Airlock não é densímetro mas quando você apela para o densímetro ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
A questão é essa: airlock não é densímetro mas ninguém mede densidade quando você tem uma taxa de uma bolha por segundo nem vai ficar meia hora esperando aparecer bolhas ...

A partir de que intervalo você começa a achar que a fermentação está no fim e começa a acompanhar pelo densímetro ? Uma bolha a cada 20s, a cada minuto, etc. ?
 
Deixa fermentar as ales por sete dias (10 para lagers) e depois mede a densidade. Eu sempre recomendo esquecer as bolhas, nem uso airlock.
 
Interessante a pergunta. Eu gosto de ir subindo a temperatura quando vejo que está reduzindo a atividade no airlock, mas faço isso mais no feeling mesmo, e nem sei se estou fazendo certo.

Alguém com mais fundamentação pode falar mais sobre como conduzir a fermentação? Vocês tem alguma regra geral ou vão no sentimento mesmo?
 
Deixa fermentar as ales por sete dias (10 para lagers) e depois mede a densidade. Eu sempre recomendo esquecer as bolhas, nem uso airlock.

Deixar de ver as bolhas é um exercício de zen budismo para o qual ainda não fui preparado..

P.S.: minha Belgian Dark Strong Ale está borbulhando há 14 dias .
 
Interessante a pergunta. Eu gosto de ir subindo a temperatura quando vejo que está reduzindo a atividade no airlock, mas faço isso mais no feeling mesmo, e nem sei se estou fazendo certo.

Alguém com mais fundamentação pode falar mais sobre como conduzir a fermentação? Vocês tem alguma regra geral ou vão no sentimento mesmo?

Não existe uma regra. Há várias formas diferentes de se conduzir a fermentação. Depende da cepa que vc está usando, do estilo da cerveja e do que vc quer obter no produto final.

Aumentar gradualmente a temperatura é uma prática comum em cervejarias mas isso é feito de uma forma tão lenta que é muito difícil de ser reproduzida em equipamento caseiro. Ser delicado com o fermento aumenta a viabilidade dele quando reutilizado o que gera economia para a cervejaria.

Se fosse pra citar uma regra eu diria que a fermentação exige paciência, se for pra errar, que seja por deixar ela ocorrer por mais tempo que o previsto.
 
A questão é essa: airlock não é densímetro mas ninguém mede densidade quando você tem uma taxa de uma bolha por segundo nem vai ficar meia hora esperando aparecer bolhas ...

A partir de que intervalo você começa a achar que a fermentação está no fim e começa a acompanhar pelo densímetro ? Uma bolha a cada 20s, a cada minuto, etc. ?

Isso depende muito do seu equipamento de fermentação. Se o fermentador veda perfeitamente e vc tem um bom controle de temperatura dele, pode acompanhar a fermentação pelo airlock perfeitamente.

Eu uso densímetro pra medir a OG do mosto antes de fermentar e a FG da cerveja pronta apenas (isso quando não esqueço ou fico com extrema preguiça de medir a FG). Conduzo a fermentação me baseando no borbulhamento do blowoff e de vez em quando no sabor/aparência da cerveja.

Eu até entendo esse "airlock não é densímetro" como resposta pra cervejeiros iniciantes e impacientes que ficam apavorados achando que qualquer coisa já arruinou a cerveja (todos somos assim no começo)... mas isso não quer dizer necessariamente que a unica forma de acompanhar uma fermentação é pelo valor de densidade no densímetro.

Sinceramente eu acho que é algo bem pessoal a forma como isso é conduzido, e deve ser feito da forma mais confortável pelo cervejeiro. Se se sente mais confortável medindo a densidade toda hora, não se importa com o trabalho, ótimo... se sente confiança pra acompanhar pelo airlock, pelo krausen, ou por qualquer outra coisa, perfeito também.

Abraço
 
Deixar de ver as bolhas é um exercício de zen budismo para o qual ainda não fui preparado..

P.S.: minha Belgian Dark Strong Ale está borbulhando há 14 dias .

Ok, isso é uma Big Beer, com certeza o tempo de fermentação será maior. Se quiser pode tirar uma amostra mas eu deixaria mais sete dias. Por mais que a fermentação primária termine, será necessário deixar a secundária acontecer com calma para limpar a cerveja.
 
Interessante a pergunta. Eu gosto de ir subindo a temperatura quando vejo que está reduzindo a atividade no airlock, mas faço isso mais no feeling mesmo, e nem sei se estou fazendo certo.

Alguém com mais fundamentação pode falar mais sobre como conduzir a fermentação? Vocês tem alguma regra geral ou vão no sentimento mesmo?

Valter,

Uma regra geral que eu e muitos seguimos, independente da cepa, estilo, ou até mesmo se é lager ou ale, é conduzir a fermentação num crescente.

Pra ales costumo fazer como vc, quando a atividade no airlock começa a reduzir, começo a aumentar a temperatura, geralmente 1ºC por dia até uns 23~24ºC. Pra lagers tendo a esperar um pouco mais pra começar a subida, porque essa fase de "atividade mais lenta" no airlock costuma ser mais longa.

