Adição de café

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Defler

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2014
Messages
68
Reaction score
10
Bom dia a todos, estou para fazer uma robust porter, e pretendo adicionar café, sem muito exagero, depois de muita pesquisa cheguei a conclusao de que a melhor maneira de fazer isso é adicionando grao de cafe direto na garrafa fazendo um dry cafehopping por ocasião do envase. Alguem ja fez isso ou usa alguma outra tecnica que de bons resultados? Grande abraço
 
Olha, até fiquei curioso agora.... pois tu falou em "depois de muita pesquisa" e concluiu que a melhor maneira é grão direto na garrafa? Sinceramente, nunca vi isso. Não sei qual seria o resultado.

A técnica que eu mais vi até hoje com sucesso é "passar" o café a frio, com a própria cerveja, ou seja, fazer uma infusão no café com a própria cerveja a frio, e depois extrair o líquido filtrado e misturar na cerveja novamente.

Abraço,
 
Guenther, como é isso de passar o café com a própria cerveja? Fazer o café no coadorzão mesmo, mas em vez de água, uso a cerveja fria? Depois de fermentada ou antes de fermentar?

Teve um colega aqui da confraria que usou grãos de café sem torra na fervura e conseguiu um gosto de café bem agradável sem interferir na cor. Ele fez uma Coffe IPA, ficou dourada e com aroma bem intenso de café. Só que deu um bocado de adstringência tbm.

Abraço
 
Derlimainacio o Palmer quando fala da coffee stout diz simplesmente para adicionar até um litro de café fresco e forte diretamente no fermentador.
Ele recomenda não ferver o café com o mosto para não degradar o sabor, ou seja, acho q vc pode passar na agua mesmo.
PS: eu nunca tentei.
 
Randy Mosher no Radical Brewing sugere uma infusão a frio dos grãos torrados em água, deixar umas 12h na geladeira, e depois jogar direto no maturador.
 
Desenterrando o tópico... Alguém tem algo a mais pra falar a respeito? Técnicas para adicionar café a uma stout por ex?

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Fiz duas experiências com café:

1 - Stout (Para 8,3L de cerveja): Utilizei 80g de Café da variedade Burbon Vermelho com torra média-clara, fervi 300mL de água, deixei resfriar para 40ºC e fiz a infusão do café. Deixei por 12 horas na geladeira. Depois filtrei com um filtro de papel sanitizado (fervi na agúa) e misturei no envase junto com o priming. Percepção: Café apareceu bem, não chegou a ponto de sobrepor o aroma e gosto do malte torrado, mas foi o que mais tava na cara.

2 - Pale Ale (Para 18L de cerveja): Fiz somente com malte Pale Ale e uma adição Willamette em 60 min para alcançar 30IBU. Faltando 10 min fiz adição de 80g de café verde (O grão verde, antes da torra) da variedade Catuai Vermelho. No envase utilizei 90g do mesmo Café, só que agora com torra clara, fervi 800mL de água, deixei resfriar para 40ºC e fiz a infusão do café. Deixei por 12 horas na geladeira. Depois filtrei a infusão com um filtro de papel sanitizado (fervi) e misturei na cerveja. Percepção: O café apareceu muito bem (era a intenção), mas o grão verde se sobressaiu, não consigo descrever como é o sabor e aroma do grão verde. Por utilizar somente um malte, o gosto de caramelo que esse grão tem estava presente. Vou refazer essa receita colocando 40g de café verde e 40g de café torrado nos 10min. O restante vou deixar igual.

Percebi algumas coisas:
  • O café tem açúcar, se for fazer priming, cuida a quantidade de açúcar.
  • Com o tempo o café vai desaparecendo, a segunda cerveja 3 meses depois perdeu muito o sabor do café.
  • Use um grão de qualidade com uma torra clara.
  • A moagem do grão foi feita sempre na regulagem para "Prensa Francesa"
 
Olha, até fiquei curioso agora.... pois tu falou em "depois de muita pesquisa" e concluiu que a melhor maneira é grão direto na garrafa? Sinceramente, nunca vi isso. Não sei qual seria o resultado.

A técnica que eu mais vi até hoje com sucesso é "passar" o café a frio, com a própria cerveja, ou seja, fazer uma infusão no café com a própria cerveja a frio, e depois extrair o líquido filtrado e misturar na cerveja novamente.

