Adjuntos cervejeiros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabioRolfsen

Member
Joined
Jul 2, 2013
Messages
20
Reaction score
6
Alguem sabe indicar literatura pra uso de adjuntos cervejeiros, como:
Arroz, abóbora, beterraba, mandioca, batata, milho, banana, caldo de cana... Enfim, qualquer fonte de amido/açúcares não atrelada ao dólar.

E experiências com substitutos ao lúpulo, como gengibre, carqueja ou erva mate?

Queria testar logo abóbora, mandioca e batata, que são produzidas na minha cidade (interior SP, perto da capital) e estão sempre no mercado, sem agrotóxicos. Pensei em usar aproximadamente metade adjunto, metade malte de cevada.

Saudações!

Fábio Arruda Rolfsen
 
Já tive a experiência em cerveja com carqueja e boldo :cross:
A experiência é válida a fim de curiosidade, mas para reprodução nunca mais...
 
Alguem sabe indicar literatura pra uso de adjuntos cervejeiros, como:
Arroz, abóbora, beterraba, mandioca, batata, milho, banana, caldo de cana... Enfim, qualquer fonte de amido/açúcares não atrelada ao dólar.

E experiências com substitutos ao lúpulo, como gengibre, carqueja ou erva mate?

Queria testar logo abóbora, mandioca e batata, que são produzidas na minha cidade (interior SP, perto da capital) e estão sempre no mercado, sem agrotóxicos. Pensei em usar aproximadamente metade adjunto, metade malte de cevada.

Saudações!

Fábio Arruda Rolfsen

Algumas coisas você acha na internet e no fórum, outras, só empiricamente.

Eu geralmente testo algumas coisas com DME, um ou dois litros, apenas pra sacar o ingrediente. Se eu gostar, vou escalando para receitas maiores.
 
Usei Batata Baroa (Mandioquinha Salsa aí em São Paulo) em uma Pilsen Lager, piquei em pedaços e coloquei crua junto com o malte.

Mas não deu muito certo, ela não cozinhou como eu esperava e extraiu / converteu pouco amido, embora a temperatura de mosturação estivesse dentro da faixa de temperatura de gelatinização da Batata Baroa.

Se for usar raízes, sugiro cozinhar ou assar, dar uma amassada (fazendo um "purê" rústico) e colocar junto com os grãos.

Mesmo se a temperatura de gelatinização do amido do adjunto estiver na faixa de temperatura da mosturação acho que fica melhor e mais eficiente assim. Se cozinhar, jogue a água do cozimento junto.

Usei 1,5 Kg de Batata Baroa com mais 4 Kg de malte, para receita de 20 litros finais.

Também usei Beterraba em uma Witbier, mas nessa brassei a cerveja normalmente, sem a beterraba, depois bati 1 Kg de Beterraba com água no liquidificador, fervi essa "vitamina" para sanitizar e coloquei na final da fermentação primária, em 15 Litros de cerveja, e deixei por mais umas duas semanas na secundária.
 
E essa com beterraba atenuou bem? Não ficou encorpada demais?

Atenuou muito bem sim, só que não tive como calcular o ABV com certeza, porque não sei quanto do açúcar da Beterraba o fermento comeu.

Nas primeiras semanas ficou com cheiro e gosto muito forte de Beterraba, mas depois de 4 semanas engarrafada ficou legal. Ficou com cheiro e gosto moderados de Beterraba, bem "terroso", e a cor ficou psicodélica.

Se eu fosse fazer de novo, acho que colocaria metade da quantidade de Beterraba, para dar a cor mas para o gosto ficar quase imperceptível.

Fiz essa cerveja para o aniversário da Esposa, e achei que ninguém ia gostar, mas "vendeu" bem. Eram umas 12 pessoas, e ao longo do dia todo beberam umas 16 garrafas dela :mug: (fora outros 8 litros de Pale Ale :drunk: )

Minhas levas são de cerca de 30 litros, e sempre divido em 2 ou às vezes 3 fermentadores para poder fazer experiências e "cervejas inusitadas".

Fora a Baroa Pilsen e a Wit de Beterraba também já fiz:

Saison com chá de folhas de Limão, Laranja Lima, Tangerina e Erva Cidreira (Capim Limão), que adicionei junto com o priming. Ficou excepcional, muito aromática e saborosa.

Weiss com Framboesa fresca

Vienna Lager com Morangos e Ameixas frescas

Stout com Café, com Chocolate e com Chocolate + Pimenta

As próximas que vou fazer nessa linha serão uma IPA com Goiabada Cascão, que pretendo dissolver em água quente, dar uma fervida e colocar na secundária também.

E uma outra Weiss com frutas, mas ainda não consegui escolher uma fruta e não queria repetir a framboesa. Se alguém tiver uma dica sobre qual fruta fica bacana, agradeço.
 
oi @AntonioMartins

tudo bem?

Fiquei curioso sobre o uso de beterraba e laranja. Como vc usou? Dá para dar as dicas, sou louco por cervejas inusitadas assim.

abs
 
oi @AntonioMartins

tudo bem?

Fiquei curioso sobre o uso de beterraba e laranja. Como vc usou? Dá para dar as dicas, sou louco por cervejas inusitadas assim.

abs

Oi companheiro, tudo tranquilo.

Então, eu queria fazer uma cerveja cor de rosa, "rosa choque" mesmo, para o aniversário da Patroa.

Eu fiz uma Witbier sem especiarias, para servir de base, fermentei normalmente por uns 5 dias e depois coloquei a Beterraba.

Coloquei 1 Kg de Beterraba para 15 Litros de cerveja, mas acho que foi um pouco demais. No começo o cheiro e o gosto estavam muito fortes, mas melhorou bem depois de 1 mês engarrafada. Se fosse fazer de novo, colocaria 1/2 Kg para 15 Litros.

Eu lavei bem as Beterrabas, cortei em pedaços grandes e fui batendo aos pouco no liquidificador, com água.

No final eu tinha uns 2 litros de Beterraba batida. Parecia uma vitamina bem grossa, só que com água.

Aí eu coloquei essa vitamina no fogo até ferver e deixei ferver por uns 5 minutos. Desliguei o fogo, tampei e deixei esfriar.

Depois de frio despejei tudo dentro do balde fermentador e deixei por mais uns 15 dias.

O resto foi normal, cold crash a 0ºC por uma semana mais ou menos e depois engarrafar.

Da laranja, o que eu usei foram apenas as folhas, em uma Saison.

Fiz um chá com 3 folhas de Limão, 3 folhas de Laranja Lima, 3 folhas de Tangerina e 2 folhas de Erva Cidreira (Capim Limão).

Todas as folhas frescas, colhidas na hora (do meu quintal), peguei das maiores que achei.

Aí lavei bem, dei uma rasgada nelas com as mãos mesmo, fervi 1 litro de água, joguei as folhas dentro, deixei ferver por uns 2 ou 3 minutos, desliguei o fogo e deixei esfriar.

Esse chá que coloquei na cerveja logo antes de engarrafar, coloquei o priming, depois o chá e em seguida engarrafei. Coloquei esta quantidade para 10 litros de cerveja.

Ficou muito perfumada e com um gostinho cítrico que combinou muito bem com a Saison.

Um dos grandes baratos que vejo em fazer cerveja em casa é se aventurar nestas combinações e experiências, mas como pode não dar muito certo, evito colocar os adjuntos na fervura do mosto, porque se ficar ruim, vai ser toda a leva ruim. Então sempre divido a leva e faço desta forma, fervo separado os adjuntos e coloco no final da fermentação primária, ou na maturação ou no envase.

Abraço :mug:
 
Back
Top