Embora seja uma prática comum de muitos nós, existem outras formas de conduzir as fermentações também. Esses dias estava lendo numa literatura de peso sobre alguns regimes de fermentação de lagers que tem a temperatura elevada bem brevemente, pra depois iniciar uma descida até temperaturas bem frias, com a cerveja não completamente atenuada. O fato é que temos que seguir o que faz sentido pra nós.

Abraço
 
Ok, isso é uma Big Beer, com certeza o tempo de fermentação será maior. Se quiser pode tirar uma amostra mas eu deixaria mais sete dias. Por mais que a fermentação primária termine, será necessário deixar a secundária acontecer com calma para limpar a cerveja.

Como eu e vc dissemos nas mensagens anteriores, tem muitas formas de conduzir a fermentação. Porém pré-determinar um tempo de fermentação é algo que eu não sou a favor, porque são tantas variáveis e exceções, que pra que não está habituado com uma cepa particular ou estilo em particular, costuma ser conduzido pela insegurança ao invés de conduzir a fermentação, e isso pode levar o cara a tomar atitudes equivocadas, normalmente precipitadas.

Abraço
 
Como eu e vc dissemos nas mensagens anteriores, tem muitas formas de conduzir a fermentação. Porém pré-determinar um tempo de fermentação é algo que eu não sou a favor, porque são tantas variáveis e exceções, que pra que não está habituado com uma cepa particular ou estilo em particular, costuma ser conduzido pela insegurança ao invés de conduzir a fermentação, e isso pode levar o cara a tomar atitudes equivocadas, normalmente precipitadas.

Abraço

Tens razão Tiago, às vezes me esqueço de como era ser iniciante e ter essa insegurança em tudo o que se refere à produção. Iniciantes querem protocolos prontos e isso não vão encontrar.
Embora eu dê uma estimativa de tempo, me refiro apenas ao momento de tirar amostras, não de declarar o término da fermentação. Não sou sistemático no meu processo de produção e menos ainda em minhas recomendações. Tirar amostras e medir densidade só ajuda o cervejeiro a descobrir mais variáveis sobre o processo dele.
 
Isso depende muito do seu equipamento de fermentação. Se o fermentador veda perfeitamente e vc tem um bom controle de temperatura dele, pode acompanhar a fermentação pelo airlock perfeitamente.

Eu uso densímetro pra medir a OG do mosto antes de fermentar e a FG da cerveja pronta apenas (isso quando não esqueço ou fico com extrema preguiça de medir a FG). Conduzo a fermentação me baseando no borbulhamento do blowoff e de vez em quando no sabor/aparência da cerveja.

Eu até entendo esse "airlock não é densímetro" como resposta pra cervejeiros iniciantes e impacientes que ficam apavorados achando que qualquer coisa já arruinou a cerveja (todos somos assim no começo)... mas isso não quer dizer necessariamente que a unica forma de acompanhar uma fermentação é pelo valor de densidade no densímetro.

Sinceramente eu acho que é algo bem pessoal a forma como isso é conduzido, e deve ser feito da forma mais confortável pelo cervejeiro. Se se sente mais confortável medindo a densidade toda hora, não se importa com o trabalho, ótimo... se sente confiança pra acompanhar pelo airlock, pelo krausen, ou por qualquer outra coisa, perfeito também.

Abraço

Eu concordo completamente contigo e faço o mesmo. Só que você não respondeu a pergunta : com que taxa você considera a fermentação "completa" ou quase lá ?

Eu coloquei esta pergunta por curiosidade estatística mesmo e, principalmente, porque tinha outra parecida e não quis roubar a thread. Lá o Guenther lembra que ao aumentar a temperatura há maior despreendimento de CO2 e o borbulhamento pode ser um falso positivo.
 
Eu concordo completamente contigo e faço o mesmo. Só que você não respondeu a pergunta : com que taxa você considera a fermentação "completa" ou quase lá ?

Eu coloquei esta pergunta por curiosidade estatística mesmo e, principalmente, porque tinha outra parecida e não quis roubar a thread. Lá o Guenther lembra que ao aumentar a temperatura há maior despreendimento de CO2 e o borbulhamento pode ser um falso positivo.

Thadeu,

Normalmente quando atinjo a temperatura maxima da "fase secundária" da fermentação, a atividade no airlock ja é reduzida, lenta. Minha tendência é de deixar uns 5 ou 7 dias assim, sem muita pressa. Isso já é tempo suficiente pro gas dissolvido equilibrar com a temperatura e o excesso ter saído, assim, normalmente a taxa é zero.

Se vc tem muita pressa pode medir no densimetro, se tem tempo, pode esperar a taxa ser nula ou quase nula (as vezes pode soltar uma bolha ou outra devido à variações instantâneas de temperatura, mas da pra notar). Se vc não adiciona nada na fermentação secundária (dry hop, chips, etc...) não leva tantos dias pra quantidade de gás entrar em equilíbrio.

Abraço
 
Back
Top