Ajuda pra primeira RIS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala galera,
Estou querendo brassar minha primeira RIS, e eu tomei a de uma cervejaria aqui de BH que eu curti bastante (cerveja Bigorna da Koala San Brew), que era uma RIS com coco. Então eu pensei em fazer a minha apropria RIS com notas de Cacau + Coco.

1º) Como é minha primeira RIS e também não sei direito como usar esses dois ingredientes na cerveja, gostaria de saber 2 coisas:
- Quais os principais cuidados eu tenho que ter fazendo uma RIS?
- Penso em fazer a adição de cacau em pó e coco queimado em lascas no fim da fervura. Assim da certo? A gordura que o coco solta pode arruinar a cerva?

2º) Pois então, receita abaixo para vcs darem suas opiniões:
__________________________________________________
Características:
Volume (fermenter): 18.00 l
OG: 1.095 FG: 1.020
Cor: 37.7 SRM
IBU: 63.6 IBUs

Mostura:
7.00 kg Pale Ale Agrária (3.3 SRM) 83.8 %
0.30 kg Caramel/Crystal Malt -120L (120.0 SRM) 3.6 %
0.10 kg Black (Patent) Malt (500.0 SRM) 1.2 %
0.30 kg Chocolate Malt (350.0 SRM) 3.6 %
0.25 kg Roasted Barley (300.0 SRM) 3.0 %
0.40 kg Oats, Flaked (1.0 SRM) 4.8 %

Fervura:
40g Nugget [13.00 %] - Boil 60.0 min 44.6 IBUs
30g Centennial [10.00 %] - Boil 20.0 min 15.6 IBUs
20g Centennial [10.00 %] - Boil 5.0 min 3.4 IBUs
300g Coco queimado em lascas
100g Cacau em pó

Fermentação:
Ainda não sei qual cepa de leveduras usar, alguma sugestão?
__________________________________________________

Pretendo fazer uma fermentação em uns 17º até atenuar
mais uma semana de secundaria a uns 22º (nesse ponto se eu achar que não pegou o sabor/aroma de cacau e coco que eu queria faço um "dry hop" com eles)
depois maturar em uns 3ºC uns 15 dias e envasar (meu frigobar não passa dessa temperatura)
Depois de envasar deixo uns meses maturando.

E ai, alguma sugestão sobre a receita, a quantidade ou método de uso do cacau e do coco, levedura e algum outro cuidado que eu tenha que ter??

OBS: nao entendo nada de correção da agua então não pretendo fazê-lo, isso é muito relevante?

Valeeu abraço!!
 
Primeira coisa que eu soh deacobri quando brassei minha primeira RIS : sua panela cabe essa porrada de malte mais a água??

A panela tava transbordando já e ainda tinha metade do malte pra colocar, foi foda.

Vc eh de SP? Se for, aconselho comprar insumos na Prazeres da Casa. O valor do pilsem global mate eh menor que o da agraria, eh mto melhor.

Pra essas brejas de alta gravidade, chega uma hora que não compensa colocar tanto malte. Vale mais a pena vc colocar uma aveia ou algo assim, brassar na temperatura que priorize o corpo e meter açúcar pra chegar no abv que tu quer. (Se nao me engano, o gunter ja falou isso aqui).

Eu colocaria cacau em fava na maturação, em vez de pó. Minhas experiências com poh sempre foram uma merda.

Sent from my SM-J500M using Tapatalk
 
Extrato de malte adicionado ao final da fervura não seria uma saída para fugir da quantidade excessiva de malte?
 
Extrato de malte adicionado ao final da fervura não seria uma saída para fugir da quantidade excessiva de malte?

