Adstringência numa IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AnteK

Well-Known Member
Joined
Sep 1, 2014
Messages
71
Reaction score
6
Salve galera!

Fiz uma IPA há 2 semanas atras. Ela está a 8 dias de maturação a 0 graus.

Ao preparar a água fiz uso do Bicarbonato de Sódio para corrigir o PH. Até aí tudo ok... Só que não! Isso resultou numa leve adstringência no amargor...
Gostaria de saber se alguém poderia me auxiliar na correção desse problema ainda na maturação. Não vale Blend com outro cerveja, rsrsrs.


Abr
AnteK
 
Tem certeza absoluta que é adstringência?

Outra questão... por que usou Bicarbonato? Você quis aumentar o pH?

Abraço,
 
Blz Guenther?

Eu tinha colocado um pouco mais de Ácido lático, tive que corrigir com Bicabornato. Essa adstringência é uma sensação excessiva de "amargor e picância" nada absurdo... Mas ta presente.
Também existe a possibilidade de ter sido o trub do dryhop. Como só foi 5 dias de dryhop, não sei se é isso...


Abr
AnteK
 
Qual lupulo foi utilizado pra amargor ? Quantidade ? Fez FWH ?
Detalha a receita ai
 
Salve, Hcoan!

Segue abaixo:

FWH 90 min 20g. Cascade
60min. 10g. Simcoe
20min. 10g. Simcoe
20min. 10g. Citra
20min. 10g Zythos
Whrilpool/hopping 70c. 30min 15g. Citra
Whrilpool/hopping 70c 30 min. 15g. Galaxy
Whrilpool/hopping 70c 30 min.15g. Simcoe

Dry hopping 5 dias
25 g Simcoe
25 g Amarillo

Levedura
Wyeast 1764 "pacman"


Abr
AnteK
 
Salve, Hcoan!

Segue abaixo:

FWH 90 min 20g. Cascade
60min. 10g. Simcoe
20min. 10g. Simcoe
20min. 10g. Citra
20min. 10g Zythos
Whrilpool/hopping 70c. 30min 15g. Citra
Whrilpool/hopping 70c 30 min. 15g. Galaxy
Whrilpool/hopping 70c 30 min.15g. Simcoe

Dry hopping 5 dias
25 g Simcoe
25 g Amarillo

Levedura
Wyeast 1764 "pacman"


Abr
AnteK

é o cascade no FWH...
Altos índices de Co-humuleno adicionados como amargor criam cervejas ásperas...
 
Salve galera!

Fiz uma IPA há 2 semanas atras. Ela está a 8 dias de maturação a 0 graus.

Ao preparar a água fiz uso do Bicarbonato de Sódio para corrigir o PH. Até aí tudo ok... Só que não! Isso resultou numa leve adstringência no amargor...
Gostaria de saber se alguém poderia me auxiliar na correção desse problema ainda na maturação. Não vale Blend com outro cerveja, rsrsrs.


Abr
AnteK


Me falta entender um pouco isso ainda:

Ha duas semanas (14 dias) vc fez uma IPA. Deixou seis dias fermentando (primaria mais secundaria) e mandou pra "maturar" em zero graus?

Bem... se conferem os dados acima, acho que poderia nem ser adstringencia, talvez algum off flavor que poderia ser consumido na fermentacao secundaria (que pode ter sido insuficiente) ou na maturação (que a zero graus não deve estar ocorrendo)

Se vc ainda não fez o Dry Hop, acho que vale a pena elevar a temperatura e colocar a levedura trabalhar.
 
Negativo, não se trata de off flavor oriundo de Levedura.

Abr
AnteK
 
é o cascade no FWH...
Altos índices de Co-humuleno adicionados como amargor criam cervejas ásperas...

Pode ser, Tiefesee.

Mas 20g no FWH, é o suficiente de proporcionar essa "asperidade" ?
Fiz algumas IPA com Cascade no FWH e nunca me resultou nisso.
Acredito também que mais uma semana de maturação suaviza

Abr
AnteK
 
tbm achei estranho maturar cerveja com zero grau?
nunca ví isso

Salve, Paulo.