Abraço,

Alem da tecnica tem que achar cafe de otima qualidade e fresco...Junkeira!!!
 
acredito eu que um bom café arábica catado com uma boa torragem vai extrair um excelente café
 
Preparei uma Brown Ale e adicionei grãos de café em algumas garrafas... Esperando o final da maturação para ver o resultado...
 
Preparei uma Porter, após a clarificação fiz uma infusão a frio (0°C) (160gramas para 25 litros) num num "hop bag metálico" com café em grãos, torra média, levemente triturados no liquidificador, por 18 horas antes de engarrafar. O aroma ficou show, envasei no sábado 12/5, agora só aguardar a carbonatação na garrafa.
Sem título.jpg
 
Last edited:
Quanto custa essas 500g?
Paguei uns R$25.
A cerveja ficou show, estou nas últimas garrafas. Um pessoal que não tem costume com cerveja artesanal aprovou.
Acho que na próxima vou diminuir um pouco a quantidade ou o tempo de infusão, para deixar uma pouco menos de café no sabor, que eu achei um pouco forte demais.
 
Paguei uns R$25.
A cerveja ficou show, estou nas últimas garrafas. Um pessoal que não tem costume com cerveja artesanal aprovou.
Acho que na próxima vou diminuir um pouco a quantidade ou o tempo de infusão, para deixar uma pouco menos de café no sabor, que eu achei um pouco forte demais.

a infusão do café a frio fez muita diferença na coloração ?
 
Esses dias usei numa SweetStout, 250 Gramas de Café em Grãos para 37 litros, coloquei num BAG e mergulhei na cerveja, no decorrer do tempo fui provando a cerveja, 5 horas depois achei q estava ao meu agrado e tirei o BAG com os grãos.... A cerveja ficou excelente, marcou o café mas nao predominou, achei muito legal poder tirar os grãos quando ao meu ver ja estava no "ponto"
 
Já fiz a adição do café com açúcar direto no fermentador depois da fermentação primária.
Passei o café normal com açúcar para dar um gás na levedura, coloquei 1 litro de café para um lote de 10L.
Ficou bem legal, deu um aroma bem legal de café, no sabor ficou bem suave, o melhor resultado foi mais no aroma mesmo.
 
Fiz duas experiencias com adição de cafe, numa stout (fiz cafe coado normal, 100ml para cada 10L de cerveja e adicionei no envase). Na outra fiz coldbrew (extracao a frio por 12h), com grão catuaí amarelo e adicionei no envase de uma APA.
 
Fiz duas experiencias com adição de cafe, numa stout (fiz cafe coado normal, 100ml para cada 10L de cerveja e adicionei no envase). Na outra fiz coldbrew (extracao a frio por 12h), com grão catuaí amarelo e adicionei no envase de uma APA.
E qual sua avaliação de cada uma ?
 
Já fiz uma Cofee Stout adicionando café passado no mashout e não gostei dos resultados, ficou um pouco ácida e com um amargor estranho. O que tenho feito com ótimos resultados é usar os grãos de cevada torrada, chateau café e chateau chocolate (uns 15% do total de grãos), tudo no mashin. Tem ficado com um sabor bem pronunciado de café mas num sabor equilibrado com os maltes e lúpulos.
 
E qual sua avaliação de cada uma ?
Ambas atingiram o objetivo esperado, como na Stout já carrega os aromas e sabores do torrado, o cafe passado não agrediu. Ja na APA precisava destacar junto com o cafe, os aromas e sabores do lúpulo (DH), o coldbrew extraiu exatamente apenas aroma e sabor do cafe, como não puxou nada de torrado, remetendo na cerveja o fruto do cafe.
 
Ambas atingiram o objetivo esperado, como na Stout já carrega os aromas e sabores do torrado, o cafe passado não agrediu. Ja na APA precisava destacar junto com o cafe, os aromas e sabores do lúpulo (DH), o coldbrew extraiu exatamente apenas aroma e sabor do cafe, como não puxou nada de torrado, remetendo na cerveja o fruto do cafe.
O coldbrew extraiu alguma coisa de cor ?
 
Estou com uma Irish dry stout fermentando, quando terminar a fermentação vou colocar 80 gramas de grãos de café que eu mesmo colhi do meu quintal e eu mesmo torrei infundido em 150 ml de vodka, e pretendo jogar essa vodka com café dentro do maturador.
IMG_20180719_204244.jpg
IMG_20180719_204147_1.jpg
IMG_20180719_204255.jpg
 

Attachments

  • IMG-20180719-WA0015.jpeg
    IMG-20180719-WA0015.jpeg
    58.7 KB · Views: 17
Vou deixar aqui também minha contribuição, baseada em uma única experiência em uma American Porter, que ficou excelente. As quantidades que vou informar são aproximadas... acabei esquecendo de anotar.

