita pronta - densidade - lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonardo Mantoani

Active Member
Joined
Sep 16, 2018
Messages
34
Reaction score
14
Location
videira
digamos que eu queira dar uma lupulada em uma receita pronta comprada na internet.

importante:
1- sem o uso de software pra receita.
2- sistema biab.

Exemplo: comprei uma APA que vai 20g de Columbus para amargor.
e decido dar um "gás" de mais 20g desse mesmo lúpulo na receita.

devo abandonar a medição de densidade, já que não uso software? essa medição pode ser drasticamente alterada?
se sim, devo me prender aos processos e esquecer essas medições?

o que vocês acham dessa ideia?
é muita loucura, ou até vale a pena pra ver no que dá, já que farei só pra consumo próprio?

quais cuidados devo tomar no processo total devido a essa alteração na receita?
 
digamos que eu queira dar uma lupulada em uma receita pronta comprada na internet.

importante:
1- sem o uso de software pra receita.
2- sistema biab.

Exemplo: comprei uma APA que vai 20g de Columbus para amargor.
e decido dar um "gás" de mais 20g desse mesmo lúpulo na receita.

devo abandonar a medição de densidade, já que não uso software? essa medição pode ser drasticamente alterada?
se sim, devo me prender aos processos e esquecer essas medições?

o que vocês acham dessa ideia?
é muita loucura, ou até vale a pena pra ver no que dá, já que farei só pra consumo próprio?

quais cuidados devo tomar no processo total devido a essa alteração na receita?



Boa noite,
Usa o brewtarget. è gratuiro
 
Boa noite amigo! Depende do que você quer fazer, se sua receita for pra 20l, acrescentar mais 20g do lúpulo no início da fervura terá um amargor maior podendo sair um pouco do estilo e se acrescentar no final da fervura terá sabor e aroma. Qual seu propósito?
 
Boa noite amigo! Depende do que você quer fazer, se sua receita for pra 20l, acrescentar mais 20g do lúpulo no início da fervura terá um amargor maior podendo sair um pouco do estilo e se acrescentar no final da fervura terá sabor e aroma. Qual seu propósito?

minha principal preocupação é quanto a medição de densidade, que pode sair do que vem na receita. ai tenho medo de não achar a OG correta e deixar a cerveja muito fora de uma qualidade aceitável.

mas quanto a sair do estilo, sinceramente não estou preocupado, é experimento pra consumo próprio.


pra ser bem sincero, não sei se essa adição de lúpulo altera realmente a densidade , fica aí minha dúvida de iniciante
 
O que altera a densidade são os ingredientes que geram açúcares fermentáveis e não fermentáveis.
O Lúpulo não faz parte desse ingrediente. Serve apenas para amargor, sabor e aroma.

A minha primeira receita foi uma APA com 20g de Columbus a 60min para amargor e 10g de cascade faltando 5 min para amargor e aroma, mais aroma no caso.

Se eu colocar mais 20g a 60min, o IBU pula de 31 para 60. Seria uma IBU igual de uma IPA.

Mas se colocar a 30min o IBU vai a 56.
 
Back
Top