Adicionar água no alcool 92º transforma-o em alcool 70º...?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreleite

Active Member
Joined
Mar 5, 2015
Messages
37
Reaction score
7
Boa noite!
Amigos, costumo utilizar álcool 70º com diluição de iodofor (na devida proporção) para minhas sanitizações durante as brassagens, porém tenho tido dificuldades em encontrar álcool 70º em litro a venda. Sei que o álcool 70º é mais indicado como "desinfetante" pois demora mais a evaporar. Deixo minhas minhas dúvidas aos amigos:
1) Se adicionar a devida proporção de água ao álcool 92º ele terá as mesmas propriedades do álcool 70º?
2) Caso sim, devo utilizar algum tipo de água em especial?

Obrigado, abraços!
 
Boa noite!
Amigos, costumo utilizar álcool 70º com diluição de iodofor (na devida proporção) para minhas sanitizações durante as brassagens, porém tenho tido dificuldades em encontrar álcool 70º em litro a venda. Sei que o álcool 70º é mais indicado como "desinfetante" pois demora mais a evaporar. Deixo minhas minhas dúvidas aos amigos:
1) Se adicionar a devida proporção de água ao álcool 92º ele terá as mesmas propriedades do álcool 70º?
2) Caso sim, devo utilizar algum tipo de água em especial?

Obrigado, abraços!

sim, tem aih na net esses dias vi uma receita, mas tem que usar todo o álcool em 24h se não me engano.
 
Boa noite!
Amigos, costumo utilizar álcool 70º com diluição de iodofor (na devida proporção) para minhas sanitizações durante as brassagens, porém tenho tido dificuldades em encontrar álcool 70º em litro a venda. Sei que o álcool 70º é mais indicado como "desinfetante" pois demora mais a evaporar. Deixo minhas minhas dúvidas aos amigos:
1) Se adicionar a devida proporção de água ao álcool 92º ele terá as mesmas propriedades do álcool 70º?
2) Caso sim, devo utilizar algum tipo de água em especial?

Obrigado, abraços!

Sim, funciona perfeitamente. É só fazer uma regra de 3. Use a água mais limpa que vc tiver, sem cloro de preferência. Não tem prazo de validade tão breve, se for armazenado com a tampa fechada, evitando evaporação do álcool.

Minha opinião é: utilize apenas o iodophor. É mais fácil e barato.

Uma questão do álcool que esqueci de mencionar é que algumas marcas dos comercias de 92% possuem um produto junto, com sabor extremamente ruim, pra evitar que seja bebido. Se não me engano, é listado como 'desnaturante' nos ingredientes. Porem como agora é ilegal vender esse tipo de alcool pro consumidor, não sei se ainda é adicionado.

Abraço
 
Sim, funciona perfeitamente. É só fazer uma regra de 3. Use a água mais limpa que vc tiver, sem cloro de preferência. Não tem prazo de validade tão breve, se for armazenado com a tampa fechada, evitando evaporação do álcool.

Minha opinião é: utilize apenas o iodophor. É mais fácil e barato.

Uma questão do álcool que esqueci de mencionar é que algumas marcas dos comercias de 92% possuem um produto junto, com sabor extremamente ruim, pra evitar que seja bebido. Se não me engano, é listado como 'desnaturante' nos ingredientes. Porem como agora é ilegal vender esse tipo de alcool pro consumidor, não sei se ainda é adicionado.

Abraço
Benzoato de Denatonio.

Só lembrando o seguinte.....

Álcool 70 é álcool 70 INMP

INMP é uma medida que se baseia em massa.

Quando a maioria da galera dilui, dilui fazendo as contas no volume em ml.

Graduação de álcool em volume se expressa em graus GL.

Se vocês olharem na embalagem, um álcool não tem a mesma graduação INMP e GL. Exemplo, normalmente o 92.8 INMP é 95 GL.

Álcool 70 INMP, se não me engano, é 77 GL.

Logo, se vai diluir baseado em volume, tem que diluir pra 77 e se basear que o álcool original é 95, não 92.8.

Se vai diluir pesando o líquido, aí sim dilui pra 70 e se baseia que o álcool original tem grau 92.8.

Abraço,
 
Benzoato de Denatonio.

Só lembrando o seguinte.....

Álcool 70 é álcool 70 INMP

INMP é uma medida que se baseia em massa.

Quando a maioria da galera dilui, dilui fazendo as contas no volume em ml.

Graduação de álcool em volume se expressa em graus GL.

Se vocês olharem na embalagem, um álcool não tem a mesma graduação INMP e GL. Exemplo, normalmente o 92.8 INMP é 95 GL.

Álcool 70 INMP, se não me engano, é 77 GL.

Logo, se vai diluir baseado em volume, tem que diluir pra 77 e se basear que o álcool original é 95, não 92.8.

Se vai diluir pesando o líquido, aí sim dilui pra 70 e se baseia que o álcool original tem grau 92.8.

Abraço,
Valeu pelo nome, nunca fui atrás pra saber o que era...

Mas o 70, pode ser GL ou % (volume/volume), INPM nunca vi.

Se for GL cai pra 68,4%. Mas não tem muita importancia. Entre 60 e 70% (v/v) vai funcionar bem. O importante é nao passar de 75%, porque daí a eficiência de sanitização cai drasticamente. Isso segundo um artigo brasileiro que fez varios testes, que li uma vez. Até devo ter postado aqui no fórum, não lembro...


Abraço
 
Minha opinião é: utilize apenas o iodophor. É mais fácil e barato.

@Tiago, tu fala utilizar apenas iodophor diluído em água? Em qual proporção?
Pois é, pra quem estava acostumado a utilizar álcool com iodo que facilitava a secagem rápida dos materiais, bancada de trabalho, baldes, etc perdeu essa facilidade né, o negócio é buscar novas alternativas...
 
@Tiago, tu fala utilizar apenas iodophor diluído em água? Em qual proporção?
Pois é, pra quem estava acostumado a utilizar álcool com iodo que facilitava a secagem rápida dos materiais, bancada de trabalho, baldes, etc perdeu essa facilidade né, o negócio é buscar novas alternativas...
Sim. 1mL/L é o padrão pra não-enxague.

Cara... na verdade isso que vc citou, de secagem rápida é a única vantagem que eu vejo no álcool como sanitizante, mas acho uma propriedade desnecessária pro dia de brassagem. Particularmente uso alcool 70 apenas quando vou mexer com fermento, placas de petri, etc... Pra todo o resto, vou de iodofor.
 

Latest posts

Back
Top