Em resumo, achei excelente o método de acrescentar café em grãos grosseiramente triturados no final da maturação, pouco antes de envasar. Consegui ótimo resultado em aroma e sabor.
Coloque os grãos levemente triturados num "hopbag", jogue no fermentador/maturador deixe alguns dias lá (pode ir experimentando para ver se chegou no efeito desejado), de preferência numa temperatura por volta dos 8 graus para facilitar a extração de sabores e aromas. Acho que uma quantidade de cerca de 7-8 gramas de café por litro de cerveja é uma boa referência.

Nessa american porter, fiz 2 adições do café.
Para 40 litros finais, adicionei (1) um coldbrew feito com uns 80g de café no final da maturação primária e (2) cerca de 200g de grãos triturados grosseiramente antes do cold crash final, dentro de um saco de voil ("hopbag"), que deixei por 3 dias e depois retirei.

1) Fiz um coldbrew com mais ou menos uns 80 gramas e adicionei só o líquido no final da fermentação primária. Para fazer o coldbrew, triturei os grãos (gramatura típica para coldbrew ou prensa francesa) e congelei, como forma de sanitização. Fervi uma água filtrada (não lembro a quantidade, mas acho que foi cerca de 350ml), resfriei a 35 graus, coloquei com o café num pote de vidro sanitizado e deixei na geladeira por umas 36 horas. Depois, prendi um pedaço de voil sanitizado na boca do pote para coar o café e adicionei só o líquido no fermentado.

2) Triturei grosseiramente cerca de 200g de grãos de café e congelei. Tirei do congelador, borrifei álcool 70, coloquei num saco de voil sanitizado. O fermentador estava a 1 grau. Aumentei a temperatura para 9 graus, joguei o saco de voil com o café e deixei por 3 dias. Retirei o café, retornei o fermentador para 1 grau, deixei mais 3-4 dias e envasei.
 
Fiz um experimento que ainda está em andamento (no cold crash).

Uma ale com S-33, 60% pilsen, 15% flocos de trigo e 25% flocos de aveia. Queria uma turbidez pesada.

Terminada a fermentação, quase no final da secundária coloquei 200g de grãos de café torra leve grosseiramente quebrados (esmagados com uma caneca em um saco plástico) em um bag de voil por 24h dentro da cerveja. Após retirei o bag e iniciei o cold crash.

Tirei uma pequena amostra: muito aroma de café. Um sabor marcante também, lembrando bala de café. O sabor é bem persistente. Não houve grande escurecimento da cerveja.

quando carbonata-la crio um post sobre a ideia e o resultado.
 
Vamos a minha experiência.

Fiz uma AFB (segundo o BJCP) com base de 40% entre flocos de aveia e trigo, com o restante de pilsen. Uma lupulagem muito sutil, para 10-15IBUS, fermentando com S-33 a 16~17ºC.

Depois de fermentada adicionei 200g de grãos de café torra leve, grosseiramente quebrados (com o auxílio de uma caneca de porcelana), em um saco de voil. Com 24h de infusão provei e estava com um aroma e sabor bem pronunciado de café. Retirei o saco e parti para um cold crash de 3 dias a 2ºC.

Passei hoje para o post mix e iniciei a carbonatação forçada. Aqui falou a ansiedade de quem recém comprou o post mix zero km e conseguiu ontem o cilindro de CO2. Com 3 h de carbonatação da cerveja gelada, o resultado é este da foto.
Muito aroma de café quando se cheira o copo e muito sabor de café, parece que foi passado um café a 2 min atrás. Quase nada de adstringência (o que percebi não sei se é psicológico pela semelhança ao café preto de todos os dias). A cor foi quase nada alterada. Ficou uma brincadeira muito interessante. Tu espera a skol e recebe uma "Stout albina".
 

Attachments

  • IMG_20180816_121201892.jpg
    IMG_20180816_121201892.jpg
    21.2 KB · Views: 32
Fiz duas experiencias com adição de cafe, numa stout (fiz cafe coado normal, 100ml para cada 10L de cerveja e adicionei no envase). Na outra fiz coldbrew (extracao a frio por 12h), com grão catuaí amarelo e adicionei no envase de uma APA.
Mas qual a sua percepção do resultado?
 
Back
Top