Adicionar água após fermentação para atingir FG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ununes

Member
Joined
Feb 14, 2018
Messages
5
Reaction score
0
Bom dia pessoal, fiz uma receita de IPA de OG 1.060 e FG 1.011
Após a fermentação a FG ficou em 1.016. Posso adicionar água até atingir 1.011? Deixo 1.016 mesmo?
Qual o impacto em ambas as decisões?
Obrigado.
 
Com que objetivo exatamente? só chegar a FG ?

Isto vai desregular amargor por exemplo. Tá muito doce? tá com muito corpo? Não está agradável?

Eu diria, deixa assim e segue o jogo.
 
Eu também não jogaria água depois da cerveja pronta, vai afetar uma porrada de parâmetros apenas para "corrigir" a FG. Amargor, ABV, corpo, cor, etc. Acerte na próxima brassagem o q acha que errou no processo.
 
A diferença entre a OG e a FG é o quanto de atenuação houve, ou seja, quanto açúcar foi transformado em álcool pelas leveduras. Se a atenuação não foi como o esperado, vários fatores podem ter influenciado na fermentação. Tens certeza de que a fermentação primária acabou? Se sim é isso aí, bola pra frente segue o jogo! A cerveja não vai ficar exatamente como o esperado mas se você adicionar água só vai avacalhar ainda mais, como o pessoal falo acima...
 
Você precisa entender o que houve para não atenuar o esperado (e não repetir o erro), em vez de arrumar subterfúgios para chegar a FG estimada inicialmente.
 
Back
Top