Adição de Hortelã

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

General

Well-Known Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
94
Reaction score
11
Galera, fiz uma adição de hortelã em duas brejas.

Uma weiss e uma Pale Ale.

As duas deram característica bem herbal e refrescantes a cerveja porem, as duas carbonataram bem mas não mantem a espuma. Depois de 5 min não existe mais espuma na breja (tem gas, mas a espuma se vai). Alguém sabe porque disso? Tem como corrigir?
 
Sobre a retenção de espuma, pode ter sido a temperatura de mostura e o tipo de insumos. Tive esse problema com uma witbier e na próxima receita irei colocar de 7 a 8% de aveia ou malte cara-pils.

Sobre a hortelã eu tenho curiosidade sobre a quantidade que você colocou e como foram os efeitos. Tenho uma stout que está fermentando e quero colocar hortelã nela.
 
Como disse o Ike pode ter sido uma questão de mosturação, se fez uma parada protéica muito longa... mas existem outros fatores que também podem prejudicar a retenção da espuma, como óleos e detergentes no equipamento ou no copo... ou algum produto diferente...

A hortelã em si, não sei se prejudicaria a retenção da espuma. Já tomei umas cervejas com hortelã, mas não cheguei a reparar na espuma, provavelmente porque não deve ter sido problema.

Abraço
 
A adição de hortelã foi feita com um chá de hortelã (50 ml por litro de cerveja), não ela in natura, no momento da maturação.

O sabor ficou excelente, so a espuma que deixou a desejar.

De inicio ficou assim, depois a espuma se esvai...

12025397_901527293273207_987444617_n-59334.jpg
 
Ressussitanto o tópico... alguém aí chegou em uma medida para a adição do hortelã?

Quantos g/l? no caso de Dry Hopping

Ou quantos ml/l no caso da adição do chá, na maturação?

Obrigado!
 
Ressussitanto o tópico... alguém aí chegou em uma medida para a adição do hortelã?

Quantos g/l? no caso de Dry Hopping

Ou quantos ml/l no caso da adição do chá, na maturação?

Obrigado!

As receitas de porter com chocolate/hortelã usam em torno de 50 a 100g/20L de folhas frescas no flameout.
No DH é dito que deixa gosto gramíneo.
Outra opção é fazer um extrato com vodka, pegar uma cerveja pronta para teste e ir dosando com uma seringa e experimentando o quanto te agrada. Quando chegar na dose que te agrada, faz a escala para usar este extrato no momento de engarrafar.
 
As receitas de porter com chocolate/hortelã usam em torno de 50 a 100g/20L de folhas frescas no flameout.
No DH é dito que deixa gosto gramíneo.
Outra opção é fazer um extrato com vodka, pegar uma cerveja pronta para teste e ir dosando com uma seringa e experimentando o quanto te agrada. Quando chegar na dose que te agrada, faz a escala para usar este extrato no momento de engarrafar.
Esse extrato com vodka consiste em apenas deixar em infusão as folhas na vodka por algum tempo? Qual seria esse tempo?

Obrigado pelo retorno

João Fernando
 
Back
Top