Ajuda para configurar equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fernandocc

New Member
Joined
Aug 18, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Olá

Estou configurando meu equipamento e me deparei com um "problema". Notei que após as configurações, a agua para lavagem programada pelo BeerSmith ficou muito pouca. Pesquisei aqui no forum e nao encontrei nada que pudesse me ajudar, então vou postar foto das minhas configurações para que possam me ajudar em algo que eu estou fazendo errado.

Obrigado!
 

Attachments

  • Print do Equipamento 2.png
    Print do Equipamento 2.png
    41.9 KB · Views: 153
  • Print do Equipamento.jpg
    Print do Equipamento.jpg
    141.9 KB · Views: 141
Vou tentar ajudar aqui: como está a sua relação litros de água x quilo de malte na aba "Detalhes da mostura"?
 
Olá, demorei um pouco para responder mas agora consegui um tempinho.
A minha relação agua x grao esta em 3. O volume de lavagem recomendado pelo beersmith está em praticamente a metade da quantidade de agua da mostura. Achei isso estranho. Ja fiz e refiz as configurações do equipamento e nada...
 
Olá, demorei um pouco para responder mas agora consegui um tempinho.
A minha relação agua x grao esta em 3. O volume de lavagem recomendado pelo beersmith está em praticamente a metade da quantidade de agua da mostura. Achei isso estranho. Ja fiz e refiz as configurações do equipamento e nada...

Nao me preocuparia com agua de lavagem. Eu encho a panela de agua de lavagem até o maximo.

Durante a lavagem, vou medindo volume e densidade na panela de fervura...chegando no que quero, paro de lavar e parto pra fervura.

Se sobrar agua, a uso pra lavar alguma coisa.
 
Olá, demorei um pouco para responder mas agora consegui um tempinho.
A minha relação agua x grao esta em 3. O volume de lavagem recomendado pelo beersmith está em praticamente a metade da quantidade de agua da mostura. Achei isso estranho. Ja fiz e refiz as configurações do equipamento e nada...

Em 3 litros por quilo? Estranho, achei que poderia ser esse o "problema" (a proporção de água para malte estar maior do que isso), porque a primeira imagem que você colocou mostra o uso de 7,8 quilos de malte (campo Peso Grão Mostura) e 36 litros de água (campo Total de Água para Mostura), sendo que com a absorção da água pelos grãos (campo Absorção do Grão 7,81 litros) você acabaria com 28,19 litros (campo Água Disponível para Mostura). Ou seja, parece que, por algum motivo, a sua relação de água para malte não está em 3, mas, sim, em 4,61 (36 / 7,8).
 
Em 3 litros por quilo? Estranho, achei que poderia ser esse o "problema" (a proporção de água para malte estar maior do que isso), porque a primeira imagem que você colocou mostra o uso de 7,8 quilos de malte (campo Peso Grão Mostura) e 36 litros de água (campo Total de Água para Mostura), sendo que com a absorção da água pelos grãos (campo Absorção do Grão 7,81 litros) você acabaria com 28,19 litros (campo Água Disponível para Mostura). Ou seja, parece que, por algum motivo, a sua relação de água para malte não está em 3, mas, sim, em 4,61 (36 / 7,8).

Sim, realmente estava em 4,61. Mas imaginando que seria este o problema eu corrigi as quantidades para que ficasse em uma relaçao de 3. Mas mesmo assim a quantidad de agua de lavagem continua bem inferior. Mas acho que vou fazer como foi falado acima, encher a panela de lavagem e lavar ate chegar na densidade estabelecida.
 
Sim, realmente estava em 4,61. Mas imaginando que seria este o problema eu corrigi as quantidades para que ficasse em uma relaçao de 3. Mas mesmo assim a quantidad de agua de lavagem continua bem inferior. Mas acho que vou fazer como foi falado acima, encher a panela de lavagem e lavar ate chegar na densidade estabelecida.

Bom, não sei o que você quer dizer com quantidade de água inferior, mas não tem muito segredo no cálculo: se você quer começar a sua fervura com 45 litros, pensa que vai precisar de 24 litros de água para a mostura numa relação 3 L/Kg e vai acabar coletando aproximadamente 16 litros de mosto (8 litros de água ficarão presos nos grãos).

Logo, você vai precisar de aproximadamente 29 litros de água para lavagem, para completar os 45 litros pré fervura.
 
Back
Top