Ajuda com adição de goiaba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chris13

Member
Joined
May 31, 2017
Messages
23
Reaction score
1
Fala pessoal,

preciso de uma ajudinha.

Estou com vontade de adicionar polpa de goiaba pasteurizada em uma receita minha de APA que já faço a algum tempo. Decidi que vou adicionar com hop bag no finalzinho da fermentação.

Porém, não tenho a mínima noção da quantidade de polpa a ser utilizada. Vou fazer dry hopping também pois quero que o aroma da fruta seja complementada com o aroma de lúpulo (mosaic e ekuanot).

Já li alguns artigos na net, porém nada específico com essa fruta.

Minhas levas são de 50 litros. Alguém já usou goiaba em alguma breja pra dar uma opinião?

Obrigado, abraços!
 
Bem tranquilo de fazer. Eu também prefiro adicionar a polpa/fruta no fim da fermentação primária/maturação, o gosto e aroma da fruta utilizada fica muito evidente e com um frescor que lembra o estado natural. Já usei na fervura, também fica legal mas com o aspecto mais interessante de frescor um pouco comprometido, na minha percepção.

De acordo com meu gosto e minhas experimentações práticas a medida ideal para maioria das POLPAS (pacotinhos de 100g vendidos em supermercados) é de cerca de 5 a 10% do volume de mosto, ou seja, para 20 litros uso de 1kg a 2kg de polpa. Com 1kg aparece uma presença sutil, mediana para baixa, mas perceptível. Com 2kg em 20L a presença fica marcante, notadamente da fruta utilizada e bastante perceptível a qualquer um.

Eu nem uso Hop Bag mas usa-lo seria ainda melhor pensando em termos de trub no fermentador. Coloco os pacotes de polpa dentro de uma vasilha com solução de iodofor sanitizante, junto com eles coloco também a tesoura que uso para corta-los e derramar as polpas na cerveja. Com isso consigo descongelar e sanitizar as polpas as mesmo tempo. Pode ser exagero, mas nunca me arrependerei por sanitizar demais.
 

Latest posts

Back
Top