Extrato de malte sai muito mais caro!!
Minha panela eu acredito que cabe, da ultima vez fiz com total de 5,5kg de malte e 20 L de agua e ficou um pouco longe de transbordar ainda..
Essa de colocar mais aveia e fazer uma sacarificação em temperatura mais alta e tacar açucar pode ser uma saída, mas eu fico com medo de arriscar e fazer uma cerva muito seca ou errar a mão em alguma outra coisa, sei la
 
Cara eu fiz 2 receitas de alta gravidade no mesmo final de semana, putz eu não fazia ideia do trabalho por falta de planejamento e cálculo tamanho da panela. Primeiro problema que tive foi usar baazoca, com a quantidade excessiva de malte amassou e não passava o mosto, segundo problema foi questão de tamanho mesmo, simplesmente não deu o tamanho e eu tive que brassar duas mostura pra dar a quantidade de malte kkkkk, foi o dobro de tempo acho que deu umas 12 horas ou mais de brassagem. 3 problema foi a fermentação que é muito vigorosa, aquela saída padrão do airlock não dava conta de passar todo CO2 produzido, mesmo eu colocando uma mangueira em uma garrafa de 2 litros fez uma bagunça do caramba na minha geladeira, mas isso não foi nada comparado o estouro que deu kkkk a tampa voou longe e fez maior bagunça na geladeira, por sorte eu estava perto limpei rápido e coloquei a tampa, deu até medo. Essa cerveja eu engarrafei em garrafa de vinho com rolha e está guardada maturando já tem 1 ano, fiz algumas garrafas pequenas para ir provando de tempo em tempo, apesar desses problemas a breja ficou sensacional. Se fosse hoje eu iria fazer 10 litros para meu equipamento dar conta.
 
Cara eu fiz 2 receitas de alta gravidade no mesmo final de semana, putz eu não fazia ideia do trabalho por falta de planejamento e cálculo tamanho da panela. Primeiro problema que tive foi usar baazoca, com a quantidade excessiva de malte amassou e não passava o mosto, segundo problema foi questão de tamanho mesmo, simplesmente não deu o tamanho e eu tive que brassar duas mostura pra dar a quantidade de malte kkkkk, foi o dobro de tempo acho que deu umas 12 horas ou mais de brassagem. 3 problema foi a fermentação que é muito vigorosa, aquela saída padrão do airlock não dava conta de passar todo CO2 produzido, mesmo eu colocando uma mangueira em uma garrafa de 2 litros fez uma bagunça do caramba na minha geladeira, mas isso não foi nada comparado o estouro que deu kkkk a tampa voou longe e fez maior bagunça na geladeira, por sorte eu estava perto limpei rápido e coloquei a tampa, deu até medo. Essa cerveja eu engarrafei em garrafa de vinho com rolha e está guardada maturando já tem 1 ano, fiz algumas garrafas pequenas para ir provando de tempo em tempo, apesar desses problemas a breja ficou sensacional. Se fosse hoje eu iria fazer 10 litros para meu equipamento dar conta.

Cara, valeu demais pelos relatos!! estou com um certo medo de não caber todo o malte na panela, mas se não couber, vou fazer com o que der! hahaha

A questão da fermentação cabulosa, acho que vou deixar a tampa do balde sem vedar totalmente nos primeiros dias pra ver se ajuda pra não dar esse problema!

Quanto aos maltes torrados, coloco tudo junto no começo da brassagem?
 
Pra essas brejas de alta gravidade, chega uma hora que não compensa colocar tanto malte. Vale mais a pena vc colocar uma aveia ou algo assim, brassar na temperatura que priorize o corpo e meter açúcar pra chegar no abv que tu quer. (Se nao me engano, o gunter ja falou isso aqui).

Vou fazer isso tb.. diminui 1,5kg de malte base, aumentei um pouco a aveia, vou brasas ali entre 68-69ºC e colocar 600g de açúcar (estou pensando em colocar açúcar mascavo), pra atingir a OG e FG esperada (segundo o Beersmith). Com isso diminui 1kg de malte, vou na fé pra ver se da!!

Vou adicionar o Cacau em pó e o Coco na fervura, e usar o fermento US-05, pq o S-04 não aguenta esse OG/ABV todo...
 
