Ajuda com receita natalina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lorena Boss

Member
Joined
Jul 30, 2018
Messages
8
Reaction score
8
Location
Goiânia
Oi galera,

Estou começando minha primeira brassagem e já estou com uma ideia de fazer uma receita natalina para a segunda brassagem. Alguém já fez algo do tipo ? Queria uma luz para criar minha receita com base nas experiências dos colegas =)


Pesquisei cervejas comerciais e cheguei em algumas interessantes:

- Gouden Carolus Christmas (Belgian Specialty Ale) aromas e sabores com notas de malte tostado, chocolate, café, frutas secas, nozes, frutas vermelhas e toffe

- Eisenbahn weihnachts (Amber Ale) - Caramelo, cravo e frutas cristalizadas

- Delirium Noel (Belgian Strong Dark Ale) - Notas de figo, damasco e pêssego
 
Fala Lorena!

Parabéns pelo começo :) isso ai vamos fazer cerveja de panela :D :)
Sua história me lembrou muito a minha, a exatamente 1 ano estava iniciando na brincadeira e tive uma ideia parecida com a sua.

Para o natal decidi fazer uma Belgian Dubbel com blueberry e mel para as festas natalinas e fim de ano. Era a minha segunda brassagem kkk.

Eu confesso que não curti! Não é um estilo de cerveja que eu gosto de tomar, ainda mais no nosso natal (calor forte aqui em SP), escolhi um estilo de inverno para tomar em pleno verão. Agradar amigos e familiares na segunda brassagem com estilo difícil, não deu certo.

Se vc gosta e conhece essas cervejas que citou acima, manda bala! Tenha em mente que a Gouden e a Delirium são cervejas de inverno.
Tenha em mente também que não são receitas fácies para uma segunda brassagem, mas quem não arrisca não petisca né... no meu caso eu tb fiquei um tanto decepcionado pois como não era um estilo que eu conhecia, eu não soube avaliar se minha brassagem foi efetiva e se eu atingi os objetivos que tinha traçado na receita.
No fim eu usei a dubbel apenas para cozinhar (o que sempre deixou os pratos "outstanding" :D)


Qual estilo de cerveja que você mais gosta?
Por que não faz algum estilo mais leve, refrescante e de alta drinkability? (é mto mais fácil de agradar a família e os amigos!!! Weiss, Wit, Cream Ale)
Eu vou da minha clássica witbier para esse fim de ano.
De qq forma bem vinda ao fórum e a vida cervejeira
 
Oi galera,

Estou começando minha primeira brassagem e já estou com uma ideia de fazer uma receita natalina para a segunda brassagem. Alguém já fez algo do tipo ? Queria uma luz para criar minha receita com base nas experiências dos colegas =)


Pesquisei cervejas comerciais e cheguei em algumas interessantes:

- Gouden Carolus Christmas (Belgian Specialty Ale) aromas e sabores com notas de malte tostado, chocolate, café, frutas secas, nozes, frutas vermelhas e toffe

- Eisenbahn weihnachts (Amber Ale) - Caramelo, cravo e frutas cristalizadas

- Delirium Noel (Belgian Strong Dark Ale) - Notas de figo, damasco e pêssego


Se sua família é mais "brahmeira... eu faria + ou - como o "Fyah" falou... porem acho q wit e weiss ainda sim n sei... sou fãboy da cream ale... até minha mãe q odeia cerveja... eu dei p/ ela beber sem dizer q era minha e ela acabou gostando...

Fala Lorena!



Qual estilo de cerveja que você mais gosta?
Por que não faz algum estilo mais leve, refrescante e de alta drinkability? (é mto mais fácil de agradar a família e os amigos!!! Weiss, Wit, Cream Ale)
Eu vou da minha clássica witbier para esse fim de ano.
De qq forma bem vinda ao fórum e a vida cervejeira



Weiss acho que pode assustar os não iniciados(caso sua família não tenha )

Wit também assim de primeira p/ mostrar p/ mostrar não sei... acho que seria legal ela fazer p/ ela... ir dando seus toques enfim...

Eu recomendaria fazer uma cream ale single malte, e até single hop se bobiar... adição a 30 min, 10 e 0... bem pouco, na casa dos 15/18 ibu... (n usaria cascade)


espero n ter sido muito confuso kkkk
 
Fala Lorena!

Parabéns pelo começo :) isso ai vamos fazer cerveja de panela :D :)
Sua história me lembrou muito a minha, a exatamente 1 ano estava iniciando na brincadeira e tive uma ideia parecida com a sua.

Para o natal decidi fazer uma Belgian Dubbel com blueberry e mel para as festas natalinas e fim de ano. Era a minha segunda brassagem kkk.

Eu confesso que não curti! Não é um estilo de cerveja que eu gosto de tomar, ainda mais no nosso natal (calor forte aqui em SP), escolhi um estilo de inverno para tomar em pleno verão. Agradar amigos e familiares na segunda brassagem com estilo difícil, não deu certo.

