Ajuda sobre receita Pale Ale mais leve

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

carloshenriqueroza

Well-Known Member
Joined
Jan 19, 2017
Messages
157
Reaction score
26
Boa tarde amigos.
Tenho um evento dia 03/06, onde me designaram fazer 100 litros de APA.
Porem como 95% das pessoas que participarão são "Brahmeiros", primeiramente eu havia montado uma receita de APA normal....
Mas ai me veio a ideia de abaixar alguns parâmetros dela pra nao arrepiar o pessoal.

Então me veio a duvida??? Existe session APA?
Por gentileza verifiquem as 2 receitas e deem suas opiniões, Desde ja agradeço!
 

Attachments

  • Apa 100 litros.JPG
    Apa 100 litros.JPG
    67.8 KB · Views: 89
  • session apa 100 litros.JPG
    session apa 100 litros.JPG
    66.9 KB · Views: 79
Minha opinião, pediram pra você fazer uma APA, então faz uma APA, as tuas receitas já estão bacanas, se eles já foram
iniciados no mundo da cerveja artesanal, por mais que são "Brahmeiros" vão aceitar de boas. Mas caso nenhum deles ou
a grande maioria ainda não seja iniciado, dai você pode fazer uma receita com uns 20 IBU, e um ABV de 4,8%.

Mas referente as receitas, tem alguma confusão ai, pois em uma delas o Amarillo está com 9,2% de AA e na outra 6,2% de AA,
qual é o correto? Pois isso vai influenciar no teu amargor!
 
Session é um termo utilizado normalmente para indicar menor teor alcoólico do que o padrão do estilo e possivelmente com características mais brandas. Exemplo: Session IPA < IPA < Double IPA. Pelo que você colocou nas receitas, houve a redução de 0,1% , ficando ainda dentro do padrão da APA: ABV: 4.5 – 6.2% (BJCP 2015). Desta forma, caso mantenha a mesma quantidade de malte demonstrada nas receitas, ela continuará uma APA.

A respeito do receio do amargor poder causar espanto nos Brahmeiros, sugiro não diminuir na adição do Amarillo, e sim diminuir o Magnum. Além disto, o resultado da adição no Dry Hopping é diferente do resultado da adição no final da fervura, não alteraria esta proporção.

Por mais, caso ainda queira reduzir o IBU, sugiro considerar fazer a adição do Amarillo durante o Whirpool. Reduzirá significantemente a isomerização dos Ácidos Alfa, portanto menor IBU, e irá reduzir a volatilização dos óleos aromáticos do Amarillo, deixando mais presente o aroma e sabor.

Como disse nosso amigo Fernando, reveja a questão da % de AA que está utilizando para cálculo.
 
Minha opinião, pediram pra você fazer uma APA, então faz uma APA, as tuas receitas já estão bacanas, se eles já foram
iniciados no mundo da cerveja artesanal, por mais que são "Brahmeiros" vão aceitar de boas. Mas caso nenhum deles ou
a grande maioria ainda não seja iniciado, dai você pode fazer uma receita com uns 20 IBU, e um ABV de 4,8%.

Mas referente as receitas, tem alguma confusão ai, pois em uma delas o Amarillo está com 9,2% de AA e na outra 6,2% de AA,
qual é o correto? Pois isso vai influenciar no teu amargor!
-----------------------------------------------------------------------------------------

Fernando agradeço a sugestão..
Sobre o AA do amarillo eu alterei em uma receita e esqueci de alterar na outra....
O AA correto do amarillo que veio pra mim é 6,20%.

Acho q vou optar pra reduzir mesmo o amargor, só fico pensando na relação BU:GU, meu maior medo é ficar desequilibrada.
 
-----------------------------------------------------------------------------------------

Fernando agradeço a sugestão..
Sobre o AA do amarillo eu alterei em uma receita e esqueci de alterar na outra....
O AA correto do amarillo que veio pra mim é 6,20%.

Acho q vou optar pra reduzir mesmo o amargor, só fico pensando na relação BU:GU, meu maior medo é ficar desequilibrada.

Se você realizar uma mostura mirando uma FG de ~1.012, com um IBU de 25 ela não vai ficar desequilibrada, mas se você "secar" muito
ela (FG < 1.010) ai já pode começar a apresentar um certo desequilíbrio, você pode usar como referencia no BeerSmith uma American
Blonde Ale, para os parâmetros.

Uma ideia, usa um grist 100% malte pale ale, a não ser que tenha essa quantidade de malte munich sobrando e queira aproveitar, mirando
uma OG de 1.046, mosturando entre 65° ~ 67° vai conseguir uma FG de ~1.012, usa lupulo Magnum no inicio da fervura (60 min) para
uns 80% do amargor desejado, e os últimos 20% de amargor vai de Amarillo aos 5 min, e faz um dry hop de umas 3g por litro por uns
2~3 dias, não precisa mais que isso, cold crash até clarificar, envasar e beber.