Foram 9 dias de 17 a 20 C. e o restante a zero graus.

A asperidade na cerveja, acredito que seja oriundo do Bicabornato ou do Trub, não de levedura...

Abr
AnteK
 
Poderia explicar melhor?

O Co-humuleno é uma forma de alfa ácido e existe uma teoria em que o amargor oriundo do Co-humuleno é um amargor mais áspero que o amargor de lúpulos com menor taxa de Co-humuleno.
 
Blz Guenther?

Eu tinha colocado um pouco mais de Ácido lático, tive que corrigir com Bicabornato. Essa adstringência é uma sensação excessiva de "amargor e picância" nada absurdo... Mas ta presente.
Também existe a possibilidade de ter sido o trub do dryhop. Como só foi 5 dias de dryhop, não sei se é isso...


Abr
AnteK

É que amargor e picancia não é adstringência.

Adstringência obrigatoriamente envolve uma sensação de secura no fundo da língua, fazendo ela trancar.

Você não havia falado em Dry-hopping.... e isso é uma frequente causa deste tipo de sensação se a cerveja estiver turva. Ocorre que ficam micro pedaços de lúpulo em suspensão, e você mastiga eles... e daí vem um amargor do vegetal, de polifenóis, que não é legal.

Abraço,

Guenther
 
é o cascade no FWH...
Altos índices de Co-humuleno adicionados como amargor criam cervejas ásperas...
Não.... a co-humulona sim tem um amargor mais áspero, mas tá longe de ser motivo pra isso, ESPECIALMENTE em FWH que gera um amargor mais aveludado.

Fora isso, a questão da co-humulona é quase um mito justamente por esse tipo de caso. Basta ver 800 mil IPAs e Pales americanas com Cascade com muito mais lúpulo que isso e não tem nada de áspero.

Abraço,
 
Não.... a co-humulona sim tem um amargor mais áspero, mas tá longe de ser motivo pra isso, ESPECIALMENTE em FWH que gera um amargor mais aveludado.

Fora isso, a questão da co-humulona é quase um mito justamente por esse tipo de caso. Basta ver 800 mil IPAs e Pales americanas com Cascade com muito mais lúpulo que isso e não tem nada de áspero.

Abraço,

Caro Guenther. Obrigado novamente!

A diferença entre amargor, asperidade e picância com adstringência é muito sutil, vc tem razão, não se trata de adstringência.
Mesmo estando a vários dias a zero graus, existe a possibilidade do lúpulo continuar em suspensão?
Vou aguardar mais uma semana para ver se suaviza, se não farei um blend com outra IPA. Assim resolvo isso.

Abr
AnteK
 
É que amargor e picancia não é adstringência.

Adstringência obrigatoriamente envolve uma sensação de secura no fundo da língua, fazendo ela trancar.

Você não havia falado em Dry-hopping.... e isso é uma frequente causa deste tipo de sensação se a cerveja estiver turva. Ocorre que ficam micro pedaços de lúpulo em suspensão, e você mastiga eles... e daí vem um amargor do vegetal, de polifenóis, que não é legal.

Abraço,

Guenther

Apenas complementando. Na minha segunda IPA eu não usei gelatina e levei uma certa quantidade de lúpulo do DH para as garrafas. Estavam adstringentes, sensação parecida (pelo menos apra a minha percepção) de quando você põe uma fruta "verde" na boca, tipo caqui que nao amadureceu, sabe? Você sente a lingua apertando, uma sensação esquisita, algumas pessoas definem como "amarrar" a boca.


FWH ajuda, e bastante, a diminuir essa sensação de amargor áspero
 
É que amargor e picancia não é adstringência.

Adstringência obrigatoriamente envolve uma sensação de secura no fundo da língua, fazendo ela trancar.

Você não havia falado em Dry-hopping.... e isso é uma frequente causa deste tipo de sensação se a cerveja estiver turva. Ocorre que ficam micro pedaços de lúpulo em suspensão, e você mastiga eles... e daí vem um amargor do vegetal, de polifenóis, que não é legal.

Abraço,

Guenther


Solução: boa clarificação com gelatina e baixa temperatura? (filtragem para as cervejarias)?
 