Se tratando de RIS com uma carga alta de malte torrado o ideal é colocar na etapa final, os últimos 15 minutos da mostura. A literatura diz que maltes torrados contribuem para uma maior adstringência e alteração no PH do mosto conseguente mente alterando a eficiência. Não sou esperto no assunto o bom é buscar mais informações a respeito. Eu deixo por último adição de malte torrado nessas receitas com maior carga de torrado.

Cara, valeu demais pelos relatos!! estou com um certo medo de não caber todo o malte na panela, mas se não couber, vou fazer com o que der! hahaha

A questão da fermentação cabulosa, acho que vou deixar a tampa do balde sem vedar totalmente nos primeiros dias pra ver se ajuda pra não dar esse problema!

Quanto aos maltes torrados, coloco tudo junto no começo da brassagem?
 
Brassei!! acabou que mudei a quantidade para 16L pq fiquei com medo do fermentador transbordar com a atividade, e substitui parte do malte por açúcar mascavo, e brassei em temperatura que favorece o corpo.
ficou assim:
Características:
Volume (fermenter): 16.00 l
OG: 1.096 FG: 1.018
Cor: 42 SRM
IBU: 70 IBUs

Mostura:
5.50 kg Pale Ale Agrária (3.3 SRM) 74.3 %
0.30 kg Caramel/Crystal Malt -120L (120.0 SRM) 4.1 %
0.20 kg Black (Patent) Malt (500.0 SRM) 2.7 %
0.30 kg Chocolate Malt (350.0 SRM) 4.1 %
0.20 kg Roasted Barley (300.0 SRM) 2.7 %
0.50 kg Oats, Flaked (1.0 SRM) 6.8 %
0.40 kg Brown Sugar (6.0 SRM) 5.4 %

Fervura:
37g Nugget [13.00 %] - Boil 60.0 min 44.6 IBUs
30g Centennial [10.00 %] - Boil 20.0 min 15.6 IBUs
20g Centennial [10.00 %] - Boil 5.0 min 3.4 IBUs
13g Nugget [13.00 %] - Boil 0.0 min 0 IBUs (só pq sobrou no saquinho)
3ml essência de coco
120g Cacau em pó

Fermentação:
2 pct Fermento Safale US-05

Acabou que no final minha eficiência foi abaixo do esperado e a OG atingida ficou m 1.090. Coloquei todos grãos no inicio da mostura.
Optei por usar a essência ao invés de lascas de coco pela segurança, mas se eu gostar do resultado do coco, pretendo testar um dia com as lascas.

Outra coisa, com medo de explodir meu balde fermentador eu dei aquela fechada sem pressionar até o "ultimo estalo" da tampa, deixando ele sem vedar. Pretendo deixar ele assim uns 2 ou 3 dias até a parte mais cabulosa da fermentação passar e depois terminar de fechar... Risco de contaminação? ja vi muita gente aqui falando que fermenta assim...

Vou postando os resultados aqui depois!
valeu
 
Bom, eu fermento Weiss com poço térmico, sem airlock, o balde vedado e até hoje não explodiu. Vai dar boa. :mug:
 
Pode dar mais detalhes? Já sai carbonatada?
Quando tiro prova para medir densidade, sai bem carbonatada mesmo. Após maturar/clarificar só completo com 7,2g/l de açúcar para ficar bem efervescente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Sem airlock e com balde vedado? pra onde que o gás vai?
Acaba que escapa um pouco pela furação do airlock mesmo com o poço térmico. Mas o balde fica inflado igual um sapo boi. kkkk

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
__________________________________________________

__________________________________________________


Olá, pessoal!
Estou levantando esse tópico para não criar outro já que, assim como o sepesaraiva, vou fazer minha primeira RIS e gostaria de colocar minha receita aqui para vocês descerem lenha nela.
Ainda não terminei de ler o Yeast, mas já passei da parte da oxigenação e por isso estou optando por uma RIS de OG mais baixa, já que minha aeração é no muque e "azeite" por enquanto kkkkk
Pretendo dar aquela segunda chacoalhada no dia seguinte pra aumentar o O2
Sobre meu equipto, é uma panela grande, 32L, e o fermentador suporta 17L com um headspace pequeno, por isso dimensionei a receita pra menos volume já pra evitar lambanças.
Utilizo banho de gelo pra resfriamento, 3 sacos de gelo pra resfriar a panela (aqui rende um tópico a parte, mas deixa pra lá por enquanto).
O tempo de resfriamento de mosto de ~15L fervendo é de 20m, mas essa terá menos volume então conto com uns 15m. Estou somando 7m de fervura para o IBU.
Uma dúvida que tenho sobre essas brejas escuras é: não se comenta muito sobre o amargor do malte torrado, ele não deve ser incluso de alguma maneira na receita?