Vi na receita que vai usar o US-05, capricha nessa dosagem, quanto mais saudável e rápida for a fermentação, melhor será a tua cerveja,
quanto a temperatura de fermentação eu geralmente inicio em 16°~17° mantenho assim nas primeiras 24h, deixo subir para 18° e mantenho
assim até atingir 2/3 da fermentação, depois sobe 1° por dia até uns 20°~21°, para descanso de diacetil.

Acho que não esqueci nada...
 
Concordo com o @Rins, deixa ela com uma relação BU:GU entre 0.6 e 0.7, com uma FG próximo de 1.011 que é sucesso garantido. Já fiz uma assim para tomar com uns amigos "Brahmeiros" e os FDP tomaram 20 litros como se fosse água.
 
Boa tarde amigos.
Tenho um evento dia 03/06, onde me designaram fazer 100 litros de APA.
Porem como 95% das pessoas que participarão são "Brahmeiros", primeiramente eu havia montado uma receita de APA normal....
Mas ai me veio a ideia de abaixar alguns parâmetros dela pra nao arrepiar o pessoal.

Então me veio a duvida??? Existe session APA?
Por gentileza verifiquem as 2 receitas e deem suas opiniões, Desde ja agradeço!
o que eu vejo como session apa é uma american blonde ale... ve direito o que vai querer fazer e se for optar por uma apa abaixo dos padrões, pesquisa sobre blonde.
 
Ou uma Cream Ale também é bacana...

ou uma APA mesmo sendo bem sincero, por que ela é leve e as pessoas já começariam a saber o que é Lupulo... rs fora as histórias pra contar... só não carregaria tanto no amargor e deixaria ela com um perfil mais leve...

ou, uma terceira opção, duas brassagens, faz uma IPA ou a que você gosta e uma de trigo que na maioria das vezes agrada gregos e troianos!
 
Ou uma Cream Ale também é bacana...

ou uma APA mesmo sendo bem sincero, por que ela é leve e as pessoas já começariam a saber o que é Lupulo... rs fora as histórias pra contar... só não carregaria tanto no amargor e deixaria ela com um perfil mais leve...

ou, uma terceira opção, duas brassagens, faz uma IPA ou a que você gosta e uma de trigo que na maioria das vezes agrada gregos e troianos!
-----------------------------------------------

Iremos fazer 550 Litros de cerveja pro evento, divididos em 7 estilos:

IPA
Red Ale
Weiss
Witbier
Stout
Cream Lager - (Meu sócio esta fazendo esta)
APA - (fiquei responsável de fazer esta)
 
-----------------------------------------------

Iremos fazer 550 Litros de cerveja pro evento, divididos em 7 estilos:

IPA
Red Ale
Weiss
Witbier
Stout
Cream Lager - (Meu sócio esta fazendo esta)
APA - (fiquei responsável de fazer esta)
Um evento pra "Brahmeiros" com IPA, Red Ale, Stout e APA....
Coragem fazer um evento desses...

Mas não vejo muito sentido em "descaracterizar" a APA...
Ou faz uma APA verdadeira..... ou faz outro estilo....

Se fosse "quero fazer uma cerveja mais leve para "Brahmeiros""... ok
Mas se é um evento com vários estilos de cerveja diferentes.... não vejo sentido... vão "suavizar" todos ?
 
A sua session APA ainda é uma APA (não caiu para blonde Ale), só por causa do amargor. Sugiro manter tudo igual, só diminuindo mais ainda o IBU para uns 25 no total. Troque o Magnum por Warrior (mantendo os 25 IBU). Apesar de ser mais forte ele é mais limpo no sabor. Mantendo uma APA, acho que isso é o máximo que podes fazer, pois já está entrando nos parâmetros máximos de uma blonde ale. Dependendo do pessoal que bebe eu faço assim, APAs com no máximo 25 e Ipas com no máximo 35 IBUS. Sai muito bom, com drinkability................
 
A sua session APA ainda é uma APA (não caiu para blonde Ale), só por causa do amargor. Sugiro manter tudo igual, só diminuindo mais ainda o IBU para uns 25 no total. Troque o Magnum por Warrior (mantendo os 25 IBU). Apesar de ser mais forte ele é mais limpo no sabor. Mantendo uma APA, acho que isso é o máximo que podes fazer, pois já está entrando nos parâmetros máximos de uma blonde ale. Dependendo do pessoal que bebe eu faço assim, APAs com no máximo 25 e Ipas com no máximo 35 IBUS. Sai muito bom, com drinkability................

Obrigado jfmoretti, era isso que eu queria saber.
 
Back
Top