Ia apontar a mesma coisa que o tiefense, co-humoleno é responsavel por adstringencia o cascade é um lupulo bem famoso por isso muita gente usa ele pra amargor e depois fala que tem adstringencia, tenta evitar lupulos com alto cohumoleno pra amargor.

Se tu procurar na internet vai achar muitas pessoas comentando sobre isso.
 
Ia apontar a mesma coisa que o tiefense, co-humoleno é responsavel por adstringencia o cascade é um lupulo bem famoso por isso muita gente usa ele pra amargor e depois fala que tem adstringencia, tenta evitar lupulos com alto cohumoleno pra amargor.

Se tu procurar na internet vai achar muitas pessoas comentando sobre isso.
Sim, comentando, porque essa é a teoria.... mas na prática, teste cego, etc, é diferente. Ou seja, sim, co-humulona tem característica de amargor mais áspero..... o problema é que a galera entende que isso quer dizer "se ficou com amargor áspero, é cohumulona e pronto"....... e não é bem assim. Tem que pensar na quantidade de lúpulo que se esta utilizado, clarificação da cerveja, etc. Tudo isso afeta. Clarificação nesse caso é um dos principais motivos.... a galera toma a cerveja, mastiga micro-pedaços de lúpulo, e acha que o problema é cohumulona, e não é. Clarifique a cerveja até ficar BEM límpida e ateste por si mesmo.... muda completamente.

Exemplo disso é que Cascade é o lúpulo mais utilizado em Pales e IPAs americanas, e a imensa maioria delas não tem nada disso, nem adstringência, nem amargor áspero, etc.

@AnteK, sim, sem dúvida pode ser. Se um dia quiser ver exatamente a diferença... pegue uma cerveja dessa que saiu há pouco de um Dry Hoping, prove, aplique gelatina, e uns 3 dias depois prove novamente...... a diferença é grotesca.

Abraço,


Abraço,
 
Last edited:
Sim, comentando, porque essa é a teoria.... mas na prática, teste cego, etc, é diferente.

Exemplo disso é que Cascade é o lúpulo mais utilizado em Pales e IPAs americanas, e a imensa maioria delas não tem nada disso, nem adstringência, nem amargor áspero, etc.

@AnteK, sim, sem dúvida pode ser. Se um dia quiser ver exatamente a diferença... pegue uma cerveja dessa que saiu há pouco de um Dry Hoping, prove, aplique gelatina, e uns 3 dias depois prove novamente...... a diferença é grotesca.

Abraço,


Abraço,

Valeu, Guenther.

Cara, depois de 14 dias na geladeira a zero graus, minha IPA está mega filtrada, não acredito mais do lúpulo em suspensão...mas obrigado pela dica do uso de Gelatina, já fiz uso da mesma com excelente resultado, essa foi uma ótima contribuição desse forum!! :)
O amargor da IPA está amenizado mas continua áspero. Acho que o processo todo deve ter contribuído para isso. A água com grau elevado de bicarbonato, o cascade, o dryhopping enfim, não tenho como consertar...
Para não perder a leva o melhor a fazer é um Blend com uma outra que está entrando na maturação, que por sinal está ficando espetacular. :)
O legal disso tudo é o aprendizado em forum/livros. Dessa vez o foco foi a Água, li várias fontes, um pouco do Water do John Palmer, Brew better do Gordon Strong e o excelente livro Designing Great Beers do Ray Daniels...recomendo muitíssimo, super detalhista e didático!!! Enfim, acabei comprando um filtro de reverse osmose. rsrs Acredito que com esses estudos o resultados será satisfatório. A arte de fazer cerveja é um constante aprendizado, sem dúvida é um hobby maravilhoso!!!
Para quem gosta desse tema recomendo o Bru'n Water e Brewer's friend com o auxilio do BS.

Obrigado a todos!!

Abr
AnteK
 
14 dias a zero graus dentro do fermentador?

Isso não é nem perto de estar MEGA filtrada. :)

Abraço,
 
Kkkk, 15!
ImageUploadedByTapatalk1447155936.835496.jpg
 
Back
Top