Uso o Brewer's friend pra tudo, desde montagem da receita até correção de água. A receita tá bem arroz com feijão, a ideia é mais aprender com ela mesmo...por enquanto está assim:

Método: BIAB
Eficiencia: 55%
Estilo: Russian Imperial Stout
Fervura: 60 min
Para o fermentador: 12 litros

OG: 1.078
FG: 1.015
ABV: 8,29%
IBU: 54,93
BU/GU ratio: 0,70
SRM: 40

Fermentáveis:
3.5 kg Pale Ale - 62.5%
0.5 kg Malte Chocolate - 8.9%
0.5 kg Malte black - 8.9%
0.1 kg Açúcar mascavo - 1.8%
1 kg Aveia em flocos (quaker) - 17.9%
5.6 kg Total

Lúpulos:
10 g Fuggles 0 min - IBU: 2.18
15 g Magnum 45 min - IBU: 52.76

Perfil de água no Brewer's friend:
London (porters, dark ales), mas vou deixar um pouco mais de cloreto do que tem lá pra dar uma valorizada no malte
Ainda não fiz os cálculos de correção para saber sobre a necessidade de usar malte acidificado pra adequar o pH. Utilizo água mineral serra negra, com pH 6,7. Pra algumas brejas eu tenho que usar um pouco de malte acidificado (coisa de 50g), mas estou contando com os maltes escuros pra resolver esse problema dessa vez, então creio que não vou precisar mexer muito nisso.

Mash:
60m em 67º C (vi o pessoal sugerindo usar temperaturas menores que essa, mas como a FG já está bem mais baixa que o estilo sugere (1.018), acho que 67 estaria legal)
10m em 76º C

1/4 de uma pastilha de Whirlfloc

Levedura:
3 pcts hidratados de US-05
Estou esperando uma atenuação de ~79%
pretendo usar uma pastilha de YEASTamina, da bio4 (nunca usei)

Fermentação iniciando em 18º (2 dias) e indo até 23º em 7 dias, 7 dias em 10º, 2 dias de cold crash (utilizo geladeira comum, então chega só em 4º)
Priming com açúcar simples, 8 g/l
Maturação na garrafa em temperatura ambiente por 3 meses (o plano é tomar de maio em diante)

Tinha pensado em inventar um chips de carvalho embebido no uisque, mas to achando que é novidade demais pra testar numa primeira big beer, vou deixar isso pra uma próxima.

Alguém vê algo muito errado nessa receita ou tem alguma consideração? Aceito todas as sugestões, mesmo que sejam de opinião pessoal!

Agradeço desde já vosso tempo!

Abç,
Felipe
 
__________________________________________________

__________________________________________________


Olá, pessoal!
Estou levantando esse tópico para não criar outro já que, assim como o sepesaraiva, vou fazer minha primeira RIS e gostaria de colocar minha receita aqui para vocês descerem lenha nela.
Ainda não terminei de ler o Yeast, mas já passei da parte da oxigenação e por isso estou optando por uma RIS de OG mais baixa, já que minha aeração é no muque e "azeite" por enquanto kkkkk
Pretendo dar aquela segunda chacoalhada no dia seguinte pra aumentar o O2
Sobre meu equipto, é uma panela grande, 32L, e o fermentador suporta 17L com um headspace pequeno, por isso dimensionei a receita pra menos volume já pra evitar lambanças.
Utilizo banho de gelo pra resfriamento, 3 sacos de gelo pra resfriar a panela (aqui rende um tópico a parte, mas deixa pra lá por enquanto).
O tempo de resfriamento de mosto de ~15L fervendo é de 20m, mas essa terá menos volume então conto com uns 15m. Estou somando 7m de fervura para o IBU.
Uma dúvida que tenho sobre essas brejas escuras é: não se comenta muito sobre o amargor do malte torrado, ele não deve ser incluso de alguma maneira na receita?

