Airlock não borbulha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bploureiro

Active Member
Joined
Sep 10, 2015
Messages
27
Reaction score
0
Olá pessoal, uso daqueles fermentadores de 20 litros de plástico atóxico e acredito que mesmo tentando fechar da melhor forma possível até ouvir os clicks e tal ainda não esteja totalmente vedado. Estou na quarta produção e o Airlock nunca borbulha, rsrs... Alguém tem alguma dica para vedar melhor o balde? Alguém utiliza algum outro material pra ajudar na vedação?

Abraço!
 
Você retirou o lacre da tampa (que fica em volta da tampa)? Retirando este lacre a vedação é melhor.
E para garantir o fechamento use um martelo de borracha... pode bater sem dó.
Se o balde for novo não tem porque não vedar, a não ser que haja um defeito de fabricação.
 
Hummm... Boa dica Makel não tirei o lacre da tampa não.. Vou ver se faço estes esquemas do martelo tb... Valeu mesmo.. [emoji122][emoji122][emoji122]
 
Outra dica pra saber se está bem vedado é você, durante a fermentação, pressionar levemente a tampa do fermentador, se isso fizer a água do AirLock subir o fermentador está bem vedado.
 
se vc fez tudo oq te te falaram e não funcionou tenta envolver o balde(a parte da tampa e do corpo do balde) com filme pvc, aqueles que eles embalam produtos nos supermercados, como ele é aderente ele pode ajudar na vedação da tampa
 
Olá pessoal, uso daqueles fermentadores de 20 litros de plástico atóxico e acredito que mesmo tentando fechar da melhor forma possível até ouvir os clicks e tal ainda não esteja totalmente vedado. Estou na quarta produção e o Airlock nunca borbulha, rsrs... Alguém tem alguma dica para vedar melhor o balde? Alguém utiliza algum outro material pra ajudar na vedação?

Abraço!

Agora vem as perguntas:

Alguma das outras 3 levas apresentou contaminação?

para que tu quer o balde hermeticamente lacrado/vedado ?

Provavelmente tuas respostas foram "Não" e "para não contaminar".

Uma responde a outra. Qual a função do air-lock ? deixar o CO2 sair do balde sem que entre a atmosfera externa (e a contaminação). Minha visão: ele só serve para ter seu líquido "sugado" para dentro do balde no nosso primeiro descuido.

Se o balde fechou bem, deu o clique, dificilmente algo conseguirá entrar no balde pelos encaixes. Quando começa a fermentação há uma grande produção de CO2 deixando a pressão interna maior que a externa. o air lock vai fazer com que o gás saia e reduza a pressão (se não a cerveja fermentando iria também carbonatar). Ao aumentar a pressão o gás empurra a tampar para cima até que a pressão seja suficiente para conseguir passar pelo líquido do air lock. As vezes ao empurrar a tampa para cima abre-se uma fresta nos encaixes que fazem com que o gás escape por ela ao invés do borbulhador. Reduzida a pressão a tampa volta ao lugar de a fresta se fecha.

Fermentação se mede e avalia com um densímetro e não com o air-lock.

Não se estresse com ele. Há inclusive relatos de cervejeiros que simplesmente largam a tampa sem furo sobre o balde (uma fechada meia boca) e era isto. O importante e o CO2 sair com alguma facilidade mas haver uma atmosfera de CO2 sobre a cerveja.
 
Uma responde a outra. Qual a função do air-lock ? deixar o CO2 sair do balde sem que entre a atmosfera externa (e a contaminação). Minha visão: ele só serve para ter seu líquido "sugado" para dentro do balde no nosso primeiro descuido.

Isso!! Abandonei o airlock na minha terceira leva após ele ficar todo sujo de krausen e eu ver a dificuldade que é para limpar direito.

Aí passei a usar blow off, mas... Depois de mais umas duas ou três levas, dei um vacilo, dei uma apertada na tampa, e quando soltei o fermentador tomou uma "golada" de água com iodophor evaporado + meleca de krausen vazada, em suma, aquela água meio nojenta que fica na garrafinha.

Aí desencanei e faço assim:

Há inclusive relatos de cervejeiros que simplesmente largam a tampa sem furo sobre o balde (uma fechada meia boca) e era isto. O importante e o CO2 sair com alguma facilidade mas haver uma atmosfera de CO2 sobre a cerveja.

O único cuidado é deixar bastante head space para evitar sujar a geladeira, normalmente usando dois fermentadores.

Como quase toda leva eu divido em dois fermentadores para experimentar lúpulos, leveduras e adjuntos diferentes, isso não é problema para mim.

E lá se vão umas 20 levas pelo menos, sem nenhuma contaminação.

Sinceramente, airlock para mim é usar tempo, dinheiro e trabalho à toa.

A única coisa boa é ver as bolhinhas saindo feito loucas dele, isso é legal!
 
@AntonioMartins,

uso blow-off com uma mangueira de 1/4 com pelo menos 50cm.
Uso uma bombona daquela TR-20 (azul) e coloquei uma torneira na tampa onde coloco a mangueira. Se tenho que mexer na bombona, fecha a torneira, movimento, reconecto a mangueira e abro ela.
Só uma vez que fui clarificar e esqueci a torneira fechada por uma noite. Ao abrir, como o volume do gás diminui muito, sugo um "bom gole" do iodofor.

"Fazer cerveja é simples, os homebrewers é que complicam".
 
Back
Top