Ajuda com fermentaçao/maturaçao bock (lager)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatonova

Well-Known Member
Joined
Jul 3, 2016
Messages
61
Reaction score
9
Bom dia pessoal. Como sou novato e ainda tenho muito o que aprender tenho muitas duvidas sobre como proceder corretamente com a fermentaçao e maturaçao de Lager. Pretendo fazer uma bock tradicional na proxima semana, e quanto mais leio sobre e processo de fermentaçao e maturaçao, mais duvidas surgem. Sei que não há um concenso geral sobre essa materia, mas queria ter alguns parametros para poder me basear. Tipo, creio que devo iniciar a fermentaçao a 12° (em alguns textos dizem para iniciar a 6°) e deixar aproximadamente por uns 3 dias, e ao notar a diminuiçao de atividade no air lock ( 1 bolha a cada 2 segundos) subir 1º por dia até atingir 16°, quando parar de borbulhar, medir a densidade e quando esta nao mudar mais deixar nesta mesma temperatura por .mais 3 dias. (descanso diacetil). Está correto esse procedimento? E agora vem as duvidas mais pertinentes, apos esse tempo de fermentaçao pretendo purgar o fermento e ir para a maturaçao .qual temperatura deixo maturando a bock e por quanto tempo?
 
em tempo : tenho geladeira com controle de temperatura, e vou usar 2 Sachet de 11,5 g de fermento seco W-34/70 - Fermentis. para 20 litros estimados de cerveja.

Informaçoes do fabricante:
Temperatura recomendada para fermentação: 9C-15C.
Temperatura ideal: 12C
 
Bom Dia Renato!

- Bom a 1° coisa a se olhar é a temperatura ideal de trabalho desse fermento indicado pelo fabricante, que pelo que pesquisei é entre 9° e 15°C...eu começaria com a temperatura de fermentação em 9°C para gerar o mínimo de compostos ruins, e iria verificando a densidade para quando chegar próximo ao final da fermentação, ir subindo a temperatura até os 15°C;

- Uma dica importante quando se faz lager é que a fermentação desse tipo de cerveja geralmente demora mais que a de uma ale...fiz uma dopplelbock a alguns meses que demorou uns 15 dias para parar de atenuar, tá certo que a densidade inicial era em torno de 1080, mas mesmo assim não tenha pressa, lagers demoram mais um pouco para atenuar mesmo;

- Não tem necessidade de trocar de balde, você falou em purgar o fermento, nesse caso se tiver um fermentador cônico aí vale a pena, agora se for balde ou bombona não tem necessidade de trocar de balde, depois de terminada a secundária baixa a temperatura para o mais próximo de 0°C que sua geladeira permitir e deixa lá o tempo necessário para limpar bem a cerveja, nesse caso pode usar gelatina também para ajudar.
 
Obrigado pelas dicas coltro, e quanto ao fermentador, o meu é conico sim, por isso acho interessante purgar o fermento. Sobre a temperatura na fermentaçao tambem pensei em iniciar a 9° pesquisando o fermento mas estava com receio. Outra duvida que está me digerindo o cerebro é sobre o tempo de maturaçao, no que pesquisei, falam entre 30 dias a 0°, outras literaturas já aconselham 3 meses.. dois meses, admito que estou meio perdido...
 
Ja li esse post , li esse e outros sobre o assunto. Mas como o medo de principiante é enorme, estou criando uma linha geral para o processo, mesmo entendendo que não há regras e sabendo que posso modifica-lo se houver nescessidade imagino fazer da seguinte maneira (mais de uma semana de pesquisa):
1. Fermentaçao primaria:
1.1 inocular o fermento hidratado a 9°, deixando por aproximadamente 2 dias.
1.2 aumentar a temperatura para 12° deixando assim até notar diminuiçao de atividade no airlock (1 bolha a cada 2 segundos).
1.3 Subir a temperatura 1° por dia até atingir 16°, deixando até parar de borbulhar e medir a densidade.

2. fermentaçao secundaria:
2.1 Quando não houver mais alteraçao na densidade manter nesta temperatura (16°) por mais 3 dias (descanso diacetil).

3. Maturaçao: fazer a purga do fermento e baixar a temperatura para 5° deixando por 10 dias.
4. clarificaçao: baixar a temperatura para 0° deixando por 5 dias.

Será que esse processo ficara favoravel para a minha Bock?
 
Renato tem coisas que a gente só descobre fazendo kkkk, você não vai encontrar uma resposta exata de x dias para essa etapa, ou x graus para essa outra, manda bala aí dessa forma que você descreveu, e depois analisa os resultados, onde acha que errou, onde acertou e depois descreve aqui pra gente;

Faça todas as etapas com calma, sem pressa, sem afobação, sem estressar as leveduras que vai dar tudo certo hehe
 
Back
Top