Uso o Brewer's friend pra tudo, desde montagem da receita até correção de água. A receita tá bem arroz com feijão, a ideia é mais aprender com ela mesmo...por enquanto está assim:

Método: BIAB
Eficiencia: 55%
Estilo: Russian Imperial Stout
Fervura: 60 min
Para o fermentador: 12 litros

OG: 1.078
FG: 1.015
ABV: 8,29%
IBU: 54,93
BU/GU ratio: 0,70
SRM: 40

Fermentáveis:
3.5 kg Pale Ale - 62.5%
0.5 kg Malte Chocolate - 8.9%
0.5 kg Malte black - 8.9%
0.1 kg Açúcar mascavo - 1.8%
1 kg Aveia em flocos (quaker) - 17.9%
5.6 kg Total

Lúpulos:
10 g Fuggles 0 min - IBU: 2.18
15 g Magnum 45 min - IBU: 52.76

Perfil de água no Brewer's friend:
London (porters, dark ales), mas vou deixar um pouco mais de cloreto do que tem lá pra dar uma valorizada no malte
Ainda não fiz os cálculos de correção para saber sobre a necessidade de usar malte acidificado pra adequar o pH. Utilizo água mineral serra negra, com pH 6,7. Pra algumas brejas eu tenho que usar um pouco de malte acidificado (coisa de 50g), mas estou contando com os maltes escuros pra resolver esse problema dessa vez, então creio que não vou precisar mexer muito nisso.

Mash:
60m em 67º C (vi o pessoal sugerindo usar temperaturas menores que essa, mas como a FG já está bem mais baixa que o estilo sugere (1.018), acho que 67 estaria legal)
10m em 76º C

1/4 de uma pastilha de Whirlfloc

Levedura:
3 pcts hidratados de US-05
Estou esperando uma atenuação de ~79%
pretendo usar uma pastilha de YEASTamina, da bio4 (nunca usei)

Fermentação iniciando em 18º (2 dias) e indo até 23º em 7 dias, 7 dias em 10º, 2 dias de cold crash (utilizo geladeira comum, então chega só em 4º)
Priming com açúcar simples, 8 g/l
Maturação na garrafa em temperatura ambiente por 3 meses (o plano é tomar de maio em diante)

Tinha pensado em inventar um chips de carvalho embebido no uisque, mas to achando que é novidade demais pra testar numa primeira big beer, vou deixar isso pra uma próxima.

Alguém vê algo muito errado nessa receita ou tem alguma consideração? Aceito todas as sugestões, mesmo que sejam de opinião pessoal!

Agradeço desde já vosso tempo!

Abç,
Felipe

Achei com pouco malte base...olha a receita que fiz...está nesse tópico...

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=412096
 
rodfon
Cara obrigado pelo comentário e dica. Após ler sua msg comecei a reparar mais nisso nas receitas e concordo contigo (A propósito, como ficou essa sua IS?).

Estava com muita aveia e pouco base. Alterei o grist e ficou assim:

4 kg Pale Ale - 75.5%
0.3 kg Malte Chocolate - 5.7%
0.3 kg Malte black - 5.7%
0.1 kg Açúcar mascavo - 1.9%
0.6 kg Aveia em flocos (quaker) - 11.3%

OG: 1.076
FG: 1.015
ABV: 8,03%
IBU: 51.57
BU/GU ratio: 0,68
SRM: 40

Será q ~75% de base já é legal?
 
A minha IS esta fermentando ainda...mas deixaria uns 80% de pale ale no grist...alem disso, poderia aumentar um pouco a OG...quanto ao carvalho francês, siga em frente! Sempre fica ótimo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A minha IS esta fermentando ainda...mas deixaria uns 80% de pale ale no grist...alem disso, poderia aumentar um pouco a OG...quanto ao carvalho francês, siga em frente! Sempre fica ótimo!

