Ajuda com a primeira Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cidalhi

Active Member
Joined
Oct 25, 2015
Messages
34
Reaction score
2
Pessoal, tudo bem?

Vou fazer minha primeira weiss e estou estudando algumas receitas e dicas aqui do forum.
Cheguei em uma configuração de receita abaixo, que vou tentar neste fim de semana:
60% malte de trigo
36% malte pilsner
3% malte aromático
1% malte acidificado
17 litros de água + 18 litros de lavagem

Mostura:
40°C por 15 minutos
45°C por 15 minutos
50°C por 15 minutos
67°C por 45 minutos
78°C por 10 minutos

Lúpulos:
Hallertauer - 60 min - 12 IBU

Fermento: WB-06
7 dias 17º
5 dias 21º
3 dias 0º

Só que estou com algumas dúvidas:
- Seria interessante adicionar um pouco de malte diastático para aumentar a eficiência?
- Ouvi em um podcast que o melhor seria jogar o fermento WB-06 seco sobre o mosto sem reidratar, já que iria gerar um stress e reforçar a produção de aromas de cravo e banana. Isto confere?
- Como o WB-06 é de baixa floculação, preciso fazer algum procedimento adicional para a cerveja não ficar muito turva?
 
Pessoal, tudo bem?

Vou fazer minha primeira weiss e estou estudando algumas receitas e dicas aqui do forum.
Cheguei em uma configuração de receita abaixo, que vou tentar neste fim de semana:
60% malte de trigo
36% malte pilsner
3% malte aromático
1% malte acidificado
17 litros de água + 18 litros de lavagem

Mostura:
40°C por 15 minutos
45°C por 15 minutos
50°C por 15 minutos
67°C por 45 minutos
78°C por 10 minutos

Lúpulos:
Hallertauer - 60 min - 12 IBU

Fermento: WB-06
7 dias 17º
5 dias 21º
3 dias 0º

Só que estou com algumas dúvidas:
- Seria interessante adicionar um pouco de malte diastático para aumentar a eficiência?
- Ouvi em um podcast que o melhor seria jogar o fermento WB-06 seco sobre o mosto sem reidratar, já que iria gerar um stress e reforçar a produção de aromas de cravo e banana. Isto confere?
- Como o WB-06 é de baixa floculação, preciso fazer algum procedimento adicional para a cerveja não ficar muito turva?

Antes de tudo... deve hidratar a levedura!!
Despejando do pacote direto para o mosto, vai baixar em torno de 50% da eficiência do levedura. O aroma de cravo e banana já característico da levedura WB-06 e M-20. A temperatura de fermentação também interfere.
 
Acho que apenas uma rampa para mosturação é suficiente. Pode fermentar em 17 graus direto, vai conseguir os aromas de banana/cravo dessa forma. A quantidade de dias pra fermentar você mede, se estabilizou a FG então terminou.
 
Pessoal,

Sobre as dúvidas abaixo, alguém pode me ajudar?
- Seria interessante adicionar um pouco de malte diastático para aumentar a eficiência?
- Como o WB-06 é de baixa floculação, preciso fazer algum procedimento adicional para a cerveja não ficar muito turva?
 
Pessoal,

Sobre as dúvidas abaixo, alguém pode me ajudar?
- Seria interessante adicionar um pouco de malte diastático para aumentar a eficiência?
- Como o WB-06 é de baixa floculação, preciso fazer algum procedimento adicional para a cerveja não ficar muito turva?
Na minha opinião não precisa nada disso. Dê uma olhada no tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404, nele o @ramonnunesmedeiros dá o link do Jamil em que fala sobre Hefeweizen, no caso o link é http://byo.com/malt/item/2265-german-hefeweizen-style-profile .
Na receita dele, na opção All Grain, é usado somente maltes trigo e pilsen, meio a meio, a dica é fermentar a 17 graus. Na minha última leva segui essa receita e conselhos e ficou muito bom, banana e cravo balanceados. Pra uma primeira leva, se eu fosse você, seguiria essa linha, já fiz várias Weiss porém somente essa última foi a que me deixou satisfeito.


Abs
 
Na minha opinião não precisa nada disso. Dê uma olhada no tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404, nele o @ramonnunesmedeiros dá o link do Jamil em que fala sobre Hefeweizen, no caso o link é http://byo.com/malt/item/2265-german-hefeweizen-style-profile .
Na receita dele, na opção All Grain, é usado somente maltes trigo e pilsen, meio a meio, a dica é fermentar a 17 graus. Na minha última leva segui essa receita e conselhos e ficou muito bom, banana e cravo balanceados. Pra uma primeira leva, se eu fosse você, seguiria essa linha, já fiz várias Weiss porém somente essa última foi a que me deixou satisfeito.


Abs
Obrigado, @cleber! Vou seguir essas dicas e posto o resultado aqui, caso alguém tenha futuramente as mesmas dúvidas.
 
Ah e quanto à turbidez não deve se preocupar também, ela é bem vinda para o estilo. Quanto à quantidade de trigo lembre-se que quanto mais trigo colocar maiores problemas de entupimento vai ter, a não ser que esteja utilizando BIAB.
 
Ah e quanto à turbidez não deve se preocupar também, ela é bem vinda para o estilo. Quanto à quantidade de trigo lembre-se que quanto mais trigo colocar maiores problemas de entupimento vai ter, a não ser que esteja utilizando BIAB.

@cleber, meu equipamento é de 20L e uso uma bazooka, mas também tenho uma grain bag que nunca usei. Acha que neste caso devo utilizar os dois em conjunto?
 
@cleber, meu equipamento é de 20L e uso uma bazooka, mas também tenho uma grain bag que nunca usei. Acha que neste caso devo utilizar os dois em conjunto?
O trigo é um saco por conta disso mas se você vai utilizar 50% ou 60% vai demorar mais pra filtrar mas dificilmente vai entupir. Uma alternativa que o pessoal usa também é pegar palha de arroz, vou tentar encontrar pra usar na minha próxima brassagem de trigo.
Não tenho experiência com Bag, tem material aqui no Forum sobre mas é também uma alternativa.
 
Com grain bag a bazooka perde o sentido, só vai atrapalhar mexer o mosto.
 
Opa, também estou para fazer uma cerva de trigo, na verdade, a primeira cerva da vida, e pelo que li aqui no fórum, quero relembrar umas observações:
- fica atento que 17 graus no seu termostato não são 17 graus no fermentador. Eu nunca calculei, mas provavelmente é no mínimo um grau a mais, uns 18C, porque o processo fermentativo é exotérmico. Então mantém o termostato em 16C pra garantir.
- Já vi dizerem que é legal fazer (depois da vigorosa fermentação que esperamos no segundo/terceiro dia do processo) uma rampa crescente até 22-24C para evaporar o diacetil e alguns de seus amigos (off-flavors) antes da maturação. Na maturação, estes (dicetonas vicinais e amigos), evaporam ou são utilizados no metabolismo das poucas células de levedura ainda ativas.

Se tem algo errado, favor me corrijam, pois pretendo fazer uma de trigo nesse fds! Abçs!
 
E o lance do inóculo, eu estou pensando em jogar o pacote (11g) todo direto no fermentador 10L. Creio que não seja a melhor prática mais deve funcionar bem.
 
Olá pessoal,
Aproveitando o tópico..Comprei uma receita pra 20L de APA. Fiz 10L e estou pensando em fazer uma Weiss. Será que eu posso substituir o malte pilsen por um malte pra pale ale que sobrou?
 
Back
Top