Aeração do mosto e filtros de ar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zehzit0

Active Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Bom dia colegas,

Estou começando a utilizar leveduras líquidas na minha produção, e li sobre a necessidade de aerar o mosto.

Por hora, comprar um cilindro de oxigênio hospitalar está fora de orçamento, o que me leva para o compressor de ar e a pedra difusora.

Informado dos riscos de contaminação pelo compressor de ar, verifiquei a existência dos filtros de ar, tais como o ofertados pela WE e LAMAS : http://loja.weconsultoria.com.br/filtro-esterilizador-para-aerador-de-mosto-p44881/

Gostaria de saber se outros produtos podem ser mais eficientes, como por exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/...-ar-odontologico-conjunto-smc-festo-fluir-_JM

Ou até mesmo se esse procedimento seria interessante:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ybkiW4r41Mc[/ame]

Qual a opinião dos colegas?

Abraço!
 
vc deve entender pra que serve cada coisa:

- compressor: empurrar o ar;
- pedra difusora: não seria eficiente jogar o ar sem nada gerando grandes bolhas pois a ideia é gerar microbolhas pra dissolver mais rápido no líquido;
- filtro microbiológico: serve pra evitar que o ar que entrar seja contaminado, ele filtra o ar de micropartículas. Dá pra fazer com duas seringas, algodão e álcool, mas é tão barato comprar bonitinho sem gambiarra que nem vale a pena.

A diferença disso pro O2 injetado direto é a quantidade de O2 que você vai conseguir dissolver no mosto, só com O2 puro que você vai conseguir a oxigenação ideal, o resto você só consegue fazer melhor do que nada.
 
Essa limitação do O2 passível de ser dissolvido no mosto pelo compressor eu já compreendi.

Questão mesmo é o medo da contaminação do mosto pela injeção do ar.
 
vc deve entender pra que serve cada coisa:

- compressor: empurrar o ar;
- pedra difusora: não seria eficiente jogar o ar sem nada gerando grandes bolhas pois a ideia é gerar microbolhas pra dissolver mais rápido no líquido;
- filtro microbiológico: serve pra evitar que o ar que entrar seja contaminado, ele filtra o ar de micropartículas. Dá pra fazer com duas seringas, algodão e álcool, mas é tão barato comprar bonitinho sem gambiarra que nem vale a pena.

A diferença disso pro O2 injetado direto é a quantidade de O2 que você vai conseguir dissolver no mosto, só com O2 puro que você vai conseguir a oxigenação ideal, o resto você só consegue fazer melhor do que nada.

É possível atingir a oxigenação ideal usando somente a bomba de aquário, pedra difusora e o filtro de seringa...

Existem estudos utilizando medidor de oxigênio dissolvido em líquido que comprovam isso...

O limite são os 8ppm...somente para cervejas com alta OG e dependendo da cepa de leveduras, pode ser que não se atinja o ideal
 
Bom dia colegas,

Estou começando a utilizar leveduras líquidas na minha produção, e li sobre a necessidade de aerar o mosto.

Por hora, comprar um cilindro de oxigênio hospitalar está fora de orçamento, o que me leva para o compressor de ar e a pedra difusora.

Informado dos riscos de contaminação pelo compressor de ar, verifiquei a existência dos filtros de ar, tais como o ofertados pela WE e LAMAS : http://loja.weconsultoria.com.br/filtro-esterilizador-para-aerador-de-mosto-p44881/

Gostaria de saber se outros produtos podem ser mais eficientes, como por exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/...-ar-odontologico-conjunto-smc-festo-fluir-_JM

Ou até mesmo se esse procedimento seria interessante:
https://www.youtube.com/watch?v=ybkiW4r41Mc

Qual a opinião dos colegas?

Abraço!

Eu nem sei se o do segundo link funciona...

Uso o primeiro e tenho tido bons resultados...

É meio chato encaixar na mangueira, mas depois que passei a usar cola quente para vedar bem, meus problemas acabaram...

O ideal mesmo é o cilindro de oxigênio, pois em 1 minuto o mosto estará oxigenado...

Com esse mecanismo aí eu deixo oxigenando de 40 a 60 minutos...
 
É possível atingir a oxigenação ideal usando somente a bomba de aquário, pedra difusora e o filtro de seringa...

Existem estudos utilizando medidor de oxigênio dissolvido em líquido que comprovam isso...

O limite são os 8ppm...somente para cervejas com alta OG e dependendo da cepa de leveduras, pode ser que não se atinja o ideal

onde vc viu isso?

sei o que está no yeast:

"The wort splashing devices employed by many homebrewers will result in approximately 4 ppm, less than half the required amount. Commercial brewers using similar methods will find they get comparable results. With plenty of
headspace, a strong back, and lots of vigorous shaking, a home-brewer can get levels as high as 8 ppm into the wort. This is about the maximum using air. Using an aquarium pump with a sintered stone will not result in more than 8 ppm, even with extended times. In fact, extended aeration can be detrimental to the head formation and retention.

