AJUDA: tamanho do equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 8, 2013
Messages
10
Reaction score
1
Foristas,

tenho interesse em produzir minha própria cerveja (Hobby), mas tenho limitação de espaço, já que moro em um apartamento. Pesquisando, vi que, dada minha restrição de espaço, o máximo que poderei ter é um equipamento com capacidade para produzir + ou - 15 ou 20 litros, ou seja, uma caixa ou pouco mais. Assim, pergunto:
1) O volume é razoável? Sim? Não? Por que?
2) Conhecem quem tenha equipamentos com essa capacidade? Eles estão satisfeitos?
3) Quem trocou um equipamento com essa capacidade para um de 40l ou mais acha que fez uma bom negócio?
4) Quantas vezes ao ano vocês produzem cerveja?

Como disse, sou iniciante no assunto e QUALQUER opinião será válida para mim.
Grande abraço.
 
Milhares de cervejeiros no mundo todo produzem levas de 19 litros (5 galões). É praticamente um padrão na América do Norte.

Aqui no Brasil o pessoal tende a produzir volumes maiores, porque normalmente fazem as brassagens em grupo e 19 litros é poco pra dividir entre vários cervejeiros.

Se você não vai ter sócio pra dividir a cerveja, eu considero levas de 20-25 litros ideais (eu faço 23 litros).
 
Comecei a fazer 20 litros, passei a 40 - 50 litros, fui a 100 e estou voltando aos 40 com uma tendência de optar pelos 20 litros.

Existe uma tendência natural a começar pequeno e criar coragem para aumentar, pois no começo todos querem mostrar pros amigos e parentes suas "jóias raras", com o tempo e a evolução, esta empolgação diminui.

Para quem não faz em grupo 40 litros é um baita volume!

Atualmente tenho panelas de 32 até 127 litros e conforme a cerveja a ser feita e a minha disposição em carregar peso, defino o equipamento que vou usar. Isto só é possível porque não tenho limitação de espaço.

É isso!

Att

Rodrigo T. Pereira
Torres/RS
 
Caldeirão nº45 é o caminho do meio, pois permite fazer de 20 a 50 litros, esses volumes me garantem eu poder tomar regularmente minha cerveja e ainda fazer algumas confraternizações. Essa loja em Porto Alegre vende a panela pronta e envia também, http://www.lojaodeofertas.com.br/, (51) 3343.9094 (51) 3372.0738), Ela tem um Caldeirão n° 45 com fundo falso e registro de 3/4 de inox.

Abraço
 
To na mesma do Rodrigo, comecei com 20, fui pra 50 e quase pensei a ir a 100. Mas to voltando para os 20 agora, realmente se voce faz sozinho nao vale a pena mais do que isso. Optei por brassar mais vezes e poder experimentar mais/replicar melhor do que brassar menos em maior quantidade.

Sem contar que pra brassar 20 litros voce gasta 50 reais, já 50 impossivel gastar menos do que 120...
 
Eu com um equipamento de 50, só que fazendo 20 (pois sabia que ia aumentar pra 50).

Depois comecei a fazer levas de 50 direto.

Depois aumentei pra 100 e fiquei um tempão.

Vendi tudo e estou montando um de 40.

Abraço!

Guenther
 
Valeu pelas dicas, pessoal.
Mais uma pergunta: dá pra fazer qualquer tipo de cerveja com um equipamento pequeno? Quais seriam as restrições?
Abç.
 
EDIT: Vou ficar nos 50 mesmo, achei uma promocao e paguei quase o mesmo na BM de 50L :rockin:

Mas comprei o tubo de malte de 20L e planejo ficar nesse volume na maioria das vezes.
 
Olá, gente,
Como sou sozinho, faço lotes de 5 llitros. Já fiz vários com BIAB.
Assim, sempre tenho cervejas diferentes e não dá tanto trabalho assim para engarrafar.
Mas, comecei a passar para 10-20 litros, com panelas maiores e fora do esquema BIAB.
Acredito que tudo depende do tamanho da sua sede e de sua família.
Abraços
 

Latest posts

Back
Top