Boa! Alterei novamente, ficou 78,9% de base (inclui meio kilo de pilsen que sobrou de outra leva), tirei o açucar mascavo que estava desnecessário e voltei a cogitar o carvalho. Como isso vai ser só na maturação, vou pensar no assunto até lá!
Quanto a OG, ficou 1.078. Estou com medo de subir muito pq nao tenho cilindro de O2 nem bomba de aquário nem nada, se eu complicar muito a vida da minha US-05 ela não vai dar conta! auhuahua

Obrigado pela ajuda!

Vou brassar só no dia 11/03, então continuo aceitando sugestões!
 
A última receita parece muito boa. Mete bronca. Não se estresse muito em não ter cilindro de O2. Das a oxigenação no mais mesmo. O mais importante é colocar a quantidade de fermento certa (muito) é isso você já está planejando. Outro ponto é começar a fermentação com temperatura um pouco mais baixa do programado para começar lento e controlar o álcool superior. 600g de malte torrado para uns 15L é bastante mas no limite, a única sugestão é colocar eles somente durante a recirculação.
Se quiser experimentar com Chips de Carvalho separe o batch em 2 na maturação, assim conseguir comparar bem.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
ldepaoli
Obrigado por comentar cara!
a questão da temperatura de inoculação é muito boa! Cheguei a considerar em deixar o mosto no fermentador fechado na geladeira até o dia seguinte para inocular, ja que meu resfriamento ice bath tem suas limitações, são uns 20 minutos pra ir de 100 a 25º mais ou menos, mas pra chegar em uns 15 seria bastante dificil, ainda mais que depois disso farei o splash, aumentando a temperatura novamente...creio que teria q chegar em uns 12º pra conseguir uma temperatura de inoculação suficientemente baixa...talvez redobrando meus cuidados com a sanitização (que já considero ok, já que nunca tive problemas de contaminação) eu consiga um bom resultado inoculando no dia seguinte.
Sobre o chips, outra boa ideia! tenho só um fermentador mas já está na hora de adquirir mais um. Assim poderei fazer mais de 1 lote por vez e terei opções de dividir da forma que você sugeriu!
Agradeço as dicas!
 
ldepaoli
Obrigado por comentar cara!
a questão da temperatura de inoculação é muito boa! Cheguei a considerar em deixar o mosto no fermentador fechado na geladeira até o dia seguinte para inocular, ja que meu resfriamento ice bath tem suas limitações, são uns 20 minutos pra ir de 100 a 25º mais ou menos, mas pra chegar em uns 15 seria bastante dificil, ainda mais que depois disso farei o splash, aumentando a temperatura novamente...creio que teria q chegar em uns 12º pra conseguir uma temperatura de inoculação suficientemente baixa...talvez redobrando meus cuidados com a sanitização (que já considero ok, já que nunca tive problemas de contaminação) eu consiga um bom resultado inoculando no dia seguinte.
Sobre o chips, outra boa ideia! tenho só um fermentador mas já está na hora de adquirir mais um. Assim poderei fazer mais de 1 lote por vez e terei opções de dividir da forma que você sugeriu!
Agradeço as dicas!
Disponha

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Só pra deixar minhas considerações aqui sobre o que saiu daquela receita de RIS:

Algo deu errado na fermentação, e não atenuou como planejado. A minha OG bateu 1.090 e a FG ficou em 1.033 (realmente muito alta). Não consigo dizer se o meu problema foi taxa de inoculação baixa, falta de oxigenação ou nutrientes ou se foi problema na mostura. Além disso a carbonatação ficou meio baixa.

Apesar desses problemas, a cerva ficou muuuito boa (na minha percepção). O cacau e o extrato de coco deram um toque sutil, porém muito bom. Por causa da alta FG ela ficou bem encorpada e com um mouthfeel interessante, bem aveludado. Não ficou doce igual eu temia.

