Primeira receita, aceitando opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tavo34

Member
Joined
Dec 15, 2017
Messages
11
Reaction score
2
Boa tarde pessoas,

Sempre fiz minhas cervejas usando kits pronto, porém dessa vez resolvi me aventurar e tentar montar a minha própria receita, mas como era de se esperar estou tendo algumas dificuldades em algumas escolhas e gostaria de algumas sugestões de pessoas com mais experiencia que eu! (ou seja, qualquer um!).

Minha ideia inicial era mirar numa summer ale, mas sem me prender muito no estilo. Além disso pretendo usar raspas de limão e gengibre, porém não faço ideia do melhor jeito de inserir o gengibre (a intenção e tentar pegar só um leve toque do picante e refrescante).

Segue o que eu imaginei em colocar na receita (seria uma leva de 20L) (acabei não pensando muito no teor alcoolico dela, mas IBU queria por volta dos 27):

4KG de malte pilsen
500g de aveia em flocos
500g de malte pale ale

67/68°C por 1h, subir para 75° por 15 minutos

Agora aqui tem a minha outra dúvida: qual lúpulo seria melhor? Estava pensando no Amarillo (22g aos 60), Ella (12g aos 60) ou Hallertau Polaris (10g aos 60). Depois disso pensei em colocar o gengibre (novamente, não sei como seria melhor inserir o gengibre na receita) por volta dos 20 ou 15 minutos e as raspas de 1 limão taiti e meio aos 0 minutos da fervura.

A fermentação seria com alguma levedura mais neutra que eu ainda não fui atrás, queria resolver primeiro o restante da receita para pegar uma levedura que case bem com o que eu decidir.


Enfim, agradeço desde já os comentários e qualquer ajuda que vier! Valeu!! :mug:
 
Agora aqui tem a minha outra dúvida: qual lúpulo seria melhor?

Fiz uma summer ale semana passada e usei o cascade pra amargor e aroma. Nunca usei o Ella e nem o Polaris, e gosto bastante do amarillo. Olhando as características deles, falaria pra você usar o polaris e postar o resultado depois. hehe

Depois disso pensei em colocar o gengibre (novamente, não sei como seria melhor inserir o gengibre na receita) por volta dos 20 ou 15 minutos e as raspas de 1 limão taiti e meio aos 0 minutos da fervura.

Pelo que li de alguns usuários do fórum que usaram, colocaram 2g/l de gengibre em pedaços sem cascas, fervido nessa faixa de tempo que você sugeriu.
O limão taiti na minha eu coloquei a 0 min e está no fermentador nesse momento, foi 9g de raspas para 20L.

Para essa receita indico uma levedura ale neutra, tal como o US-05 ou LevTeck 10 (usei essa na minha, primeira vez).
 
Para notas picantes, talvez uma levedura belga seria melhor, mas tem todo o resto que ela traz. Semente de coentro também traz uma picância interessante.
 
Valeu pelas respostas gente! Acabei optando pela levedura mais neutra (no caso a US-05) e lúpulo fiquei com o Ella mesmo (queria o Polaris, mas estava esgotado na loja e só vou conseguir comprar os ingredientes nessa quarta). Dei uma olhada em outros posts e ainda to um pouco inseguro em relação a quantidade de gengibre por L que vou usar, estava pensando em usar um pouco menos de 2g/L já que a minha intenção é deixar esse elemento como secundário.

Conforme eu for fazendo os passos do preparo da breja vou atualizando aqui! a brassagem provavelmente vai ocorrer entre o natal e ano novo ou no máximo até dia 3 de janeiro, então se tiverem mais sugestões elas continuam muito bem vindas!
 
Amigo @Tavo34, poderia informar como procedeu com sua cerveja e como ficou a brassagem e demais dúvidas, obrigado.
 
Boa tarde gente!

Por problemas pessoais ainda não consegui fazer essa brassagem, mas assim que fiz escrevo aqui como foi!

Desculpe pelo atraso na resposta!
 
Olá,

Também estive/ estou atravessando está fase.

Já tive 12 brassagem com kits....

Em setembro do ano passado elaborei minha primeira receita baseada numa IPA, mas fugindo um pouco do estilo. Busquei deixar lá com toques picantes, gramínea, notas amadeiradas e também de mel, tendo um final seco.
A primeira brassagem foi de curiosidade, saiu uma leva de 20 litros, com a cerveja pronta, achei ela interessante mas me faltava algo nela. Ajustei a receita, investi um pouco nos equipamentos de fermentação e ao final de dezembro fiz outra a nova brasagem da receita.

Amanhã vou fazer o envase, até agora estou monitorando e controlando bem os processos. Muito satisfeito com os resultados.

Neste momento estou desenvolvendo minha 2° receita, que será uma Doppelbock, esta será minha primeira brassagem lager!

O lance é meter a cara e experimentar... As experiências nos capacitam para saltos maiores...

Vlw
 
Boa noite galera!

Fiz a brassagem essa sexta que passou e por incrível que pareça correu tudo bem até.

Algumas coisas que aconteceram: acabei colocando 1Kg de Pale Ale ao invés de 500g, comprei 1 Kg e nem percebi, só vi quando fui jogar o saco do malte fora.

A extração do malte foi feita em duas etapas, cada uma com metade dos maltes, uma de 1h e outra de 1h e 30 min. No final ficou um mosto super concentrado e eu dilui ele com água, a OG ficou em 1.051.

Ainda não consigo manter a temperatura muito constante, então teve horas que subiu até 70°C~72°C, não sei se isso influencia negativamente na cerveja.

No que eu provei o gengibre ficou bem escondido, usei 0.7g/L aos 15 minutos. Vou esperar fermentar pra ver como que fica de sabor e se precisar fazer um extrato e colocar um pouco.

O aroma de limão também ficou meio escondido, mas ficou agradável, acho que a tendencia é intensificar um pouco na fermentação, estou certo?

Na questão do amargo ficou quase imperceptível, acabei usando Hallertau Blanc, foram 28g, acho que devia ter colocado um pouco mais, mas não ficou ruim.

Agora ela está no fermentador tentando manter por volta dos 20°C, assim que ficar pronta eu atualizo aqui novamente!
 
Mais uma atualização!

Tirei um pouco ontem pra ver como tava a densidade dela e aproveitei pra dar uma provada.

Ela ficou com uma cor meio pálida, indo pra um amarelado (acabei não tirando foto, perdão), mas no gosto ficou do jeitinho que eu tava querendo!

Ela ficou com um cheiro gostoso e até que suave de limão, um amargo bem fraco que não fica quase nada na boca, logo que ele acaba entra o gengibre dando um leve tom de picante na garganta.

A densidade dela tava em 1.011, hoje ou amanhã a noite eu vou ver de novo pra ter certeza de que a fermentação acabou e vou baixar a temperatura pra maturar (ela tá bem opaca, provavelmente porque eu não consegui fazer o rodamoinho direito).

É isso aí, até a próxima atualização!
 

Latest posts

Back
Top