Agua sanitária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

matheusoc

Member
Joined
Mar 30, 2014
Messages
19
Reaction score
3
Não vi nenhum topico aqui sobre sanitização com cloro, ninguém utiliza ele ? quais prós e contras?
 
Eu utilizo como desincrustante e enchaguo mui bem... agora como sanitizante nao sei se e uma boa, por exigir enchague...
 
Sempre usei, nunca tive problemas.

Faço o seguinte: deixo um frasco borrifador cheio de água sanitária e sempre que bebo uma breja, dou uma bela enxagada nela e borrifo de 5 a 10 vezes. Encho a garrafa e deixo ao relento até que acumule um bom número. Daí, enxaguo de 3 a 4 vezes cada garrafa com água de torneira mesmo, depois deixo escorrendo até secar completamente.

Caso tenha dúvidas, só fazer um teste com um solução padrão de o-toluidina em meio ácido pra detectar a presença de cloro na água de enxague. Esse teste é bom pra checar a "qualidade" do enxague, através da calibração do número de enxagues necessários até a completa remoção do cloro. Caso deseje realizar o teste, use água deionizada.

Abraço!
 
Sempre usei, nunca tive problemas.

Faço o seguinte: deixo um frasco borrifador cheio de água sanitária e sempre que bebo uma breja, dou uma bela enxagada nela e borrifo de 5 a 10 vezes. Encho a garrafa e deixo ao relento até que acumule um bom número. Daí, enxaguo de 3 a 4 vezes cada garrafa com água de torneira mesmo, depois deixo escorrendo até secar completamente.

Caso tenha dúvidas, só fazer um teste com um solução padrão de o-toluidina em meio ácido pra detectar a presença de cloro na água de enxague. Esse teste é bom pra checar a "qualidade" do enxague, através da calibração do número de enxagues necessários até a completa remoção do cloro. Caso deseje realizar o teste, use água deionizada.

Abraço!
Poder, pode, mas eu não recomendo.

Não que não funcione, mas sinceramente, existem opções MUITO melhores e mais usadas.

Com um litro de Iodophor é possível fazer 1000 litros de sanitizante.

E eu já vi fermentadores de amigos meus que ficaram com cheiro.

Abraço,
 
Casas de material veterinário...
Iodophor é bem barato, 15 reais o litro
 
tem que ser iodophor de fato ou pode ser iodo comprado em loja de material medico ?
 
Fala Matheus

Muita gente diz que "não pode ser" o de farmácia ou "é melhor" o iodofor, mas a verdade é que o vendido em farmácia é o iodopovidona e que é formado por iodo associado a um composto chamado de polivinilpirrolidona (PVP) que apresenta baixa toxicidade ao organismo humano. É utilizado como assepsia de cirurgia bucal, da mucosa oral, bochecho bucal. fonte: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=vtls000352887

Creio que a concentração que se usa para a sanitização não seja um problema.


Alguns "iodofors" são também compostos por iodo e PVP ou iodo e um agente sulfactante.

Um ponto importante para observar é que esses iodopovidonas vendidos em farmácia podem possuir outros compostos tais como glicerina, etc, não utilize esses com glicerina. É só ler a composição e ver, por ex., um que tem: iodopovidona, fostato trissódico e ácido cítrico. Fosfato trissódico é utilizado como laxante, acidificante alimentar, etc. Nenhum desses compostos faz mal, principalmente na concentração que utilizamos.

Só tem que ficar ligado na concentração de iodo livre, que é diferente do iodofor. O site do Ricardo Rosa tem uma calculadora ótima para calcular uma solução ideal, sem enxágue.

Eu, particularmente, sou fan do peracético!

Abraço
 

Latest posts

Back
Top