Enfim, acho que a receita ficou bem massa! talvez eu faça ela de novo, mas me atentando mais à fermentação.
 
Cervejas de alta OG possuem alta FG, mas não sei se tudo isso é açucar residual.
Enfim, eu quero aproveitar esse tópico para levantar uma questão que eu tenho percebido em vários estilos de cerveja cujo real foco é o malte e as características por ele oferecidas, por ex as red ale, porter, stouts...
A questão é: Qual a real necessidade de adições tardias de lúpulo em cervejas desses estilos? Eu tenho feito cada vez mais adiçoes no começo da fervura e desfrutado de cervejas mais enquadradas naquilo que o estilo pede.

O que vocês pensam?
 
Cervejas de alta OG possuem alta FG, mas não sei se tudo isso é açucar residual.
Enfim, eu quero aproveitar esse tópico para levantar uma questão que eu tenho percebido em vários estilos de cerveja cujo real foco é o malte e as características por ele oferecidas, por ex as red ale, porter, stouts...
A questão é: Qual a real necessidade de adições tardias de lúpulo em cervejas desses estilos? Eu tenho feito cada vez mais adiçoes no começo da fervura e desfrutado de cervejas mais enquadradas naquilo que o estilo pede.

O que vocês pensam?

Bem, isso é meio off-topic, mas acredito que isso acontece para a pessoa fazer uma cerveja pra 'ele', com caracteristicas do mestre cervejeiro...

eu tento enquadrar no estilo sempre, mas às vezes consigo alguma característica com os lupulos e tento usar tais caracteristicas, msm sendo incomum...
 
Só pra deixar minhas considerações aqui sobre o que saiu daquela receita de RIS:

Algo deu errado na fermentação, e não atenuou como planejado. A minha OG bateu 1.090 e a FG ficou em 1.033 (realmente muito alta). Não consigo dizer se o meu problema foi taxa de inoculação baixa, falta de oxigenação ou nutrientes ou se foi problema na mostura. Além disso a carbonatação ficou meio baixa.

Apesar desses problemas, a cerva ficou muuuito boa (na minha percepção). O cacau e o extrato de coco deram um toque sutil, porém muito bom. Por causa da alta FG ela ficou bem encorpada e com um mouthfeel interessante, bem aveludado. Não ficou doce igual eu temia.

Enfim, acho que a receita ficou bem massa! talvez eu faça ela de novo, mas me atentando mais à fermentação.

Obrigado pelo feedback!
FG 1.033 fica no limite superior do estilo né, então ta valendo! Mas se o plano era atenuar mais, deve ter ocorrido algum problema mesmo. No meu caso eu também gostaria de subir mais minha OG, 1.090 seria muito bom, mas tenho meus poréns na aeração e por isso não quero sobrecarregar tanto o fermento!
 
Cervejas de alta OG possuem alta FG, mas não sei se tudo isso é açucar residual.
Enfim, eu quero aproveitar esse tópico para levantar uma questão que eu tenho percebido em vários estilos de cerveja cujo real foco é o malte e as características por ele oferecidas, por ex as red ale, porter, stouts...
A questão é: Qual a real necessidade de adições tardias de lúpulo em cervejas desses estilos? Eu tenho feito cada vez mais adiçoes no começo da fervura e desfrutado de cervejas mais enquadradas naquilo que o estilo pede.

O que vocês pensam?

ah cara eu tenho isso bem separado na minha cabeça. Uso lúpulos com alto a.a. em FWH e os aromas no final, sendo que esses últimos uso somente quando o estilo me dá essa abertura. Ainda tenho poucas brassagens então to tentando não experimentar nada muito diferente do que o estilo pede. Apenas procuro montar minhas próprias receitas, comparando com outras já existentes. Adiciono lúpulo no máximo em 3 momentos da fervura. As vezes vejo umas receitas colocando tipo: lúpulo "x" aos 30m, lúpulo "x" aos 20m. Não entendo o porque disso, então se eu não entendo, não copio! huauhahuauha
 
Back
Top