Ajuda - melhorias no processo - automação com bombas e quadro de controle

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe_Carlos

Active Member
Joined
May 13, 2015
Messages
40
Reaction score
3
Prezados,

Atualmente disponho de:

- Duas panelas de 45L
- Filtragem por bazooka
- 2 Resistências de 3.500w
- Chiller de imersão
- Controle de temperatura por Dimmer
- Controle de temperatura da fermentação por TIC 017

E pretendo realizar as seguintes melhorias:

- Tirar a bazooka e colocar um fundo falso
- Recirculação através de uma bomba e Mosto sendo jogado tangencialmente na panela
- A mesma bomba levaria o mosto para a panela de fervura
- Após a fervura, o resfriamento ocorreria em um chiller de contra fluxo
- A cerveja que sai do chiller será bombeada para a panelas e sendo lançada tangencialmente na panela
- Criação de uma caixa de controle, na qual, acionaria as bombas e controlaria temperatura com o dimmer

Segue uma imagem para melhor visualização. Favor colocarem as opiniões sobre o projeto e quais as vantagens e problemas que poderiam causar.


newattachment.php
 

Attachments

  • Projeto BEER.png
    Projeto BEER.png
    74.2 KB · Views: 388
Prezados,

Atualmente disponho de:

- Duas panelas de 45L
- Filtragem por bazooka
- 2 Resistências de 3.500w
- Chiller de imersão
- Controle de temperatura por Dimmer
- Controle de temperatura da fermentação por TIC 017

E pretendo realizar as seguintes melhorias:

- Tirar a bazooka e colocar um fundo falso
- Recirculação através de uma bomba e Mosto sendo jogado tangencialmente na panela
- A mesma bomba levaria o mosto para a panela de fervura
- Após a fervura, o resfriamento ocorreria em um chiller de contra fluxo
- A cerveja que sai do chiller será bombeada para a panelas e sendo lançada tangencialmente na panela
- Criação de uma caixa de controle, na qual, acionaria as bombas e controlaria temperatura com o dimmer

Segue uma imagem para melhor visualização. Favor colocarem as opiniões sobre o projeto e quais as vantagens e problemas que poderiam causar.


newattachment.php

Bom dia.

Atualmente uso um sistema muito semelhante ao seu, porém mais simplificado e estou bem satisfeito.

Recomendo adicionar um TIC para o controle de temperatura da mostura, assim você não precisa ficar "cuidando" o que é uma das maiores vantagens da "Automação"
Não identifiquei aonde fica a sua Água para lavagem, mas deve estar na primeira imagem que não abriu.

Meu sistema está em faze de reformulação, assim que pronto pretendo postar aqui no forum.
 
Bom dia.

Atualmente uso um sistema muito semelhante ao seu, porém mais simplificado e estou bem satisfeito.

Recomendo adicionar um TIC para o controle de temperatura da mostura, assim você não precisa ficar "cuidando" o que é uma das maiores vantagens da "Automação"
Não identifiquei aonde fica a sua Água para lavagem, mas deve estar na primeira imagem que não abriu.

Meu sistema está em faze de reformulação, assim que pronto pretendo postar aqui no forum.

Atualmente eu não utilizo a lavagem dos grãos, e eu tenho resultados bons. Mas pretendo usar nas próximas, e neste caso, vou utilizar a panela de fervura para aquecer a água e fazer a lavagem.

Reverente ao TIC, como que você usa? É ligado através de um relé de estado sólido?
 
Atualmente eu não utilizo a lavagem dos grãos, e eu tenho resultados bons. Mas pretendo usar nas próximas, e neste caso, vou utilizar a panela de fervura para aquecer a água e fazer a lavagem.

Reverente ao TIC, como que você usa? É ligado através de um relé de estado sólido?

O tic aguenta 16 amperes, minha resistência que fica abaixo do fundo falso é de 2000w e minha rede é 220v então da +- 9 amperes (Controlo a resistência com dimmer pois 2000w é muito pra minha litragem.

Se sua rede for 110 recomendo una resistência de 1500w abaixo do fundo falso, 1500w acredito que sejam suficientes para um RIMS de 45 litros finais.
Uso tranquilo.
 
O tic aguenta 16 amperes, minha resistência que fica abaixo do fundo falso é de 2000w e minha rede é 220v então da +- 9 amperes (Controlo a resistência com dimmer pois 2000w é muito pra minha litragem.