The only way to reach the recommended 10 ppm minimum is with the addition of oxygen. "
 
Eu tenho cilindro de O2, é legal pelo efeito show off, mas na prática, mudou quase nada minha cerveja.

Icclusive nos concursos e degustações locais, as levas com O2 puro e com bomba de aquário pontuaram muito próximas.

Honestamente, vai de bomba de aquário que tu tá bem.

Simples assim.
 
onde vc viu isso?

sei o que está no yeast:

"The wort splashing devices employed by many homebrewers will result in approximately 4 ppm, less than half the required amount. Commercial brewers using similar methods will find they get comparable results. With plenty of
headspace, a strong back, and lots of vigorous shaking, a home-brewer can get levels as high as 8 ppm into the wort. This is about the maximum using air. Using an aquarium pump with a sintered stone will not result in more than 8 ppm, even with extended times. In fact, extended aeration can be detrimental to the head formation and retention.

The only way to reach the recommended 10 ppm minimum is with the addition of oxygen. "

É justamente o que está no trecho que você recortou...não irá ultrapassar os 8ppm, mas chega nisso, que já é o suficiente para a maioria das cepas
 
O maior ganho obtido com o oxigênio é garantir níveis ideias de O2 dissolvido, isso é fundamental quando de reutiliza lama, aumentando assim a "saúde" da leveduras pois com a aeração correta tem-se níveis ótimos de ácidos graxo e esteróis fundamentais para a multiplicação celular das leveduras e garantindo uma maior quantidade de "reusos" das leveduras. Se você não reaproveita lama, provavelmente não terá ganho usando essa técnica.
 
Grato pelas dicas gente!

Agora, quanto ao modo de filtrar o ar, esse filtro de seringa dos LAMAS e WE é o suficiente, ou existem equipamentos/procedimentos melhores?
 
Grato pelas dicas gente!

Agora, quanto ao modo de filtrar o ar, esse filtro de seringa dos LAMAS e WE é o suficiente, ou existem equipamentos/procedimentos melhores?

É o suficiente.

Você pode encontrar os filtros em lojas de equipamento hospitalares, laboratórios e etc. Normalmente é mais barato, se comprar em quantidades maiores.

Precisa atentar-se somente para as medidas do filtro. O tipo dele é chamado de HEPA
 
Nunca usei nenhum filtro e nunca tive nenhuma contaminação por isso. Me preocupo bastante com a sanitização das peças que irão entrar em contato com o mosto.
 
Nunca usei nenhum filtro e nunca tive nenhuma contaminação por isso. Me preocupo bastante com a sanitização das peças que irão entrar em contato com o mosto.
Também não usava filtro não mas nunca recomendei e nem comentei com ninguém, era um risco meu que, felizmente, nunca deu problema.
Hoje uso O2 mais pela praticidade pois a bomba ficava espumando muito, nunca conseguia fazer a aeração sem ter que interromper várias vezes, isso era um saco, às vezes demorava 2h para fazer 30 min de aeração.
 
Alguém já usou compressor de ar com reservatorio pra isso?

Comprei uma bombinha dessas de aquario na WE consultoria mas é uma m☆rda... não tem força pra empurrar o ar com filtro e pedra difusora na linha...

Fiz o teste com meu compressor e reduzindo ao máximo a pressão de saída funciona bem... mas não é um ar limpo né. ...

Pensei em fazer um filtro com um tubo cheio de algodão antes do filtro microbiologico. Antes desse já tem instalado um filtro poroso pra retenção de água na saida do compressor.

Será que dá pra arriscar com todos esses filtros sequenciais (filtro de água, de algodão, bacteriologico)?? Até hoje faço aeração misturando com uma pá, mas não aguento mais..

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk
 
Ressuscitando o tópico:

Agora que já tem bastante tempo desde a última mensagem, afinal de contas, alguém já concluiu se a bomba de aquário é ou não mais eficiente que o splash? No youtube tem muita gente usando a bombinha, e sem o filtro bacteriológico, e dizendo que os resultados são excelentes.
 
Ressuscitando o tópico:

Agora que já tem bastante tempo desde a última mensagem, afinal de contas, alguém já concluiu se a bomba de aquário é ou não mais eficiente que o splash? No youtube tem muita gente usando a bombinha, e sem o filtro bacteriológico, e dizendo que os resultados são excelentes.
Já que o tópico voltou, eu uso bombinha somente quando o fermento é reaproveitado ou startado, quando uso fermento seco reidratado faço somente um splash. Não tenho como afirmar a eficiência mas tem dado muito certo, as fermentações estão atenuando o esperado sem problemas. O inconveniente é a quantidade de espuma. Sobre mostos com alta densidade de açúcar, (não costumo fazer higth gravity) isso seria resolvido aerando novamente após 3 horas, não é o ideal mas é melhor que não aerar. Obs: eu ligo a bombinha depois de inocular o fermento.
 

Latest posts

Back
Top