Adição de açúcar na fermentação: Álcool superior?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Bom dia, amigos,

Fiz uma weiss no dia 04 testando mudanças no meu método para agilizar um pouco o processo e não fui bem sucedido. Minha eficiência despencou e atingi uma OG de 1.041 quando estava planejando algo acima de 1.050. Para dar uma aumentada no teor alcoolico final da cerva, no dia 08 eu acrescentei 300 g de açúcar em calda para ver se ganhava aí 1% de ABV.
Cara, as leveduras ficaram frenéticas e subiu um krausen absurdo que extravasou pelo balde e fez aquela lambança na geladeira. No momento da adição, a cerva fermentava à 22 ºC e a FG já estava em 1.012.
Minha dúvida é se essa fermentação "explosiva" das leveduras que se viram diante de uma bela sobremesa acabou fazendo com que grande parte da metabolização do açúcar adicionado tenha sido em álcoois superiores. O que vcs acham?

Minha preocupação é porque uma cerva que fermentei certa vez de maneira displicente ficou claramente com grande quantidade de alcool superior e foi responsável por uma das piores ressacas que já tive na vida... Agradeço desde já as opiniões!

Abraços,

Chico Mello
 
Bom dia, amigos,

Fiz uma weiss no dia 04 testando mudanças no meu método para agilizar um pouco o processo e não fui bem sucedido. Minha eficiência despencou e atingi uma OG de 1.041 quando estava planejando algo acima de 1.050. Para dar uma aumentada no teor alcoolico final da cerva, no dia 08 eu acrescentei 300 g de açúcar em calda para ver se ganhava aí 1% de ABV.
Cara, as leveduras ficaram frenéticas e subiu um krausen absurdo que extravasou pelo balde e fez aquela lambança na geladeira. No momento da adição, a cerva fermentava à 22 ºC e a FG já estava em 1.012.
Minha dúvida é se essa fermentação "explosiva" das leveduras que se viram diante de uma bela sobremesa acabou fazendo com que grande parte da metabolização do açúcar adicionado tenha sido em álcoois superiores. O que vcs acham?

Minha preocupação é porque uma cerva que fermentei certa vez de maneira displicente ficou claramente com grande quantidade de alcool superior e foi responsável por uma das piores ressacas que já tive na vida... Agradeço desde já as opiniões!

Abraços,

Chico Mello

@fcamello não necessariamente...

Vc adicionou praticamente o açúcar no fim da sua fermentação...

O mais provável que irá acontecer é vc sentir sua cerveja mais seca no paladar.

Nem se preocupe! Mas recomendo não fazer isso como método de correção de OG toda vez que ficar abaixo do esperado... Sempre que errar, deixa rolar e procura otimizar sua próxima brassagem para que a OG seja alcançada conforme planejado.

Abraço!
 
Obrigado pelas respostas, amigos. Provei ontem a cerva quando fui medir a FG e estava ótima! Ontem mesmo transferi pro post-mix e deixei carbonatando. Daqui a alguns dias já poderei degustá-la!

Abraços!
 
Back
Top