Se vc gosta e conhece essas cervejas que citou acima, manda bala! Tenha em mente que a Gouden e a Delirium são cervejas de inverno.
Tenha em mente também que não são receitas fácies para uma segunda brassagem, mas quem não arrisca não petisca né... no meu caso eu tb fiquei um tanto decepcionado pois como não era um estilo que eu conhecia, eu não soube avaliar se minha brassagem foi efetiva e se eu atingi os objetivos que tinha traçado na receita.
No fim eu usei a dubbel apenas para cozinhar (o que sempre deixou os pratos "outstanding" :D)


Qual estilo de cerveja que você mais gosta?
Por que não faz algum estilo mais leve, refrescante e de alta drinkability? (é mto mais fácil de agradar a família e os amigos!!! Weiss, Wit, Cream Ale)
Eu vou da minha clássica witbier para esse fim de ano.
De qq forma bem vinda ao fórum e a vida cervejeira


hahaha de fato são histórias semelhantes!

Sim, não são receitas fáceis e concordo de que quem não arrisca não petisca, até porque essa é a graça de produzir:
curtir o resultado sem muita neura e 'cobrança'.

Em primeiro pensei em algum estilo belga e como segunda opção uma de trigo (que agrada minha mãe e a mim também). Vou estudar os ingredientes melhor e volto para contar o que deu <3

Obrigada pelo carinho, é sempre bom trocar ideias
com outros colegas o/
 
Se sua família é mais "brahmeira... eu faria + ou - como o "Fyah" falou... porem acho q wit e weiss ainda sim n sei... sou fãboy da cream ale... até minha mãe q odeia cerveja... eu dei p/ ela beber sem dizer q era minha e ela acabou gostando...





Weiss acho que pode assustar os não iniciados(caso sua família não tenha )

Wit também assim de primeira p/ mostrar p/ mostrar não sei... acho que seria legal ela fazer p/ ela... ir dando seus toques enfim...

Eu recomendaria fazer uma cream ale single malte, e até single hop se bobiar... adição a 30 min, 10 e 0... bem pouco, na casa dos 15/18 ibu... (n usaria cascade)


espero n ter sido muito confuso kkkk

Minha família é brahmeira sim! Mas meu pai não gosta de nada então só minha mãe vai tomar as brejas caseiras hahaha e ela adora cerveja de trigo, foi amor a primeira vista e achou super fácil de tomar rsrs <3

Mas a ideia da Cream ale é boa si! o/
 
Minha família é brahmeira sim! Mas meu pai não gosta de nada então só minha mãe vai tomar as brejas caseiras hahaha e ela adora cerveja de trigo, foi amor a primeira vista e achou super fácil de tomar rsrs <3

Mas a ideia da Cream ale é boa si! o/
Problema das breja de trigo é que são peculiares, para da m#rd@ não é dificil... Cream ale single hop e malte acho q pode ser a melhor pedida p/ quem quer fazer uma breja para "impressionar" e também fácil de fazer... talvez use o magnum... enfim... espero que tenha ajudado...

e poste o que você fez...
 
Minha família é brahmeira sim! Mas meu pai não gosta de nada então só minha mãe vai tomar as brejas caseiras hahaha e ela adora cerveja de trigo, foi amor a primeira vista e achou super fácil de tomar rsrs <3

Mas a ideia da Cream ale é boa si! o/
Lorena. Uma Hefeweizen, na minha opinião, é a das cervejas mais fácil de se fazer.
A escolha do fermento é o mais importante neste estilo, na minha humilde opinião.
Já usei alguns fermentos secos mas não gostei do resultado de nenhum.
Fermento líquido, já usei 2 tipos muito bons: O que Weinhestephaner utiliza e o da Paulaner. Seriam equivalentes ao WLP300 e WP380 respectivamente. O Lamas possui para venda. A Dr. Yeast possui fermentos equivalente de muita qualidade. Também a Bio4 e a Levtek.

Quanto à cerveja belga, o fermento também é a estrela. O melhor, na minha opinião, é o WP530 que Westmalle e a Westvleteren utiliza. Mas existem vários à escolha.

Antes de fazer uma belga, que na minha opinião são cervejas muito complexas e se fazer, sugiro que leia o livro "Brewing Like a Monk". Lá tem muita informação.

Só um aviso: Está entrando num caminho sem volta, kkk.
Boas brejas!
 
Faz uma Kolschbier. Cerveja bem refrescante, facil de beber,fácil de fazer,e fica pronta rapida. Uma cerveja que parece lager, mas usando fermento ale. Eu já fiz várias vezes e a galera detona tudo. Não sobra nada.
Se quiser me fala.
 
receita barata mesmo é uma american blonde ale, cream ale ou afins...
 
Back
Top