Adição de canela em uma cerveja Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

coltro

Well-Known Member
Joined
May 7, 2015
Messages
94
Reaction score
32
Boa Tarde Pessoal!

Vou fazer uma leva de cerveja do tipo weiss 20 litros, e minha intenção é que ela fique parecida com a Baden Baden Golden, que leva canela e frutas vermelhas, minha dúvida é com relação a quantidade de canela em pau que devo colocar?

Minha receita para 20 litros:

- 3 kg malte pilsen;
- 1,5 kg malte de trigo;
- 250g malte carared; (para dar cor avermelhada e mais corpo)
- 250g melanoidin Malt (para dar cor avermelhada e mais corpo)
- 15 g lupulo aromático hallertaum tradition
- 15 g lúpulo de sabor
- Levedura WB 06
- Canela em pau, quantidade?

- Pretendo fazer a brassagem a 68°C, por uma hora; e
- Pretendo fazer a fervura por 1h30min adicionando a canela nos últimos 30 minutos;
- Fermentação por 04 dias a 18°C, depois mais 03 dias a 20°C, e mais 03 dias a 24°C;
- Maturação por 10 dias a 5°C; e
- Priming com 7,5 g/l e 15 dias na garrafa.

Preciso de dicas com relação a quantidade de canela, e também sugestões quanto a quantidade dos outros ingredientes, dos tempos e temperaturas.

Obrigado!
 
Cara, dois detalhes, com esse fermento teu resultado não vai lembrar a referida cerveja. Não conheço nenhuma cervejaria que utilize WB-06 em suas Weiss, ele acidifica e acaba reduzindo a percepção dos ésteres que caracterizam o estilo.

Outro detalhe, a canela deve ser adicionada durante a maturação. Faça sua cerveja normalmente e durante a maturação faça um "chá" de canela e adicione no tanque. Não sei te dizer sobre a dosagem, eu faria uma primeira tentativa e depois iria ajustando ela.
 
Ah legal Kurt! Mas qual levedura devo usar então?
 
Ah legal Kurt! Mas qual levedura devo usar então?

Wyeast 3068 ou WLP300. São a mesma cepa que está disponível através de outros fabricantes também, acho que a Bio4 tem.

Até agora, não encontrei fermento seco que funcione como eles. Só faço Weiss quando tenho um deles na mão, caso contrário, não vale o trabalho.
 
E ai? Fez a trigo com canela? como ficou? Estou pensando em brassar uma assim porque a esposa sempre me pede.
 
Bom Dia Bragati!

Cara fiz sim, três vezes:

- Na 1° vez coloquei 2 paus de canela (12g) na fervura, e retirei eles antes de inocular o fermento...não deu nenhum aroma ou sabor de canela;

- Na 2° vez fervi 2 paus de canela separado e joguei tudo no fermentador, no início da maturação...ficou com aroma e sabor de canela muito fortes, parecia mais um chá de canela;

- Na 3° vez fiz a mesma coisa, mas com apenas um pau de canela, e mesmo assim o gosto e aroma de canela continuaram fortes na cerveja;

Depois disso desisti da ideia e estou fazendo receitas mais tradicionais de weiss, com meio a meio de trigo e pilsen e levedura líquida
 
Obrigado pela resposta, vou arriscar uma receita de 10 litros, depois posto aqui. Abs

E aí, @bcbragati, fez a cerveja com canela?

Estou com uma ESB fermentando e gostaria de fazer uma experiência com canela. Separa uns 5 litros (minha leva é de 40). Qualquer retorno será bem vindo.
 
Novidades com os testes com canela pessoal? Vou brassar uma dark strong ale amanha, estava pensando em usar 4 pauzinhos para 15 l em 30 min de fervura
 
Bom Dia Bragati!

Cara fiz sim, três vezes:

- Na 1° vez coloquei 2 paus de canela (12g) na fervura, e retirei eles antes de inocular o fermento...não deu nenhum aroma ou sabor de canela;

- Na 2° vez fervi 2 paus de canela separado e joguei tudo no fermentador, no início da maturação...ficou com aroma e sabor de canela muito fortes, parecia mais um chá de canela;

- Na 3° vez fiz a mesma coisa, mas com apenas um pau de canela, e mesmo assim o gosto e aroma de canela continuaram fortes na cerveja;

Depois disso desisti da ideia e estou fazendo receitas mais tradicionais de weiss, com meio a meio de trigo e pilsen e levedura líquida

Vc ferveu os a canela em quantos ML de água das 2x na maturação??
 
galera, fiz a minha breja com canela, pegando um pitaco aqui outro ali.

coloquei 10g e joguei a 10min de fervura... fiz uma carbonatação numa pet com o final no restinho que fica no fermentador e na primeira amostra depois de uns goles, consegui sentir o sabor da canela bem leve. Vamos ver depois de carbonatada.... usei Levedura T-58 e reduzi um pouco o malte de trigo
 
Fiz uma Irish Red Ale com adição de 20g de canela em pau, nos 20 min finais de fervura. Pra mim ficou ótima, com aroma e sabor de canela bem perceptíveis, sem ocultar as notas maltadas características do estilo. Fiquei agora curioso para testar numa weiss.
 
Fiz uma Irish Red Ale com adição de 20g de canela em pau, nos 20 min finais de fervura. Pra mim ficou ótima, com aroma e sabor de canela bem perceptíveis, sem ocultar as notas maltadas características do estilo. Fiquei agora curioso para testar numa weiss.
Qual o tamanho do lote? 20L?
 
Back
Top