Ajuda - Pouca eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrovieira41

Member
Joined
May 3, 2015
Messages
16
Reaction score
2
Boas!

Antes de mais obrigado por toda a ajuda, tenho conseguido melhorar muito a qualidade da minha cerveja.
Ontem fiz mais 5 Litros e encontrei um problema pela primeira vez: tive uma efficiência de 49%!
Eu faço BIAB com lavagem de grãos para atingir o volume que quero. Neste caso usei 1,5Kg para atingir um volume final de 5L.
Fiz a brassagem com 4,5L e fiz lavagem de grãos até atingir o volume pretendido no início da fervura. Como a minha panela evapora 2L de agua por hora e contando com todas as perdas de volume até ao fermentador, fiz lavagem de grãos até aos 7,82L, que me deu um volume no fermetador de 5L tal como eu queria.
A minha única surpresa foi a medir a OG e esperava ter 1,064 e deu-me 1,046! :(

Estes cálculos foram todos pelo Beersmith, acho que tenho os volumes de água bem configurados.
Alguém sabe como posso melhorar isso? Estou a fazer algo de errado?
Obrigado! :)
 
Como foi sua moagem?

Eu uso BIAB também e uso uma moagem bem fininha, praticamente uma farinha. A causa da baixa eficiência pode estar ai.

Outra coisa, você fez a correção de temperatura na leitura com o densímetro?
 
Eu não faço porque só medi no fim da fervura já perto de 20graus. Não percebo muito de moagem ainda, eu quando compro o malte peço para moer na hora. Achas que tenho de pedir uma moagem mais fina?
 
Cara, a eficiência foi baixa até pra BIAB normal como tem que ser, sem lavagem.

Que temperatura usou na mosturação? Quanto tempo?
 
Fiz a 67º durante 1h. Tirei o grão e fiquei com 3L aproximado.
Fiz lavagem com água a 69º mais ou menos. Lavei o grão com 4,7L e fiquei com um volume pré-fervura de 7,82L.
Acha que devia não fazer a lavagem?
 
Acredito que você deveria avaliar/considerar o Ph da água que utiliza também.
 
Tá mas... a temperatura inicial era 67 no meio dos grãos?

Depois da infusão inicial fizeste o que? Tampou a panela e ficou esperando? Ou ficou medindo toda a hora e corrigindo?

Fazer ou não lavagem é uma opção do cervejeiro. Eu acho que um dos motivos pra fazer BIAB é fazê-lo da forma mais rápida e fácil possível, ou seja, sem lavagem.
 
Meu BIAB simples tenho conseguido eficiência de 55%, acho bem baixo também, e faço mosturações de 1:30, já fiz a 67 graus e a 65 graus com os mesmos resultados (apesar que eu acho que meu termômetro tava errado e to com um de mercúrio novo agora). Também compro moído já
 
Pedro,

Duas coisas que eu aprendi com BIAB em panelas pequenas usando lavagem de grãos:

Não se prenda a volume, mas a densídade. A densidade Pré boil é mais imporante que litragem. Se você fizer lavagem só levando em consideração os calculos do BeerSmith, tua eficiência cai. Prefiro controlar a densidade pré boil durante a lavagem. Acho mais 'seguro' ter alguns litros a mais ou a menos no fermentador com a densidade correta.

Troque sua panela por uma maior que comporte o lote todo. Parti de uma de 15 litros nominais (10 litros úteis) para uma de 27 litros nominais (20 úteis) e não me arrependo. Continuo fazendo levas de 10 litros, mas sem boil over, sem lavagem, sem sujeira e com possibilidade de usar chiller de imersão e fazer levas maiores.

Como você faz 5 litros, talvez uma de 15 litros uteis seja o ideal para você. Ela é pequena, pode ser usada em um fogão e te permite fazer os mesmos 5 litros no fermentador sem muita complicação. Só não sei se é fácil encontrá-las ai em portugal.

Abraços!
 
Só lembre do seguinte..... se variar a litragem da receita, tua cor programada foi pro espaço, e teus cálculos de IBU, ou seja, quantidade de lúpulos a adicionar terão que ser recalculados na hora baseado na litragem final que você acha que terá.

Por isso que eu particularmente não gosto nem recomendo essa técnica... acho que faz muito menos diferença variar alguns pontos de OG.

Abraço,
 
Pessoal, obrigado pelas dicas!
Pelo que li das vossas experiências, acho que a prioridade é encontrar uma maneira de aumentar a eficiência ao máximo, para depois adaptar a quantidade de malte para essa eficiência, conseguindo assim uma litragem equilibrada e OG equilibrada. O Beersmith faz calculos para 50% de eficiência se for preciso. O que acham?

Vou procurar uma panela dessas! :)
 
Só lembre do seguinte..... se variar a litragem da receita, tua cor programada foi pro espaço, e teus cálculos de IBU, ou seja, quantidade de lúpulos a adicionar terão que ser recalculados na hora baseado na litragem final que você acha que terá.

Por isso que eu particularmente não gosto nem recomendo essa técnica... acho que faz muito menos diferença variar alguns pontos de OG.

Abraço,


Pra mim funcionou legal controlar o volume do pré boil até o ponto em que decidi que valia mais a pena mudar para uma panela maior e passar a se preocupar com outras coisas.

Estou conhecendo os ingredientes, leveduras, meu equipamento e o meu jeito de fazer cerveja. As vezes o que funciona pra mim não funciona pro outro.

Faz parte. :)

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top