Se sua rede for 110 recomendo una resistência de 1500w abaixo do fundo falso, 1500w acredito que sejam suficientes para um RIMS de 45 litros finais.
Uso tranquilo.

No caso minha rede é 110v e utilizo uma resistência de 3.500W, mais ou menos 30A.

Mas já estou olhando um sistema ON/OFF para comprar. Mas de qualquer forma, vou ter que comprar um relé (SSD)
 
No caso minha rede é 110v e utilizo uma resistência de 3.500W, mais ou menos 30A.

Mas já estou olhando um sistema ON/OFF para comprar. Mas de qualquer forma, vou ter que comprar um relé (SSD)


É, 110v tem esta complicação, vai precisar ou de um SSD ou de uma contatora, a contatora tem a vantagem de não aquecer.

Ou uma resistência menor, até 1500w o tic aguenta em 110v tranquilo.
 
É, 110v tem esta complicação, vai precisar ou de um SSD ou de uma contatora, a contatora tem a vantagem de não aquecer.

Ou uma resistência menor, até 1500w o tic aguenta em 110v tranquilo.

Como que eu faço a ligação do relé no tic?
 
Olá o meu é parecido com o seu mas só tenho duas panelas
Controlo a brassagem através de um controlador da NOVUS N2000
Consigo até 20 receitas comprei na Florêncio de Abreu em SP NA LOJA
IRMÃOS SALFATIS 3312 8544 pode falar com o fernando
Tenho uma resistência de 3500 W com 220V é muita potência para 20 litros, mas também controlo com o dimer
Também uso um relê de estado sólido e um dissipador
Acabei de montar um chiller de contra fluxo já testei e consegui ótimos resustadosImageUploadedByTapatalk1433270019.312865.jpgImageUploadedByTapatalk1433270101.901943.jpg
 
Boa tarde amigos,

Estou com um projeto semelhante, vocês acreditam ser possível conseguir fervura com uma resistência de 1500W / 110v??
Para produção de 20 litros de cerveja na panela de 32l.


Abraços!
 
Eu acho muito difícil... Tenho uma resistência de 2500w e demoro mais de 15 mim para esquentar 15 litros de água a 76 graus.

Só na fervura eu uso 3500w com um dimmer, e nesse processo eu deixo a resistência com 100% da potência em 30 litros, sendo que não passo de 97 graus.
 
Eu acho muito difícil... Tenho uma resistência de 2500w e demoro mais de 15 mim para esquentar 15 litros de água a 76 graus.

Só na fervura eu uso 3500w com um dimmer, e nesse processo eu deixo a resistência com 100% da potência em 30 litros, sendo que não passo de 97 graus.


Entendi, é que estou seguindo o guia de resistência do Guenther, teoricamente eu conseguiria ferver 10l a cada 1000W, então seria possível atingir os 78 graus em mais ou menos 15 litros com 1500W. De qualquer forma vou colocar uma resistência com uma potência um pouco maior!

Obrigado!
 
O guia dele é muito bom...

Sugiro que aumente a área da resistência. Resistência em formato de e por exemplo
 
Rapaiz olhei e achei bem interessante o esquema, mas estou com uma dúvida quanto ao whirpool, em que parte ele é feito, pq pelo que entendi ali no caso, vc trocaria os engates com o panela/chiller/bomba vermelha para panela/bomba vermelha ?
 
Rapaiz olhei e achei bem interessante o esquema, mas estou com uma dúvida quanto ao whirpool, em que parte ele é feito, pq pelo que entendi ali no caso, vc trocaria os engates com o panela/chiller/bomba vermelha para panela/bomba vermelha ?

Anexei as alterações que eu fiz no projeto.

Hoje eu resolvi colocar duas bombas e todas as mangueiras ligadas, assim basta ir liberando o caminho através das válvulas de esfera.

Desta forma, não tenho que trocar as posições da mangueira.
 

Attachments

  • Sem título2.png
    Sem título2.png
    49.2 KB · Views: 158
  • Sem título.png
    Sem título.png
    13.2 KB · Views: 135
Gostaria de comprar duas resistências de 3500w para rede 110V. Onde encontro amigos? E como saber quanto de corrente tem minha tomada?
 

Latest posts

Back
Top